A inauguração da revitalização da Rua das Palmeiras – Alameda Brüstlein, em Joinville (Santa Catarina) deve ficar para junho de 2012. A obra estar entre os planos da Fundação Cultural de Joinville para integrar a programação da Semana de Museus. A data pré-definida (18 de maio de 2012) não permitiu tempo suficiente para conclusão das obras, que iniciaram em março deste ano.
A estimativa de término é de Renato Godinho, diretor técnico operacional da Conurb. “Estamos trabalhando com o prazo de até meados de junho, já que a drenagem do terreno e a fiação elétrica levaram mais tempo do que imaginávamos para ficarem prontos”, justifica Godinho.
Até a quarta-feira, 16 de maio de 2012, foram finalizados os dois muros centrais e parte da pavimentação de paralelepípedos das vias laterais. O próximo passo, de acordo com o representante da Conurb, é reerguer o meio-fio dos canteiros. Atualmente, trabalham na obra 18 operários (entre detentos e coordenação da Conurb).
O busto da Dona Francisca, obra do artista alemão Fritz Alt, foi o primeiro monumento público de Joinville. Ele já foi retirado do local de origem e atualmente está na Estação da Memória para limpeza e restauração. Até a reinauguração da rua das Palmeiras, a homenagem à Dona Francisca será transferida para a área central do ponto turístico.
Depois de concluída, a intenção da revitalização é possibilitar maior acessibilidade aos pedestres. A pista central, entre a plantação de palmeiras, foi reaberta, conforme se configurava até a década de 1970. Os carros poderão circular apenas em uma das únicas pistas laterais. A projeto de revitalização foi desenvolvido pela Fundação Cultural, Ippuj, Seinfra, Conurb e Secretaria Regional do Centro.
Leia mais:
>> Veja imóveis à venda em Joinville
>> Imóveis para alugar em Joinville
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis