Podemos fazer planos, pensar em metas, mas o futuro sabe ser imprevisível… Há, no entanto, uma coisa que é certa na minha vida: vou ter uma rede na minha casa. Seja no quarto, na sala ou na varanda, o apartamento (adquirido ou alugado, não importa) terá de comportar uma dessas belezuras que fazem as vezes de cama ou sofá e são, simplesmente, os locais mais perfeitos desse mundo para um cochilo, uma boa leitura e tantos outros momentos encantadores. Porém, enquanto a hora mágica de instalação da minha tão sonhada rede não chega, já compartilho com vocês algumas ideias que pretendo usar de inspiração para mesclá-la à decoração do ambiente escolhido.
Em frente a essa janelona, que permite a entrada de tanta iluminação natural, a rede vermelha é um convite ao relaxamento. Viram como ela se destaca na medida certa em meio às paredes com tom claro, além do sofá também na mesma linha? Junto com o tapete, as almofadas e o quadro na parede, trouxe alegria para o ambiente.
A rede laranja nesse quarto também é realçada pela base neutra, em marrom e creme. Bacana trazer uma corzinha, né?
Já nesse espaço, a escolha foi manter a rede na paleta de tonalidades das paredes. O colorido, portanto, ficou por conta das plantas e das duas cadeiras.
A sua casa tem sacada? Então, que tal um cantinho como esse? Adorei, tem um certo ar tropical…
Essa ideia eu também achei muito interessante. Enquanto não é utilizada, a rede que pode ficar mais próxima à parede pode acomodar várias almofadas. Nesse caso, ainda, como tudo é muito colorido, com várias estampas diferentes, ficou ainda mais charmoso.
Em contraste, encontrei uma referência cuja protagonista é a dupla preto e branco. E a rede é, ainda, daquelas fofinhas e com quatro ganchos. Chegar em casa depois de um dia corrido de trabalho e se jogar numa dessas não deve ser nada ruim
Redes de madeira combinam muito com áreas externas. Junto com as pedrinhas e o deque, então Um amor!
Outra na varanda, com deque, pedrinhas e muito verde.
Redes podem, também, ser elementos para divisão de ambientes. Na proposta acima, a peça separa o estar de um escritório com biblioteca.
E quem disse que pet também não merece uma rede? Ai, gente, não resisti…
Por fim, só indico alguns cuidados de instalação. Como a Andrya comentou na sua última coluna, paredes de gesso acartonado não devem ter redes fixadas, pois não suportam um peso tão grande. Paredes de alvenaria, por outro lado, são ideais para a instalação dos ganchos. Ou paredes de gesso acartonado com reforço estrutural.