20/05/2014

Saiba como combinar estampas

Confira as dicas da designer de interiores Lu Bacchi

Com lugar garantido no mundo da moda, o mix de estampas chegou aos projetos de casas e apartamentos. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.

Saiba como combinar estampas
Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um ambiente  (Fotos: Shutterstock)

As estampas tornam qualquer local mais alegre e agradável, mas é preciso ter cuidado para não abusar e tornar o ambiente muito poluído ou carregado demais.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A ideia tem como princípio levar modernidade e cores para qualquer cômodo da casa, desde o quarto até a cozinha e o banheiro.

Saiba como combinar estampas
Cores devem ser mantidas sempre alinhadas

“Sempre que for utilizar estampas para a decoração o segredo é ter apenas uma estampa mais chamativa, ou seja, com cores mais fortes ou desenhos mais carregados,

e as demais estampas devem ser mais retilíneas, com menos informação”, explica a designer de interiores Lu Bacchi.

Segundo ela, as cores devem ser mantidas sempre alinhadas. “Escolha um tom em comum entre elas. Os tons não precisam ser iguais, mas precisam pertencer a uma mesma família, seguindo um caminho”, orienta.

Saiba como combinar estampas
O floral nunca sai de moda e combina com qualquer estampa (Foto: Thinkstock)

Mas se você não deseja ousar muito, é possível optar por estampas mais básicas, como as listradas, que são clássicas, nunca saem de moda e combinam com qualquer outra estampa, seja ela floral, figurativa ou geométrica. “Basta pegar uma ou duas cores das listras e seguir com elas nas outras estampas”, aconselha.

Saiba como combinar estampas
O clima do ambientes fica mais leve e despojado

Além de tornarem o ambiente mais agradável, as estampas também podem dar a sensação de amplitude ao espaço. Da mesma forma que as listras são usadas na moda, elas podem ser utilizadas na decoração. Na horizontal, elas dão a sensação de amplitude em um ambiente pequeno. Na vertical, dão a sensação de maior altura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.