10/07/2013

Sacadas e varandas integradas ampliam as possibilidades de uso da área social

Sacadas e varandas integradas ampliam as possibilidades de uso da área social

Fonte: Revista do ZAP

Conheça três projetos e se inspire para qualificar cada canto da sua casa

Um espaço para observar a área externa, com lugar para uma poltrona e um pouco de ar livre, mesmo dentro de casa: essa pode ser a descrição de uma sacada. No entanto, muitos proprietários percebem, em determinado momento, que aproveitam muito pouco o que ela pode oferecer. E se essa área fosse incorporada ao espaço interno e ganhasse novo uso? Esse é o objetivo da integração de espaços – que nem sempre precisa envolver uma grande obra. Confira três projetos com essa premissa e se inspire para qualificar cada canto de sua casa.

Projeto: Apartamento no bairro Higienópolis, Porto Alegre
Responsáveis: Daniela Zoppas e Alessandra Alves
AZ Arquitetura

O desafio era transformar um apartamento antigo e muito bagunçado em um lugar moderno para um jovem casal, recém-casado e sem filhos. O imóvel tinha uma sacada de 7,45m² nos fundos, mas a vista proporcionada era a parede do vizinho. A conclusão foi de que esse espaço nunca seria aproveitado. “Aliás, sacadas em Porto Alegre são pouco usadas em função das diferenças climáticas. São poucos os períodos do ano com clima agradável. Além disso, vivemos em uma cidade agitada, na qual as pessoas querem mais o sossego interno em vez do barulho das movimentadas ruas”, comenta Alessandra.

sacada integrada-varanda integrada

 

Como os dois jovens trabalham na área médica, o principal pedido foi um ambiente para trabalho, com uma bancada que pudessem utilizar juntos, com bastante espaço e área para guardar seus livros. Assim, foi criado um “rasgo” na parede ao lado da televisão, a fim de integrar o canto da sacada em forma de “L” à sala, permitindo montar uma biblioteca no canto, sem ficar confinada, e também aumentar a luminosidade da sala.

Na obra, que durou cerca de dois meses, foram utilizados piso porcelanato, móveis sob medida com revestimento melamínico, forro de gesso e cores claras. O resultado é, praticamente, um novo apartamento, com espaço iluminado, amplo e de linhas contemporâneas. Para Daniela, a vantagem de se integrar a sacada é “o aproveitamento de áreas pouco usadas no dia a dia, abrigadas de chuva e vento, o que aumenta a área de convívio entre a família”.

sacada integrada-varanda integrada

 

sacada integrada-varanda integrada

 


Projeto: Apartamento no bairro Três Figueiras, Porto Alegre
Responsável: Lisiane Scardoelli – Engenheira Civil & Designer de Interiores
Participação: Viviane Maglia – Arquiteta
Studio Cinque – Arquitetura & Design

O projeto original do imóvel de 83m² incluía sala de estar, sala de jantar, cozinha, varanda, dois dormitórios e dois banheiros. Os proprietários, um casal com duas filhas adolescentes, buscava um espaço aconchegante e que servisse como ponto de apoio para hospedagem temporária. Além disso, queria um espaço funcional, alegre e divertido para receber amigos.

sacada integrada-varanda integrada

 

Entre os pedidos estava ampliar o living e criar espaços funcionais. Para isso, cozinha e sacada foram integradas ao estar e jantar, com a remoção de parte da parede da antiga cozinha. Sobrou espaço para uma bancada de estudos e área de leitura, aproveitando a vista privilegiada. “O objetivo principal foi favorecer o convívio familiar e criar espaços convidativos para as adolescentes quando ali recebem os amigos”, explica Lisiane.

sacada integrada-varanda integrada

 

Os materiais escolhidos para o projeto incluem madeira, mármore e granito. Os profissionais também optaram por trabalhar com uma gama de cores e texturas, tons de bege e marrom com toques de laranja e vermelho. O bar funcionou como um ponto de transição entre o estar e o jantar e foi revestido em painéis de lâmina de madeira natural e mármore travertino. Os mesmos materiais estão presentes no móvel do home theater. Para completar a linguagem contemporânea, que procurava leveza, conforto e aconchego em um espaço restrito, foram incorporados tecidos trazidos de uma viagem de família exclusivamente para o apartamento.

sacada integrada-varanda integrada

 

 

Projeto: Casa no condomínio Reserva do Arvoredo, Porto Alegre
Responsável: Juliana Motta e Priscila Viegas, escritório Motta Viegas Arquitetura

Nem só de obra vive a integração. Embora o mais comum seja incorporar varandas e sacadas para que se tornem parte do espaço interno, isso acaba com a variável do espaço externo. No intuito de ampliar, contemplar e iluminar os ambientes, o projeto traz alternativas para criar diversas cenas em um mesmo local. Nessa residência de 400 m², os proprietários são um casal sem filhos, que gosta muito de receber os amigos e pretendia a integração entre os ambientes para esse propósito.

sacada integrada-varanda integrada

 

O espaço da sala de jantar é todo tratado com esquadrias de PVC, cuja abertura permite a adequação da varanda externa e do jardim. No entanto, quando fechadas as cortinas de linho aplicadas em toda a estrutura dos vãos, cria-se uma nova cena, ampliando o espaço interno.

sacada integrada-varanda integrada

 

Os pisos, em relação às áreas externas, têm tonalidades semelhantes ao piso interno, o que ajuda a integrar e ampliar sem perder a particularidade de cada ambiente proposto. Porém, percebe-se uma varanda mais restrita, com integração apenas visual ao espaço central, tendo o piso destacado em madeira.

Os armários na janela ajudam a configurar o ambiente interno e adaptar o programa de necessidades do cliente, mas permitem a integração visual do espaço da varanda externa. Como o espaço fica sobre área de contemplação de um local de preservação ambiental, o projeto mantém o sentido de “ambiente relax” da sacada.

Para Juliana, a vantagem de integrar ambientes é permitir que o cliente crie as cenas que desejar dentro do mesmo espaço. “Tiramos partido de um aproveitamento melhor dos espaços sem segmentação, não permitindo que um determinado ambiente ‘morra’ dentro das casas, qualificando mais o que os proprietários realmente utilizam”, conclui.

1 Comentário

  1. Boa tarde!!Preciso de uma orientação. Eu ampliei a sacada com a sala e não encontrei o mesmo piso (porcelanato cor palha) para nivelar. Gostaria de ser saber se fica bom colocar porcelanato amadeirado na sacada?Obrigada,Iris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.