27/07/2013

Restaurante em Santa Catarina alia boa gastronomia a um surpreendente projeto arquitetônico

Restaurante em Santa Catarina alia boa gastronomia a um surpreendente projeto arquitetônico

Fonte: Revista do ZAP

Conheça o Indaiá, restaurante em Itapema que oferece uma requintada culinária em um lugar de tirar o fôlego

Localizado em um local privilegiado, em plena Costa Esmeralda, em meio à Mata Atlântica e a poucos metros do oceano Atlântico,o Indaiá funciona desde 2007, em um espaço simples, rústico e discreto. Mas em 2012, projetando agregar outros valores e conceitos ao restaurante, os sócios Gustavo e Gabriel Piffer recorreram ao escritório de arquitetura Methafora, de Florianópolis, para uma mudança radical. Um desafio, já que solicitaram um prazo máximo de três meses para conclusão.

restaurante indaiá

“Nossa principal referência foi trabalhar a paisagem como referencial. A pureza das formas e linhas simples do projeto criam uma moldura leve para os visuais, que são protagonistas. Assim, a experiência gastronômica se alia à experiência espacial e arquitetônica, em uma simbiose sensorial”, explica a arquiteta Maria Isabel Patrício.

restaurante indaiá

O novo Indaiá tem à frente da sua cozinha o chef Gustavo Piffer, que investe na alta gastronomia, com seu referendado menu com pratos à base de truta e sequências de fondue. Completam o cardápio tapas, sushi e uma grande variedade de frutos do mar. O restaurante não se prende somente à gastronomia.

restaurante indaiá

Com a reforma executada, que ampliou o espaço para uma área de 2 mil metros quadrados, é possível estar próximo da experiência de cozinhar, com a ampla e atrativa cozinha exposta, na qual os clientes podem acompanhar a preparação dos pratos. Além disso, a nova charutaria possui produtos exclusivos e incrivelmente harmonizados com itens do cardápio. “Cremos que a arquitetura passará ao longo do tempo a ser também parte da marca Indaiá”, completa Maria Isabel.

restaurante indaiá

Mesmo contra o curto espaço de tempo, o projeto do novo Indaiá atingiu os resultados esperados, com soluções objetivas de arquitetura e design, recorrendo ao uso de materiais como estruturas metálicas e piso de concreto polido. “O lugar que desenhamos pode ser modelado para diversos usos e ser adaptado ao tempo, oferecendo um longo caminho de novas experiências para os frequentadores.

restaurante indaiá

O projeto contempla uma série de espaços e detalhes que serão gradativamente implementados. Além disto, está sendo estudado um “masterplan” para todo o terreno, qualificando assim estacionamentos, acessos e valorizando ainda mais o entorno do restaurante, onde o projeto possibilitará novos usos associados a eventos”, completa a arquiteta.

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.