29/08/2021

Revestimentos para piscinas exigem cuidados na escolha

Revestimentos para piscinas exigem especificação própria para uso no local. Isso porque as piscinas, de modo geral, estão expostas ao sol, chuva, vento, além da pressão da água e a utilização de cloro. Entre os revestimentos para piscinas mais indicados atualmente estão pastilhas de porcelana ou vidro e o porcelanato, que têm durabilidade e resistência.

“As pastilhas de porcelana possuem baixíssima absorção de água, característica ideal para acabamentos de áreas externas, principalmente para piscinas e áreas molhadas. Elas são expostas a um longo processo de queima, que as torna praticamente impermeáveis e extremamente resistentes às variações de temperatura. Não mancham e nem mudam de cor”, explica a arquiteta Josi Mizobata, da Belamari Pastilhas.

Leia também

+ 5 dicas para dividir apartamento com amigos

+ Veja 4 vantagens de morar perto de parques e áreas verdes

+ Lareiras: como usar e fazer a manutenção corretamente

Além do revestimento para piscina, ao fazer o projeto é importante levar em consideração o material que será utilizado na cantoneira da piscina e no entorno do local, destaca a arquiteta. Há opções de cantoneiras na mesma cor das pastilhas, que deixam o acabamento mais elegante. Já para o entorno da piscina é fundamental não escolher um piso escorregadio, mas revestimentos aderentes.

Os revestimentos para piscinas mais indicados têm sido pastilhas de porcelana ou vidro e o porcelanato
Os revestimentos para piscinas mais indicados têm sido pastilhas de porcelana ou vidro e o porcelanato

“A argamassa e o rejunte devem ser de uso específico para piscina. É possível encontrar diversos tipos de argamassa e rejunte coloridos, que acompanham a cor do revestimento. Porém, eles tendem a desbotar com mais facilidade do que a tradicional cinza platina”, pontua a especialista.  

Quanto às cores, variações de tons de azul e verde são as cores mais procuradas, mas há quem goste de piscinas com revestimentos que fujam do padrão. Os tons claros são uma grande tendência, pois deixam a água com um efeito bem cristalino, suave e convidativo.  

Embora as pastilhas, de porcelana ou vidro, ganhem espaço nos revestimentos para piscinas, há uma variedade que pode ser escolhida, sempre com a especificação certa. Os porcelanatos têm ótimo acabamento e facilitam a limpeza. 

Os revestimentos de tons azuis e verdes são os mais procurados para piscinas
Os revestimentos de tons azuis e verdes são os mais procurados para piscinas

Manutenção dos revestimentos para piscinas

Sejam enterradas, sobre laje ou parede de vidro, as piscinas precisam sempre de impermeabilização. O serviço deve ser feito por um profissional especializado na área e a avaliação de arquiteto e engenheiro é fundamental nessa fase.

Depois de pronta, a piscina exige manutenção. A orientação é que esse serviço seja realizado sempre por profissional. É preciso verificar, por exemplo, a quantidade de cloro adequada, limpeza de folhas, controle do PH para manter a água sempre translúcida e filtrada, bem como deixar o ambiente limpo e iluminado da maneira adequada. 

Leia mais

+ Banheiro antigo: reforme com cuidado para evitar problemas

+ Quanto custa morar sozinho? 5 dicas para organizar as finanças

+ Quem está negativado só pode comprar imóvel à vista ou com permuta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.