06/08/2016

Saiba como adaptar apartamento de solteiro para festas

Residências de solteiros com áreas limitadas podem se transformar em espaços aconchegantes e divertidos para receber os amigos

Fonte: ZAP em Casa

Residências com áreas limitadas podem se transformar em espaços aconchegantes

Tudo começa com a vontade. Querer receber amigos em casa para uma noite animada regada a drinks e quitutes e achar que o espaço diminuto do apartamento é um problema. Certas adaptações podem transformar apartamento pequenos em locais apropriados para qualquer tipo de festa.

Este apartamento de 36 metros quadradros tem uma decoração descontraída e prática que dá a sensação de amplitude ao espaço. O AP 1211 é um projeto de Alan Chu. Foto: Reprodução/sITE limaonagua)
Apartamento de 36 metros quadradros tem uma decoração descontraída e prática. O AP 1211 é um projeto de Alan Chu. Foto: Reprodução/Site limaonagua)

+ Saiba como ter um apartamento de Pinterest

+ Vídeo: Veja reforma radical de cadeiras e cristaleira

Se o orçamento está reduzido para reformas, vale apostar na mobília. Móveis versáteis podem assumir várias funções dentro de casa. Um aparador que vira mesa, bancos que servem de aparador, sofá que vira futon e cama, bancadas com rodízio que se transformam em bar, um cesto rígio de roupa suja que serve de banquinho e por aí vai.

“Pufes também são uma ótima pedida, porque podem servir de apoio para os pés, fazer às vezes de mesa de centro, de mesa lateral e quando a casa lota, servem de assentos”, ensina o arquiteto Gabriel Negrão.

Móvel feito sob-medida é outra ideia inteligente para aproveitar os espaços da residência. A pedagoga Milene Nunes, dona de um estúdio de 28 m² na capital paulista,  pensou em cada detalhe do espaço para que ela e todas as visitas ficassem confortáveis. “A estratégia foi fazer os móveis planejados. Aproveitei todos os cantinhos.

Em dias de festas, a cozinha americana torna-se um espaço importante para acomodar os convidados (Foto: Shutterstock)
Em dias de festas, a cozinha americana torna-se um espaço importante para acomodar os convidados (Foto: Shutterstock)

 

Eles ajudam a integrar os ambientes e são multifuncionais. Antes da reforma dava para receber amigos, mas agora é muito mais gostoso. Tenho lugar para acomodar todos e a ‘casinha’ está linda e colorida. Tenho orgulho de mostrar cada cantinho”, diz ela, que sempre gostou de ter a casa cheia.

Para substituir o sofá, planejou uma espécie de praticável, uma estrutura retangular de madeira com 40 centímetros de altura. Mandou ainda fazer um colchão sob medida com uma capa impermeável. Por cima dele vieram diversas almofadas coloridas. A estrutura ainda tem duas gavetas grandes na frente. E, embaixo do colchão, ficam escondidos três baús onde guarda as coisas que menos usa. O local virou o sofá no dia a dia e a cama quando há hóspedes.

Outra solução encontrada por ela para abrir espaço e ter mais conforto foi a construção de um mezanino, permitido pelo pé direito de 3,30 metros do estúdio.

“O mezanino ajudou muito, pois com ele ganhei espaço e privacidade. Antes os móveis ficavam todos em um mesmo ambiente. Quando recebia visitas elas se sentavam na cama, era esquisito. Hoje, quando subo, me desligo do resto da casa. É um lugar reservado para o descanso. Lá em cima tem apenas o colchão, dois criados-mudos bem baixinhos, alguns livros e uma luminária”, conta ela.

Por falar em iluminação, vale abusar de abajures e luminárias de piso. Elas pode transformar o cômodo em lugares mais atraentes. E dá até para trocar a lâmpada comum pelas coloridas quando for dia de festa. “Eles dão uma luz gostosa e indireta. Além de você acender os pontos que quiser e criar cenários diferentes”, diz Negrão.

Quem decora ambiente pequeno deve planejar cada item que vai colocar no espaço, para que os móveis e objetos não atrapalhem a circulação (Foto: Shutterstock)
Quem decora ambiente pequeno deve planejar cada item que vai colocar no espaço, para que os móveis e objetos não atrapalhem a circulação (Foto: Shutterstock)

Por fim, aproveitar os espaços do apartamento e saber o que é realmente importante em cada lugar é fundamental. “Não compre aquele sofá que você achou lindo e que ‘com certeza vai caber’ sem antes pegar uma trena e medir. Não adianta nada um sofá lindo se o espaço das circulações e de outros móveis for ‘comido’ por ele. Fica desproporcional aos olhos”, completa o arquiteto.

+ Decore todo o quarto com móveis de papelão. Veja o vídeo

+ Vídeo: Faça um quadro verde com porta-retrato em até 20 minutos

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

+ Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

+ Decoração com baú deixa ambiente charmoso e funcional

+ Saiba como deixar a cozinha bonita e funcional

+ Acerte na escolha da torneira para sua casa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.