30/01/2012

Residências resgatam os bares para preparar, armazenar e curtir drinques ao lado de amigos

Fonte: O Globo
Residências resgatam os bares para preparar, armazenar e curtir drinques ao lado de amigos
Bar vintade em casa construída em 1929 tem abertura para ambiente de recreação (Foto: Aaron Houston para The New York Times)

Não é sempre que aparece algum cliente a procura de uma casa que inclua um bar. Mas quem gosta de curtir noites de drinques junto aos amigos, pode investir nessa ideia. Em reportagem do The New York Times, corretores imobiliários de Nova Jersey apontam para o ressurgimento deste ambiente dentro de casa, algo típico dos anos 50 na região, seja para reduzir gastos com saídas ou como alternativa de entretenimento no lar.

De acordo com o corretor imobiliário James Matarazzo Jr., da Realtors John Young, o custo da bebida é um dos fatores que contribui para o investimento no bar caseiro.

Veja alguns itens de bares para ter na sua casa

“Em algumas regiões, o preço das bebidas em bares e restaurantes é fora de mão”, revela Matarazzo, que vende casas em Essex County. “Às vezes, você pode ir a um bar para assistir aos jogos Giants ou os jogos de Jets, e pedir uma taça de vinho por US$ 14, de média qualidade. As pessoas hoje estão procurando maneiras de cortar custos e poupar dinheiro. Assistir ao jogo na sua TV de tela grande ao lado do bar da sua própria casa é uma boa relação custo-benefício.”

A menos que forneça evidências de que estão mal conservadas, essas relíquias não costumam contar nem a favor nem contra para a venda do imóvel. Para David M. Weisbrod, agente da White Realty in Union, o fim desses bares com pia e toda a estrutura para armazenagem e preparação de bebidas durante os anos 60 deve-se à valorização dos happy hours em bares, o famoso cocktail depois do trabalho.

“Em seguida, vieram bares de vinho, e as pessoas passaram a ter gosto em beber o destilado em casa”, acrescentou. “Mas não é preciso de um bar para se beber vinho.”

No entanto, a teoria de Weisbord, assim como a de outros agentes imobiliários, é a de que o recente aparecimento de vodkas com sabor pode ter provocado um ressurgimento do uso de bares em casa. Outro fator que contribui para a valorização deste ambiente é a série “Mad Men”, exibida pela HBO, que revive uma predileção pelo estilo dos meados do século passado.

Uma casa de quatro quartos, de estilo colonial, construída em 1929 e à venda por Matarazzo, tem em seu porão um bar todo equipado, com abertura para uma sala de recreação com lareira. De acordo a ex-moradora, Hayley Burns, que viveu ali com a sua família desde 1996, o ambiente deve ter sido instalado em 1950. Para preparar a casa para a venda, Burns substituiu o tapete xadrez alto – típico em bares dos anos 50 – por um neutro. Mas o bar mantém o carácter original, com tijolos falsos nas paredes, bancos de couro velho e lâmpadas náuticas.

“Meu noivo e os nossos amigos adoram esse clima antigo”, diz Burns.

LEIA MAIS:

Uma lista de blogs para inspirar a decoração da sua casa

Produtos para casa com até 80% de desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.