Estamos no meio da Copa do Mundo e só se fala dos jogos no Brasil. O verde e amarelo são vistos nas ruas, janelas, empresas, lojas, por todos os lugares. Que tal aproveitar para usar na decoração da sua casa itens relacionados ao Mundial que você coleciona?
Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Na opinião do arquiteto Augdan de Oliveira Leite, é importante ter bastante critério e cuidado para incorporar itens colecionáveis à decoração. “O ideal é que o colecionador tenha uma vitrine íntima na sua casa ou apartamento para colocar esses objetos. Esse local viraria uma espécie de ‘altar’ e ficaria mais reservado, porque ninguém é obrigado a entrar na sua casa e participar da sua intimidade. Desta forma, a pessoa mantém a sua paixão, mas de maneira mais discreta, sem exageros”, recomenda.

Para a arquiteta Luciana Corrêa, as peças podem ser expostas em prateleiras, estantes ou nichos. “Não há regra. O importante é expor os itens de forma harmoniosa”, aconselha.
Leia também:
Luciana explica que, além da exposição das peças, o projeto deve ter iluminação adequada para destacar a coleção. “Algumas lâmpadas, como as dicroicas, têm luz e brilho diferenciados, mas aquecem o ambiente e, dependendo do tipo de coleção, podem danificar tecidos ou cores”, ensina. Em casos como esses, ela recomenda o uso de LEDs.
Além das peças da própria coleção – como bandeiras, álbuns de figurinhas, chapéus, uniformes de seleções, amuletos ou mascotes de várias Copas do Mundo, podem ser usadas fotos ampliadas de partidas de vários Mundiais ou livros sobre o tema acima das peças. “Outra opção é o uso de um adesivo no teto que tenha uma imagem que remeta à coleção. Isso ajuda a compor a decoração”, comenta Luciana.
Veja alguns produtos que podem entrar na decoração:



