05/07/2016

Saiba como construir um sótão em uma casa já pronta

É possível aproveitar o espaço e torná-lo um novo cômodo da casa; passo a passo ensina principais questões deste tipo de obra

Fonte: ZAP em Casa

No sotão é possível aproveitar o espaço e torná-lo um novo cômodo da casa; passo a passo ensina principais questões deste tipo de obra

Pouco utilizado pelos brasileiros, o sótão aparece como cômodo comum nas casas dos americanos e europeus, muitas vezes transformados em quartos, salas de leitura ou apenas em cômodos para descanso. Por aqui, o espaço situado entre o forro do último andar e o telhado é mais conhecido por ser o local destinado à caixa d´água ou depósito dos moradores.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Mas a função do sótão muda quando há necessidade de criar um espaço alternativo. E a obra pode ser feita mesmo com a casa já construída. O arquiteto Cézar Andrade ensina que é preciso fazer um estudo ou projeto no local antes que a obra comece – veja o passo a passo abaixo.

Sótão: dicas de como montar um casa e aproveitar o cômodo
Já pensou em criar um salão de jogos? O ambiente fica muito bacana (Foto: Reprodução/Apartment Therapy)

Estrutura

O primeiro item de checagem é referente ao piso do sótão, ou a laje do pavimento inferior. É que a maioria das casas não possui uma estrutura – no que diz respeito às vigas, pilares e fundação – para receber carga no último andar.

Elas geralmente tem apenas um forro, seja de estuque, uma espécie de argamassa, ou de gesso. Dessa forma, é preciso saber qual será o uso desse sótão, qual carga ele irá receber. Deve-se fazer uma laje que possa receber essa carga extra do sótão, ou reforçar uma laje já existente com vigas pra distribuir as cargas para os pilares.

Sótão: ambiente pode ser multiuso; Veja dicas de como ter um sótão em casa
Uma outra opção para esse novo ambiente, é uma brinquedoteca para os pequenos (Foto: Reprodução/Apartment Therapy)

Espaço

Em geral, os telhados da casas brasileiras têm uma inclinação de 40%, ou seja, mal cabe uma pessoa agachada. Uma saída é prolongar os pilares e elevar toda a estrutura do telhado. Dessa forma é possível aumentar o pé direito do sótão, apesar de ser um operação mais elaborada.

Sótão: veja como construir um cômodo a mais em casa
Uma outra opção para o sótão é transformar o local em um home office (Foto: Reprodução/Apartment Theraphy)

Ventilação e iluminação

São itens importantes do projeto. Deve-se pensar se ventilação e iluminação serão naturais ou não. No primeiro caso, será preciso refazer o telhado ou aproveitar a estrutura existente para a instalação de janelas.

Sótão: dicas para criar um novo cômodo em casa
Quem quiser, também pode criar um novo banheiro (Foto: Reprodução/Apartment Theraphy)

Acesso

Os moradores poderão chegar ao novo cômodo por escada dobrável ou fixa. No caso de um sótão construído depois de a casa erguida é mais provável o uso de escadas do tipo caracol, pantográficas de alumínio ou dobráveis, achadas em grandes lojas de material de construção. Na Leroy Merlin, por exemplo, um modelo do tipo dobrável de madeira parte de R$ 2.120. Peças desse tipo também podem ser encomendadas em uma marcenaria.

Sótão - veja como construir um em casa e criar um novo cômodo
O sótão também pode servir como um ambiente zen (Foto: Reprodução/Apartment Theraphy)

 

+ Projetos transformam o sótão em refúgio aconchegante durante o inverno

+ Sótão passa por releitura e vira sala de estar íntima

+ Sótão empoeirado dá lugar a novos ambientes na casa

+ Veja 5 cálculos simples que você pode fazer antes de iniciar a reforma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.