Considerada uma tendência e pedida em muitos projetos modernos, usar o mesmo revestimento cerâmico para o chão e paredes dá uma sensação de amplitude ao ambiente. “Sem a quebra de cor e textura, o piso parece infinito”, explica a arquiteta Luciana Voso.
+ Saiba o que levar em conta na hora de escolher o revestimento externo
+ Revestimentos que imitam madeira estão em alta
Não existe uma regra para essa combinação. A arquiteta afirma que os mais cautelosos podem começar fazendo a experiência em apenas um cômodo, como no hall de entrada ou uma pequena varanda. Já os mais ousados podem tentar a sala ou um dos dormitórios da casa.

“Para não dar uma sensação de clausura, o ideal é usar o revestimento igual ao piso em apenas uma das paredes”, ensina a especialista. É o caso da área do box do banheiro, que fica charmosa e mais ampla com essa combinação.
É importante, no entanto, lembrar que pisos possuem uma maior capacidade de resistência a impactos, o que não ocorre com a maior parte dos revestimentos de parede. Ou seja, o piso pode ser usado na parede, mas os revestimentos não podem ser usados no chão.

Para a arquiteta Daniela Savioli, essa opção é especialmente indicada para quem busca uma instalação rápida e o efeito de outros revestimentos mais caros, como mármore e cimento queimado. “No caso do mármore, por exemplo, é também a opção mais econômica”, afirma.
+ Construção na Zona Leste de São Paulo recebe o prêmio internacional de melhor casa
+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa
+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar
+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?
+ Faça um lindo destaque de tijolos aparentes na parede da sua casa
+ Revestimentos como tijolo de demolição e cimento queimado dão toque urbano para escritório
+ Revestimentos metalizados deixam ambientes mais ousados
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página