20/05/2014

Saiba como combinar estampas

Confira as dicas da designer de interiores Lu Bacchi

Com lugar garantido no mundo da moda, o mix de estampas chegou aos projetos de casas e apartamentos. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.

Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um ambiente  (Fotos: Shutterstock)

As estampas tornam qualquer local mais alegre e agradável, mas é preciso ter cuidado para não abusar e tornar o ambiente muito poluído ou carregado demais.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

A ideia tem como princípio levar modernidade e cores para qualquer cômodo da casa, desde o quarto até a cozinha e o banheiro.

Cores devem ser mantidas sempre alinhadas

“Sempre que for utilizar estampas para a decoração o segredo é ter apenas uma estampa mais chamativa, ou seja, com cores mais fortes ou desenhos mais carregados,

e as demais estampas devem ser mais retilíneas, com menos informação”, explica a designer de interiores Lu Bacchi.

Segundo ela, as cores devem ser mantidas sempre alinhadas. “Escolha um tom em comum entre elas. Os tons não precisam ser iguais, mas precisam pertencer a uma mesma família, seguindo um caminho”, orienta.

O floral nunca sai de moda e combina com qualquer estampa (Foto: Thinkstock)

Mas se você não deseja ousar muito, é possível optar por estampas mais básicas, como as listradas, que são clássicas, nunca saem de moda e combinam com qualquer outra estampa, seja ela floral, figurativa ou geométrica. “Basta pegar uma ou duas cores das listras e seguir com elas nas outras estampas”, aconselha.

O clima do ambientes fica mais leve e despojado

Além de tornarem o ambiente mais agradável, as estampas também podem dar a sensação de amplitude ao espaço. Da mesma forma que as listras são usadas na moda, elas podem ser utilizadas na decoração. Na horizontal, elas dão a sensação de amplitude em um ambiente pequeno. Na vertical, dão a sensação de maior altura.

24 Comentários

  1. Gosto muito de repaginar minhas almofadas, cobre leito, além de mudar disposição dos móveis, com isso as dicas que vocês dão são preciosas.

  2. Na verdade não é comentário é uma consulta. Tenho um sofá na cor uva (escuro), quais cores pode ser as almofadas?

  3. Boa noite! Adorei!Que bom gosto e as dicas são maravilhosas!Moro em uma casa de Fazenda, e adoraria receber dicas de almofadas para combinar com os móveis do século passado!Att. Eunice Tinoco

  4. Não é um comentário e sim uma informação, meu sofá é cinza! gostaria de saber, que cor de almofadas ficaria mais chique com essa cor cinza? pode me dar a dica por gentileza.

  5. OI,minha sala tem a parede branca,o sofa cinza,quero mudar um pouco.Que cor a cortina?Coloco cor em alguma parede,e que cor?A sala é estreita e comprida,me ajudem.Obrigada.

  6. Adoro essa harmonia e jogo de cores! Acriatividade e modernidade dada ao ambiente, alegra e faz a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.