27/11/2009

Relatório do apagão sai no dia 4

Fonte: Jornal da Tarde

Diretor do ONS insiste em dizer que condições climáticas ruins causaram as falhas

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pretende entregar, na próxima sexta-feira, ao governo e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o Relatório de Análise de Perturbação (RAP). O documento vai apresentar as informações os detalhadas sobre o blecaute que deixou 18 Estados sem luz na noite de 10 de novembro.

“Temos 30 dias dados pelo ministro, que vencem no dia 15 de dezembro. Mas, pela importância e relevância (do incidente), estamos fazendo todos os esforços para entregar até sexta-feira da próxima semana”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, que participou da audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado para debater as causas do blecaute. A oposição esteve praticamente ausente do debate.

Além do senador Eliseu Resende (DEM-MG), que é vice-presidente da comissão e acompanhou a sessão desde o início, apenas um outro oposicionista, o senador Efraim Morais (DEM-PB) apareceu, no fim da audiência.

Chipp informou, após a audiência, que segunda-feira, durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS fará uma apresentação prévia com base no que já foi apurado sobre o apagão. Ele voltou a dizer que o blecaute foi originado por condições climáticas adversas, que causaram três curto-circuitos quase simultâneos nas linhas que levam a energia da usina de Itaipu a São Paulo.

ENCONTRE SEU IMÓVEL NO ZAP:

LEIA MAIS:

CONDOMÍNIOS DE LUXO AGORA TÊM GESTÃO “PERSONNALITÉ” EM SP

PREFEITURA ESTUDA FAZER A CALÇADA E COBRAR NO IPTU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.