29/04/2009

Recorte a laser é usado por designers para criação de peças decorativas

Fonte: Jornal da Tarde

Antiga técnica de recorte a laser está sendo usada por artistas plásticos e designers para criação de peças decorativas

Fotos: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisFrutos e pássaros esculpidos a laser com perfeição pela artista plástica Ana Paula de Castro

Rio de Janeiro – Os desenhos são esculpidos com perfeição em tecidos, madeiras e metais. Com o uso do corte a laser, designers e artistas plásticos criam esculturas perfeitas de árvores, folhas e flores, em miniatura. Também, imbuídos da técnica, eles interferem em luminárias, almofadas e painéis. Tanto faz a imagem e o material. Pela ferramenta, qualquer criação pode tomar forma e ganhar um cantinho na decoração da casa.

“Estamos inserindo o corte a laser em nossos produtos, como em almofadas, painéis decorativos e luminárias. Essa é uma técnica antiga, mas que começou a ser usada no mercado da decoração bem recentemente. E pode ser aplicada em uma enorme gama de materiais. Desde acrílico até chapa de madeira, couro, tecidos rústicos, laminados. O leque é muito amplo, pois desenhos impressos no suporte podem ser produzidos com todos os detalhes, assim como é o original”,  diz Fernando Bernucci, designer e proprietário da loja ArtMaison.
 
Na ArtMaison, luminárias, almofadas e painéis são transformados em objetos que vão do clássico ao contemporâneo com corte a laser. É o caso do abajur indiano, que traz várias camadas de placas de metal com interferências de desenhos vazados. Segundo o designer Fernando Bernucci, a luz emitida faz com que o observador tenha uma ilusão de ótica.

Zap o especialista em imóveisLuminária com detalhes desenhados a laser, da ArtMaison

Que tal ter uma árvore esculpida em laminado fino de madeira ou aço? Nas lojas Abitari e Benedixt, há opções de objetos em miniatura com corte a laser, feitos pela artista plástica Ana Paula de Castro. A escultura de folha, feita em metal, traz toda a riqueza de detalhes da planta. A capixaba, que possui o atelier Oficina de Idéias Ana Paula de Castro, começou a aplicar a técnica com o laser recentemente em seu trabalho, mas, afirma que não vai abandonar sua forma artesanal de trabalho. 
 
“Ainda invisto na técnica manual, para fazer objetos maiores. Pois gosto muito de trabalhar artesanalmente. A técnica de corte a laser me permitiu criar peças em miniatura. Faço o desenho e o transponho para um software. De lá, ele é impresso na madeira ou no metal. E com toda a perfeição. Esses objetos são muito delicados, bastante versáteis e podem ser usados em qualquer tipo de decoração. Tudo vai depender do gosto do morador. Acho que o corte a laser é um facilitador, mas a tecnologia não determina a qualidade da peça e não substitui o desenho. Toda peça de arte precisa ter uma história. O valor de uma obra sempre está na idéia, no traço e no talento de quem a cria”, diz Ana Paula de Castro.

Zap o especialista em imóveisFolha vazada em madeira MDF, de Ana Paula Castro

Segundo Marcelo Moreira, um dos sócios da loja Abitari, o corte a laser está atraindo cada vez mais artistas e designers. 
“O corte a laser é um processo rápido e silencioso, ideal para chapas finas de metal, madeira, com um mínimo de desperdício e sem distorções. Ao utilizar o laser tem-se um corte de altíssimo nível de precisão, o que permite realizar tarefas extremamente delicadas”, explica Marcelo Moreira

Abitari
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 4872, Lojas 103 e 104 – Itaipu, Niterói, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2609-0655

Benedixt Jardins
Endereço: Rua Haddock Lobo, 1584 – Cerqueira Cesar, São Paulo. Tel: (11) 3081-5606

Bertolucci
Endereço: R. Espártaco, 367 – Lapa, São Paulo. Tel.: (11) 3873-2879

ArtMaison
Endereço: Rua Bernardo Guimarães , 38 – Vila Anastácio, São Paulo. Tel: (11) 3835-4666

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.