11/03/2015

Rachaduras na parede – Saiba como identificar o perigo

Fique ligado na direção e profundidade em cada imperfeição que aparecer em sua casa

Fonte: 100 Pepinos*
rachadura em casa
Preste atenção nas gravidade das rachaduras que aparecem em sua casa (Fotos: Shutterstock)

É importante se preocupar e ficar atento quando você encontrar uma rachadura, trinca ou fissura na parede. Muitas vezes a rachadura é apenas superficial, mas ela também pode ser o aviso de um problema estrutural grave e, infelizmente, sempre temos notícias de desabamentos em construções com rachaduras, como a que aconteceu em Fortaleza no dia 2 de março.

+ Veja os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema

Apesar de ser um aviso importante, muita gente desconhece os riscos e talvez por isso não se importe muito quando vê uma rachadura. Você já pensou que uma falha estrutural pode derrubar a casa? Mas como saber quando a trinca é superficial e inofensiva? E quando ligar o alerta máximo para o perigo de uma rachadura estrutural?

Não é que toda a rachadura seja um risco estrutural grave, mas em problemas estruturais geralmente aparecem rachaduras e deformações. Elas são indicadores de risco especialmente quando vão aumentando com o tempo. Rachaduras em elementos estruturais (laje, viga, pilar, fundação) são bem preocupantes. Não ignore esses avisos.

rachadura na laje
Chame um profissional urgentemente se ver uma rachadura na laje da sua casa (Foto: Shutterstock)

Direção e profundidade

As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso. Neste último caso de excesso de peso o problema pode ser porque foi construído mais um andar na casa ou colocado algum peso na laje (como uma nova caixa d´água). Saia de casa e chame com urgência um engenheiro ou a Defesa Civil da sua cidade para avaliar a gravidade do problema.

As trincas ou fissuras na vertical, ou horizontal, e rasas, Geralmente, são superficiais e menos preocupantes, sem relação com a estrutura. O ideal é um engenheiro avaliar, mas elas indicam menos perigo. Para reparar essas trincas mais leves, o pedreiro deverá saber usar uma tela sintética ou uma pasta cremosa acrílica própria para fechar trincas. Ambas são uma espécie de “curativo flexível” que preenche a falha e protege as áreas próximas. E depois ele deve preparar a parede com massa fina e pintar.

Fundação mal feita é grave

Se a casa foi construída sobre solo instável e a fundação não é apropriada para o solo com essa característica, tenha muito cuidado.

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Se isso estiver acontecendo, desocupe a casa e chame a defesa civil ou um engenheiro especialista para resolver o problema.

rachadura na janela
Se a janela sofrer um deslocamento, o problema estará na fundação do imóvel (Foto: Shutterstock)

Trincas em áreas de junta

Elas podem aparecer por muitos motivos: em trechos da parede em que se encontram materiais diferentes (como tijolo com concreto ou tijolo com madeira). Elas acontecem porque a ligação de um material com outro não deve ter sido feita com muito capricho ou porque a dilatação dos materiais é diferente e eles se separam.

Outras causas

Podem acontecer pelo uso de materiais ruins, como areia contaminada na argamassa, excesso de uso de cimento, ou mesmo quando o projeto e a execução são mal feitos.

Em geral esse tipo de trinca é superficial e não compromete a estrutura. Exceto quando o projeto e execução são mal feitos. Fique atento.

Para reparar as trincas mais leves, o pedreiro deverá saber usar uma tela sintética ou uma pasta cremosa acrílica própria para fechar trincas. E depois preparar a parede com massa fina e pintar.

infiltração
Chame um especialista para tratar das infiltrações na parede (Foto: Shutterstock)

Infiltração

Se houver vazamento nos canos ou se a impermeabilização foi mal feita, a água vai entrando e estragando a parede, passando pelo concreto e corroendo as armaduras de aço da estrutura da casa, que com o tempo pode ruir.

Se observar vazamentos ou infiltrações, será preciso localizar o problema. Contrate um profissional para identificar a causa, consertar o vazamento e reforçar a estrutura, se necessário.

Tinta não resolve rachadura e infiltração

Se a intenção é pintar pra resolver rachadura ou manchas de infiltração e vazamento, melhor mudar de ideia. Conserte primeiro. Tinta não resolve esses problemas. E você pode ficar com a falsa ideia de que deu tudo certo, de que gambiarra vale a pena e de que você foi ótimo no disfarce, mas logo o problema reaparece. Se a fissura for superficial o pintor consegue tratar.

massa corrida
Massa corrida funciona em alguns casos. Mas tinta não resolve o problema (Foto: Shutterstock)

Diferenças

Cada um chama de um jeito, mas existe um fator de gravidade e uma diferença entre fissura, trinca e rachadura.

A fissura é uma abertura fina, alongada e superficial, que geralmente atinge a pintura e o revestimento.

As trincas já atingem a estrutura da parede, podendo afetar a segurança da casa. As rachaduras têm aberturas maiores, mais profundas e acentuadas. Às vezes você vê ou sente entrar luz, água ou vento por suas frestas.

Não importa o nome que você dê, o importante é ficar atento à gravidade do problema.

Na dúvida chame o profissional

Se a rachadura está evoluindo rápido não perca tempo e chame o profissional para uma avaliação. A análise técnica de um engenheiro permite saber a gravidade do problema. Ele também pode indicar uma solução reparadora que evitará danos maiores.

 

+ Saiba o que fazer antes de instalar o ar-condicionado Split

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito

+ Conheça 7 materiais e tecnologias sustentáveis para sua reforma

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

25 Comentários

  1. construir uma casa!e depois de 2 meses de pronta e entrega ,apareceu as rachaduras nas janelas nos cantos de cima como nos cantos de baixo no sentido diagonal?o que devo fazer pra concertar as rachaduras?

  2. Bom dia, gostaria de saber o nome de um material que preenche espaços das rachaduras em paredes, e se existe algum também para preenchimento do alicerce?Obrigado.

  3. Boa noite,eu tenho duas casa uma em cima da outra,a casa de baixo não tem nem uma trinca ,mas a casa de cima,esta tendo umas rachaduras pequena,uma de baixo da janela e umas mas vertical

  4. Olá, Carlos! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  5. Bom dia a solução de casa trincadas deve se ao fato de ela estar descendo
    o problema não esta nas trinca não adianta arrumar superficial quando ela meche trinca de novo porque o problema e de estrutura

  6. Na minha casa tem muitas frisuras e a obra acabou faz apenas seis meses mais em todas as paredes tem . Qual é o motivo dessas frisuras é interna e externa. Obrigada

  7. Olá, Jocelita. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  8. obrigada pela dica além de me instruir, vejo que tem pessoas da minha família que está correndo grande risco só tenho que agradecer a Deus e muito obrigado espero que eles acreditam em mim!

  9. Obrigda pela sua ajuda.. A minha casa esta apresentando dois tipos .. Uma pelo lado de fora horizontal. .. E outra dentro na vertical sendo no meio..da cozinha, que ja rachou a lajota… Vocês acham que e grave???

  10. Olá, Luciana. Como está? Ficamos felizes que tenha gostado da matéria. Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  11. Olá, Edeise. Como está? Ficamos felizes que tenha gostado da matéria. Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  12. Tenho o piso todo manchado como se fossem infiltração vindo de algum lugar,será que é a caixa de esgoto que está fazendo isso,será daria certo trocar tudo ou soa caixa de esgoto e colocar piso sobre piso?

  13. Olá, Márcia. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  14. Olá, José. Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de identificar rachaduras. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  15. Olá, Danielle! Como está? Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.