Sabe aquele cantinho sem função na sala de estar, na cozinha ou no bar? Pois ele pode ganhar mais encanto e conforto com a instalação de uma máquina de café expresso. Sem contar que, para os amantes da bebida, fica mais fácil e gostoso degustá-la. De quebra, faz um charminho para os amigos queridos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Na opinião da designer de interiores Cláudia Bergamasco, se a intenção for dar uma requintada no ambiente, é muito bem-vinda uma marcenaria com bom desenho, que inclua um nicho específico para a máquina e os apetrechos do café.

“Se precisar adaptar o lugar que já tem, pode incrementar com espelhos, mas tome cuidado para não deixar aparecer a fiação, papel de parede ou revestimentos que brinquem com formas e texturas”, orienta.
Um bom jogo de xícaras é indispensável. “Não precisa fazer par, mas é bom que elas ‘conversem’ entre si. Por exemplo, xícaras de época, dessas que parecem ter saído do armário da vovó ou do palácio de Buckingham. Ou modernas e coloridas. O importante é manter o charme e o estilo do ambiente em que a máquina está inserida”, aconselha Cláudia.
Para acomodá-las, deixe-as à mostra numa bela bandeja, que pode até mesmo ser revestida de espelho. Complete com quadrinhos que fazem referência a cafés e cafeterias. Esses detalhes fazem bonito e compõem bem o seu cantinho.

Cláudia cita o exemplo de um empresário paulistano para o qual uma só máquina de café não era suficiente. “Ele queria facilitar a vida da família e dos convidados quando os encontros se dão na varanda gourmet. Para isso, instalou uma máquina na sala de almoço, onde a família também toma o café da manhã, e outra na varanda gourmet. A decoração ficou simples, mas extremamente charmosa”, conclui.