24/09/2013

Quer esconder o piso frio? Saiba como

Há maneiras de mudar o visual do ambiente sem a necessidade de quebra-quebra

Fonte: ZAP Imóveis

Você já se cansou de ter piso frio em casa ou está na hora de trocar, mas você não está com dinheiro, tempo ou paciência para encarar uma reforma? Pois saiba que há maneiras eficientes e mais econômicas de cobrir o piso.

o piso laminado é muito similar ao carpete de madeira, mas o primeiro conta com um revestimento de maior resistência (Fotos: Divulgação)

Para a arquiteta Laurimar Coelho, a forma mais barata é recorrer a um bom tapete. Com a variedade de modelos disponíveis no mercado, é possível escolher aqueles que combinem com a decoração e que caibam no seu bolso.

Algumas lojas oferecem tapetes modulares, que são placas de 30 cm x 30 cm, que podem ser costuradas de acordo com as medidas do ambiente. Dessa maneira, é possível cobrir toda a área do piso com as cores, estampas e materiais que escolher.

Outra opção é o piso laminado. As tábuas são bem finas e podem ser coladas. “Mas é muito importante lembrar que haverá uma sutil elevação do piso, o que significa que portas terão de ser ajustadas e, na ligação com outros ambientes, pode surgir um pequeno degrau, o que não é bom”, alerta Laurimar.

A arquiteta lembra que há uma infinidade de opções quando o assunto é piso. “Há os laminados, os vinílicos, o carpete de madeira etc.”, explica.

Outra saída para evitar a quebradeira é a pintura do piso com tinta epóxi – um tipo de tinta mais espessa e resistente

O carpete de madeira é uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada. É bem mais fino do que os pisos de madeira maciça e tende a gerar ruído quando caminhamos sobre ele. “Além disso, oferece baixa resistência à água”, salienta.

De acordo com Laurimar, o piso laminado é muito similar ao carpete de madeira – o sistema de aplicação e a base são bastante similares. A grande diferença, no entanto, diz respeito ao revestimento final, a superfície em que o usuário pisa.

Enquanto no carpete de madeira o acabamento é em folha de madeira, o piso laminado é revestido de algo chamado laminado melamínico. A resistência deste produto é maior.

O piso vinílico também pode ser aplicado sobre o piso existente. Com apenas 3 mm de espessura, não causa grande alteração no nível. Há diversas cores disponíveis no mercado, sendo que alguns modelos são estampados e outros até imitam pisos de madeira.

Já o carpete de madeira é uma folha de madeira natural, bastante fina, e tende a gerar ruído quando se caminha sobre ele

Outra saída para evitar a quebradeira é a pintura com tinta epóxi – um tipo de tinta mais espessa e resistente, desenvolvida à base de uma resina. Ela pode transformar qualquer tipo de piso: porcelanato, taco, cerâmica e até carpete de madeira. Se a decoração tiver estilo rústico, é possível até aplicá-la diretamente sobre o contrapiso.

39 Comentários

  1. Gostaria como se combina o tapete, se é com o sofa, parede ou com tudo. E qual é o mais indicado quando o sofa e marron escuro

  2. Gostaria de saber se posso passar a Tinta Epóxi no piso que é cimento liso. Pois gostaria muito de mudar a cor do chão da casa que moro, cansei de passar cêra.

  3. Achei excelente o artigo; muito esclarecedor. Sérá que a tinta epoxi sobre piso frio, como salas, quartos, vai deixar odor forte? A resistência ao atrito, riscos é frágil? O profissional para esta pintura tem que ser especialista nesta área?Atenciosamente grata.

  4. Não é tão simples assim a aplicação de Tinta Epóxi sobre piso, ainda mais quando for aplicado em piso de cerâmica,concreto polido, é necessário ser utilizado um selador epóxi compatível com o produto e superfície.Realmente fica muito bonito e com um custo baixo.

  5. Boa tarde.Essa é minha duvida, qual colocar???Vi um anúncio, que existe um manta de cortiça para reduzir o barulho. será que funciona em qualquer tipo de piso???

  6. Boa noite!Comprei uma casa,e o redor dela toda é de Ardósia. Mas ela esta muito feia. POsso pnta-a com essa tinta da reportagem?? obrigada!

  7. Moro em Salvador BA, em que lojas posso encontrar estes revestimentos?Eles podem ser colocados com a pessoa em casa?Obrigada

  8. Aplicação de tinta epoxi exige conhecimento técnico e tem que ser de uma boa marca. É tinta industrial e não é qualquer loja que vende ou dá a devida assistência. São produtos bi-componentes e até tri-componentes, com solventes específicos. A preparação da superfície é tão ou mais importante que a própria tinta. Após a cura completa (secagem para quem não é do ramo), em média 72 horas em ambiente ventilado, não costuma deixa odor. Proteja pés de mesas e cadeiras. Grande versatilidade de cores. Espero ter ajudado.

  9. A cozinha e a sala de jantar da minha casa é de cerâmica havana, e eu gostaria de mudar para uma cor clara tipo areia, porém sem que haja nececidade de quebrá-las. Têm jeito?

  10. Estou pensando em reformar a minha casa gostaria de saber onde encontrar tais materias , se me informar desde já obrigado, 29 /09/ 2013 . Piracicaba SP.

  11. tenho uma parede de 18mt de comprimento na area de churrasco e está passando imidade nela pois quero colocar revestimento para esconder a umidade pois nao adianta pintar estora a tinta e a parede fica sempre umida o oque eé melhor…passar antes do revestimento abraços..

  12. meu piso é de ardósia, está gasto e sem brilho e até pegajoso. Como resolver este problema? Por favor, me ajudem.

  13. Moro no campo, centro sul do Piaui. a minha casa e estilo fazenda, bastante grande com área ao redor, teto de madeira cerrada, paredes de alvenaria coberta com gesso.Cercada de grandes arvores, que no inverno são verdes, no verão não tem folhas.quero por um piso em toda casa, mas não sei o que vai deixar, linda, e que, suja menos.

  14. estou começando a construir e realmente não sei o que colocar na casa, tenho criança, e como moro no interior de Sp a cidade é muito cheia de terra e para a limpeza de pisos tem que ser jogado água pelo menos 1x por mês. O que usar, laminado, porcelanato, cerâmica????? Por favor me ajudem.

  15. Olá Karina. Para não ter erro, consulte o especialista que está cuidando da obra de sua casa, ou converse com algum profissional especializado, como o arquiteto.

  16. Tenho um salão de cabelereiro, o piso está feio, gostaria de saber se posso colocar carpete de madeira ou outro similar, sem quebrar o piso, e qual é mais em conta, pois não quero gastar muito. Obrigado.

  17. Srs.:Bom dia.Estou querendo fazer um caminho com pedras ardósia no meu jardim, vou utilizar duas fileiras de pedras de dimensões de 49 x 49 cm e 2,5 cm de espessura.O referido caminho será apenas para a passagem de pessoas e o solo é bem firme.Como devo preparar o solo para a colocação das pedras, posso colocá-las diretamente sobre o solo?Desde já fico agradecido.Feliz Natal a todos.Att.,Mário Slivak

  18. Moro em apto e tenho um piso cerâmico muito feio,quero colocar piso vinílico,sei q o piso deve ser nivelado até aí tudo bem,o problema são os quartos não queria ter q desmontar o guarda roupas,é possível nivelar o piso sem tirar o guarda roupas?

  19. Olá, Alda! Dá uma olhadinha nessas dicas de instalação de piso vinílico: bit.ly/DicasPisoVinilico. Acho que pode te ajudar =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.