11/03/2007

Que frágil, que nada

Fonte: O Globo

Uma casa de vidro, para provar que o material é seguro e prático

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisO protótipo que estará na feira da construção: 400 metros quadrados de vidros de diferentes tipos, como o laminado e o translúcido

Quebrando o paradigma da fragilidade do vidro, será apresentada, na 15ª edição da Feira Internacional da Indústria da Construção (Feicon Batimat), uma casa toda feita com o material. O projeto inclui vigas de sustentação, cobertura, paredes, pisos, pias e até alguns móveis de vidro. O evento vai acontecer de 13 a 17 de abril, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Na Casa de Vidro — que vai estar dividida em sala, quarto, cozinha e banheiro — poderão ser encontrados 400 metros quadrados de vidros de diferentes tipos. Há espelhos, vidros transparente, translúcido, temperado, craquelado, curvo, duplo com persiana interna, laminado, refletivo e serigrafado com texturas geométricas opacas, entre tantos outros.

O projeto é do arquiteto Carlos Aldiran, e a decoração, da designer de interiores Marister Roth.

— A intenção é demonstrar que, bem dimensionados, devidamente especificados e aliados a materiais adequados, os vidros podem ganhar aplicações pouco convencionais — diz Aldiran.

Divulgação Zap o especialista em imóveis

Segundo os profissionais envolvidos no projeto, processos industriais de blindagem, laminação, metalização e fabricação de insulados têm colocado no mercado vidros com eficiente desempenho para as mais diversas solicitações, tornando a casa segura e garantindo, inclusive, o conforto térmico e acústico da construção.

No telhado da Casa de Vidro, foram instalados vidros autolimpantes e uma fonte que estará constantemente jorrando água. Eles foram posicionados ao lado de vidros comuns para mostrar como repelem a água e a sujeira.

A iniciativa partiu de um grupo de empresários ligados à construção com vidro. Vinte empresas forneceram produtos. Nos ambientes que estarão em exposição, serão apresentadas também as precauções que devem ser tomadas para erguer um projeto semelhante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.