Os arquitetos responsáveis por este projeto tiveram um grande desafio: transformar uma igreja de 1930 com amplos espaços em uma casa com ambientes aconchegantes. O casal de moradores, cuja rotina profissional é bastante movimentada, solicitou uma atmosfera de tranquilidade. E o local, antes dedicado apenas à contemplação espiritual, foi repaginado, dando vida a um verdadeiro lar de 550m² à beira de um rio em Roterdã, na Holanda.
Antes de dar início ao projeto, concluído em 2010, a equipe do escritório Ruud Visser Architecten teve de verificar se não havia nenhum artefato arqueológico ao redor ou embaixo da igreja. Já que nada foi encontrado, a obra pôde começar.
A pedido dos clientes, os profissionais deveriam manter as características da igreja. A ideia aprovada foi, então, construir uma casa dentro da grande estrutura, como um elemento independente.
A casa dentro da igreja foi dividida em três partes. No térreo, estão os ambientes de convívio familiar, como sala de estar, jantar e cozinha. No primeiro andar, estão os quartos e, no segundo piso, uma área de lazer, com biblioteca e quarto para brinquedos.
As mais avançadas tecnologias de aquecimento e refrigeração foram instaladas na casa. O projeto luminotécnico também foi desenvolvido de forma que ficasse integrado à arquitetura tão diferenciada do local.