No final de março de 2012, o governo Federal decidiu prorrogar a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca e incluir, na lista de exonerações, móveis, pisos laminados, papéis de parede, luminárias e lustres.
Para quem está planejando uma mudança de ares para a casa com a chegada do frio, com uma reforma, ou renovação dos eletrodomésticos para passar mais tempo na cozinha, a dica é começar a pesquisar e pensar em antecipar as compras. A redução do tributo segue até junho.
Se a redução de preços da linha branca – geladeira, fogão, máquina de lavar e tanquinho – já aparecia para o consumidor desde o final do ano, a novidade ficará por conta dos móveis e os acabamentos para a reforma. Mas atenção: para os eletrodomésticos, a redução só vale para produtos com selo “A” de eficiência energética do Inmetro.
A ideia é que todos os produtos tenham preço menor de pelo menos o corte no imposto, mas com a disputa pelo cliente, que está mais seletivo nas compras, pode levar a descontos ainda maiores. A comparação de preços é a principal regra para pechinchar.
Confira abaixo os produtos, o imposto padrão e qual a tributação válida até junho. Os números são do ministério da Fazenda.
Linha branca
Item Quanto era Quanto ficou
fogão 4% zero
geladeira 15% 5%
máquina de lavar 20% 10%
tanquinho 10% zero
Para a casa
Item Quanto era Quanto ficou
móveis 5% zero
laminados PET 15% zero
papel de parede 20% 10%
luminárias e lustres 15% 5%
Leia mais:
>> Com redução de tributo, móveis e revestimentos ficarão mais baratos
>> Proposta concede isenção de IPI para indústria de móveis
>> Com redução no IPI prorrogada, época é boa para trocar eletrodomésticos de casa