08/10/2019

Quarto de unicórnio: a magia da decoração

Apostar na decoração totalmente voltada para a temática ou investir em alguns elementos, são muitas a possibilidades de deixar o ambiente lúdico e bonito

Fonte: ZAP em Casa

Escolher o tema do quarto da criança não é tarefa fácil, já que existe uma infinidade de possibilidades, cada uma mais linda do que a outra. Neste momento, é preciso levar em consideração os gostos e rotina tanto dos pais quanto dos pequenos, que, a depender da idade, já têm capacidade de decidir o que mais gostam. Alguns temas são tradicionais e atemporais, nunca saem de moda, mas algumas opções ganham notoriedade e entram em alta: é o caso do quarto de unicórnio. 

quarto de unicórnio decorado
(Foto: shutterstock)

O quarto de unicórnio caiu nas graças, virou tendência e é preferência entre a criançada. E os pais podem apostar sem medo, já que é possível fazer uma decoração toda voltada para o tema, mas também existe a possibilidade de apenas usar elementos que remetam ao universo mágico. 

Dicas para fazer um quarto de unicórnio

Dois caminhos

Quando a decisão for embarcar na ideia de um quarto temático, como o quarto de unicórnio, existem dois caminhos: incorporar todos os elementos do tema na estrutura fixa do ambiente ou fazer uma base neutra e apostar em objetos de decoração e enxoval que remetam ao tema escolhido.

“Ambas as opções podem atender e criar a atmosfera desejada, porém é importante ter em vista o orçamento para saber até que ponto investir. Até porque é importante salientar que as crianças crescem muito rápido e os gostos mudam bastante, mas uma decoração temática também pode acompanhar toda a fase de crescimento dela”, explica a arquiteta Vanessa Gomes, do escritório Mucam Arquitetura.

Enxoval é uma boa ideia para tematizar o quarto (Foto: shutterstock)

Apostas

É preciso levar em consideração que um tema específico pode estar em alta hoje, mas pode deixar de estar na graça da criançada em pouco tempo. No caso do quarto de unicórnio, é possível apostar todas as fichas para deixar toda a decoração do ambiente alinhada ou apostar em objetos específicos que remetam à temática.

“Existe a opção de fazer o projeto sem grandes investimentos, com o tempo de vida reduzido, ou investir em bons móveis que durem mais e aplicar o tema em adereções, papel de parede e almofadas, por exemplo. Ou seja, pode apostar em elementos que, com o tempo, sejam fáceis de retirar sem grandes danos, mantendo o que de fato teve investimento alto a longo prazo”, ressalta a arquiteta Juliana da Mata.

papel de parede para quarto de unicórnio
Papel de parede é uma ótima escolha (Foto: shutterstock)

Opções

Antes de definir como será o quarto de unicórnio, é preciso entender se a ideia é perder os medos de investir pesado e mergulhar de cabeça no tema, apostando na ousadia que o mundo lúdico pode oferecer, ou ser mais conservador e usar elementos para remeter ao tema em alguns pontos do ambiente.

Nos dois casos, são muitas as opções que podem ser usadas para deixar o quarto de unicórnio do jeitinho que a criança sonhou. “Caso queira optar por entrar de cabeça no tema, pode-se utilizar pintura artística em paredes e teto do quarto. É possível também desenvolver um mobiliário planejado com cores e formas que façam referência ao tema, detalha Vanessa Gomes.

Já se a opção for por uma base neutra, uma dica mais econômica é trabalhar com mobiliário pronto e incorporar o tema com objetos de decoração, como enxoval, quadrinhos, almofadas, luminárias, entre outros. Hoje já é possível encontrar objetos temáticos de unicórnio a preços bem acessíveis em lojas de departamento e casas de festas. Ainda como uma boa opção é usar adesivos que podem ser aplicados em portas de armários ou até mesmo na parede”, conta Vanessa.

Harmonia do quarto de unicórnio

O unicórnio pode aparecer de diversas formas na decoração, mas é importante manter uma harmonia na hora da escolha. “É sempre bom ter um profissional qualificado que ajude nas escolhas de tudo para harmonizar todos os elementos.

Existem vários artifícios que podem deixar o ambiente lindo sem pesar no bolso e o profissional vai saber o que esteticamente pode fazer um maior efeito, colocando elementos que fazem a diferença sempre respeitando o orçamento”, pontua Juliana da Mata. E, no caso do quarto de unicórnio, são muitas as opções disponíveis e o cuidado deve ser redobrado. “Além do próprio unicórnio, nuvens e arco-íris são elementos que podem compor o ambiente.

Para Vanessa Gomes, as claras e tons pastéis são fáceis de mesclar com móveis de base branca e combinam bem com o tema unicórnio. Os pais ainda podem colocar a mão na massa para criar elementos que remetam ao tema. “Caso eles tenham habilidades manuais, uma boa opção é trabalhar com objetos de decoração em feltro e dá para fazer várias coisas, como bichinhos, almofadas em formato de nuvem, móbiles e o que mais a imaginação alcançar, acrescenta.

Inclua as crianças

Ainda que ser acompanhado de um profissional seja importante para elaborar um projeto bonito e que caiba no bolso, durante o processo de elaboração do projeto de decoração do quarto de unicórnio, é importante conversar com a criança e colocá-la à parte das decisões para que depois não crie nenhuma frustração com a ideia que ela tinha na cabeça e acabe não gostando do resultado.

“É importante conversar com a criança e perguntar o que ela quer para o quarto dela, o que ela gosta, quais as cores e, a partir daí, fazer o conjunto, com ela participando de tudo. Sendo assim, a criança se apropria do quarto e tem o ambiente como seu de verdade, fica mais segura, pois a autonomia dada com liites tem influência muito positiva na criança”, ressalta a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura.

crianças ajudam na decoração do quarto unicórnio
Ouça sempre a opinião das pessoas (Foto: shutterstock)

Iluminação

A iluminação é sempre parte relevante de um projeto de decoração, seja porque faz toda a diferença no resultado final ou porque acaba tomando boa parte do orçamento disponível.

Além de opções que mexem mais na estrutura física do ambiente, como as fitas de LED embutidas em mobiliários fixo ou painéis, para criar um efeito de luz indireta mais relaxante, e os spots com focos deluz, existem outras mais simples e que podem remeter diretamente ao tema de unicórnio, já que podem ter formato ou pinturas, adesivos e cores alusivos à temática.

“Caso opte por soluções mais simples, sem interferência de obra ou quebra-quebra, é possível utilizar abajour de piso compondo com a decoração ou bancada. Existem também no mercado luminárias de parede cuja fonte de iluminação é pilha”, explica a arquiteta do escritório Mucam Arquitetura.

Cuidados ao montar um quarto de unicórnio

Independentemente de definir por apostar na decoração totalmente voltada para o unicórnio ou apenas em usar elementos que remetam ao tema, é preciso tomar alguns cuidados na escolha dos móveis e dos objetos, já que se trata de um ambiente para criança.

“Um quarto infantil tem suas particularidades. É importante usar menos quinas, ter bordas mais arredondadas, evitar vidro, usar revestimentos que aguentem mais impacto e que sejam mais resistentes, utilizar uma iluminação com coloração de 2700k ou, no máximo, 3000k, que dará mais aconchego e calma”, conclui Juliana da Mata.

Leia mais:

+ Decoração de quarto de bebê simples e barata

+ Dicas para decorar quartos de crianças alérgicas

+ Encontre o imóvel ideal para você e sua família

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.