13/10/2007

Qualidade acima de tudo

Fonte: Jornal da Tarde

Elaborar um bom projeto hidráulico para sua casa e usar bons produtos evitam dores de cabeça

Niels Andreas/AEZap o especialista em imóveisProjeto e produtos de qualidade garantem sucesso da obra, afirmam o instrutor Amaral e o engenheiro Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando o assunto é hidráulica, o conselho é não economizar. A recomendação, dada por dez em cada dez especialistas, justifica-se pelo seguinte detalhe: fazer reparos no sistema de encanamento da casa pode sair muito mais caro do que elaborar um bom projeto para a rede de abastecimento e comprar produtos de qualidade comprovada. Estima-se que a tubulação corresponde a apenas 3% o valor total de uma obra.

Segundo o instrutor técnico da empresa de tubos e conexões Amanco, Rony do Amaral, é a falta de planejamento da rede hidráulica a principal causa de problemas com entupimento no sistema de abastecimento e escoamento de água da casa. “Infelizmente, não existe essa cultura (projetar) aqui no Brasil. As pessoas não dão valor e importância ao projeto hidráulico”, comenta.

A dica é contratar um técnico projetista qualificado para fazer o estudo da pressão que a tubulação deverá suportar e projetar o sistema hidráulico interno do imóvel, que deve partir da caixa d’água. Um planejamento bem feito, conta Amaral, prevê ainda duas caixas para escoamento de água e detritos. Uma delas – a caixa de passagem – faz a captação do líquido e restos alimentares que desce pela tubulação de pias e tanques. A outra – a caixa de inspeção – recebe o esgoto.

“A tubulação varia de acordo com a casa, o projeto e conforme o que será conduzido”, explica o instrutor. Utiliza-se instalação hidráulica de plástico PVC para rede de água fria e esgoto e tubos e conexões CPVC ou cobre, que suportam até 80º C, para água quente. Uma opção é o polietileno reticulado que é adequado tanto para baixas como altas temperaturas e circulação de gás.

Antes mesmo de efetuar a conexão de torneiras, chuveiros e vasos sanitários, é preciso verificar se a caixa d’água não apresenta problemas de vazão e depois limpar toda a tubulação abrindo os pontos de água e deixando-a escoar. Outra recomendação é tomar um cuidado especial na tubulação que alimenta a parte superior da residência, que necessita ancoragem adequada para que o movimento e o atrito do encanamento com a alvenaria não rompa a rede.

O engenheiro de vendas da Amanco, Luiz Felipe de Oliveira Lima,afirma que se os produtos forem de qualidade as chances de ocorrer um problema na rede hidráulica são muito reduzidas. “A parte hidráulica custa cerca de 3% da obra. Mas se não foram tomados certos cuidados e os produtos não forem de qualidade, problemas futuros podem elevar o gasto, principalmente se tiver de quebrar a alvenaria da casa”, alerta .

Entre os principais problemas ocasionados pela falta de planejamento da rede hidráulica ou utilização de produtos de péssima qualidade estão o entupimento da tubulação, rompimento de conexões e até o mau cheiro do ralo (veja como resolvê-los a seguir).

Amanco: 0800-7018770

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.