26/06/2009

Refúgio em meio ao verde

Fonte: Jornal da Tarde

Quer comprar o tão sonhado ‘cantinho’ no campo? Legal, mas é bom pesar os prós e os contras

Juquitiba, Ibiúna, Atibaia e Campos do Jordão estão, literalmente, mais próximas: com o investimento no sistema viário de rodovias concedidas, diminuiu o tempo de percurso para o Interior partindo da Capital. Portanto, a oferta de chácaras e sítios em cidades localizadas a poucas horas de São Paulo é cada vez mais tentadora até mesmo para quem procura uma primeira residência. Mas para quem quer comprar um refúgio na zona rural para residência ou lazer, são necessários alguns cuidados.

(Foto:Stock.cbcs)
No ato da compra verifique a documentação do imóvel (Foto: Stock.cbcs)

No ato da compra, além da solicitação de documentos como certidões negativas alvarás e registros do loteamento em transações diretas com incorporadoras, que também valem para imóveis urbanos, devem ser realizadas pesquisas junto à prefeitura da cidade do empreendimento para verificar seu cadastro imobiliário, além do cartório de registro de imóveis da comarca local, bem como, em se tratando de áreas protegidas, uma consulta à Secretaria do Estado do Meio Ambiente.

São medidas importantes principalmente para quem está negociando diretamente com o proprietário do imóvel, explica Caio Portugal, vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP.

“Se se tratar de loteamento fechado, solicite o estatuto da associação dos proprietários ou moradores, regimento interno ou certidão que comprove que o imóvel não tem dívida junto a essa associação”, diz.

De acordo com o corretor de imóveis Dagmar Viana, que trabalha com lotes no Interior do Estado, a maioria dos clientes que procuram a imobiliária não possuem conhecimento necessário sobre a documentação exigida. “O imóvel pode ter sido executado judicialmente, estar localizado em terrenos ilegais, pertencentes ao Estado ou ter dívidas com a Prefeitura”, afirma.

Loteamentos fechados oferecem estrutura de segurança. Entretanto, existem normas de conduta, que limitam a liberdade dos moradores. Porém, localizam-se, em média, a 5 km do centro da cidade e podem ter áreas de lazer como quadras poliesportivas e área verde. Nesses casos, além da proximidade do centro da cidade, Viana lembra que fácil acesso a grandes centros de lazer, como shoppings, podem pesar na escolha.

Na compra desse tipo de imóvel, onde o financiamento bancário é mais dificultado, os proprietários oferecem possibilidade de permuta por imóveis ou veículos. Nesses casos, a documentação do bem a ser trocado deve estar em ordem.

“Muitos donos de sítios não frequentam mais o local, pois os filhos cresceram, e preferem trocá-lo por imóveis na Capital, por exemplo. O preço cobrado geralmente é o praticado pelo mercado, verificado por meio de avaliação”, conta Valentina Caran, diretora da imobiliária que leva seu nome.

FIQUE ESPERTO – Jamais compre um lote sem vê-lo. Visite o local antes de fechar o negócio ou antecipar qualquer valor ao vendedor

Localize o terreno na planta aprovada pela prefeitura, verificando a infraestrutura e os serviços existentes, como ruas abertas, demarcação de lotes, transporte, rede de água e energia elétrica

Redobre sua atenção antes de adquirir terrenos localizados em áreas de proteção de mananciais – legalmente protegidas como represas, rios e nascentes

Verifique se o loteamento está devidamente aprovado e se o cronograma de obras foi ou está sendo cumprido

Na Secretaria Municipal da Habitação, indague se a área não é de utilidade pública ou de interesse social, casos em que poderão ocorrer desapropriação

Verifique se há despesas ou obrigações a serem cumpridas, tais como taxa de conservação e manutenção e filiação à associação de moradores

Fonte: Procon-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.