02/04/2008

Refinanciamento em 15 anos

Fonte: Jornal EXTRA

Mutuários devem pedir cálculos em até 12 meses após sanção da MP

Os mutuários que deseja­rem renegociar seus finan­ciamentos habitacionais te­rão até 15 anos para quitar o débito com o banco, infor­mou ontem o deputado fe­deral Paulo Pimenta (PT-RS). O parlamentar foi re­lator da Medida Provisória 445/2008, aprovada ontem na Câmara, e que permite a negociação àqueles que fi­nanciaram imóveis até 5 de setembro de 2001, sem a cobertura do Fundo de Com­pensação de Variações Sala­riais (FCVS). Para entrar em vigor, a medida depende apenas da sanção do presi­dente Lula.
 
O deputado petista expli­cou também que, após a entrada em vigor, os mutuários que se encaixarem no perfil terão 12 meses para procu­rar o banco e pedir os cál­culos da dívida. A conta é feita levando em considera­ção a diferença entre o mon­tante que já foi pago pelo mutuário e o valor de mer­cado do imóvel. Quase 500 mil pessoas devem ser beneficiadas pela medida, segun­do Paulo Pimenta.
 
MODELO SIMILAR – O modelo proposto pela MP é similar ao que já é apli­cado na Empresa Gestora de Ativos da União (Engea). Desde 2005, o programa “O de casa” liquidou cerca de 80 mil contratos residuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.