11/11/2009

Rede CBS diz que hackers causaram apagão de 2007

Fonte: O Estado de S. Paulo

Na segunda-feira o site da revista Wired informou que um grande apagão que ocorreu no Brasil em setembro 2007, recentemente atribuído a hackers, foi na verdade resultado da negligência na manutenção de duas linhas de transmissão. Segundo o site, a informação tem como base relatório de agências do governo e outros órgãos que investigaram o incidente por mais de um ano.

O programa 60 Minutes, da rede CBS, citou no domingo à noite fontes anônimas afirmando que os dois dias de apagão no Espírito Santo foi provocado por hackers que atacaram a companhia que controla o sistema de energia. Segundo a rede, hackers também teriam sido responsáveis por outro pequeno apagão no Rio de Janeiro em janeiro de 2005. De acordo com algumas versões, eles estariam tentando extorquir dinheiro da empresa que controla o sistema de transmissão de energia.

Funcionários do governo negaram a informação e a Furnas Centrais Elétricas disse ao Wired na segunda-feira que não tem conhecimento de que hackers agiram em seu sistema de transmissão.

Segundo o site, a primeira explicação para o blecaute veio de Furnas dois dias após o incidente. A companhia disse que o apagão foi provocado por depósitos de fuligem na região do Espírito Santo. A Agência Nacional de Energia Elétrica multou Furnas em cerca de R$ 5,5 milhões pela má manutenção dos isolantes de alta voltagem na torres de transmissão.

Questionado se o blecaute de ontem poderia ter sido causado por hackers, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que, apesar dessas notícias já terem surgido, ele prefere acreditar que a causa tenha sido problemas atmosféricos.

TWITTER – No Twitter, rede de microblogging, o assunto “Itaipu” alcançou o sétimo lugar nos chamados trending topics, a lista dos temas mais comentados, em pouco mais de duas horas após o início do apagão. Entre os posts, houve piadas, como “zumbis atacam hidrelétricas”. Em inglês, o rapaz apelidado de JudgeWhopper diz que a parte mais assustadora do fim da luz é que “o porta-voz de Itaipu afirmou que a situação pode durar de 2 a 3 dias “.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:

LEIA MAIS:

TEMPESTADE PODE TER CAUSADO FALHA

ANEEL CONCLUIRÁ CÁLCULO SOBRE ERRO NAS TARIFAS DE LUZ EM UM MÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.