04/06/2004

Recuperadores de calor

Fonte: Editoria Zap

Zap o especialista em imóveis São aparelhos importados fabricados em ferro fundido e fechados com porta de vidro cerâmico, adaptáveis a todos os estilos de lareira. Proporcionam aquecimento maior, com consumo de lenha menor. Sua concepção permite a ampla visualização do fogo, sem que se tenha qualquer preocupação com o retorno de fumaça, cinzas, cheiro de queimado ou faíscas.

Funciona como uma câmara de combustão totalmente fechada, em que a entrada de ar para a alimentação do fogo é regulável por ventarolas. Todos os gases queimados são conduzidos ao exterior por intermédio de um duto de aço inox flexível, que une a saída do recuperador com a chaminé.

O aquecimento é feito por convecção, por meio do contato do ar com as paredes do recuperador. O ar frio entra pela parte inferior da lareira e sobe para uma caixa oca sobre a câmara, onde é aquecido. Depois, esse ar é conduzido por dutos laterais ao ambiente. O aquecimento se dá de uma forma homogênea e pode ser distribuído, por meio de um sistema de distribuição de ar quente, para a casa toda.

São também indicados quando a lareira já existente não funciona bem (baixo rendimento calorífico, combustão incontrolável ou retorno de fumaça). Esse modelo, chamado de insert, pode ser inserido na lareira, sem quebra-quebra ou prejuízo da arquitetura existente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.