06/06/2014

Saiba como diminuir ruídos dentro de casa

Há recursos simples como o uso de tapetes, cortinas, quadros nas paredes e almofadas

Fonte: ZAP Imóveis

Você quer diminuir os ruídos dentro da sua casa? A arquiteta Nátali de Mello explica que o tipo construtivo influencia muito na propagação do som num ambiente, seja uma residência ou um apartamento. Segundo ela, diversas medidas podem ser adotadas, como o uso de paredes acústicas, janelas anti-ruído, forro acústico, paredes duplas e a escolha dos acabamentos certos para cada ambiente. “Pisos em madeira ou carpete absorvem melhor o som do que pisos frios”, exemplifica.

Pisos em madeira ou carpete absorvem melhor o som (Fotos: Thinkstock)

Mas se você não teve a oportunidade de fazer uma casa com paredes e janelas acústicas, ou se mora num apartamento que produz muitos ecos, ainda há solução para reduzir todo esse ruído, seja ele produzido dentro ou fora de casa.

Quanto mais objetos em casa, menos som ecoará pelos ambientes. Escolher materiais que absorvem melhor as ondas sonoras também ajuda a reduzir o barulho.

“Se você tem tempo e disposição para revestir alguma parede da sua casa, pense em colocar um papel de parede ou um painel de madeira. Se não for o caso, outras soluções podem ser encontradas também”, diz a arquiteta.

Você pode colocar cortinas em todos os ambientes. Se você já tem cortina, pense em colocar cortina dupla, com um tecido mais grosso numa das camadas.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Tapetes sempre são uma ótima opção para quartos ou salas de TV. Salas com pé direito duplo sofrem bastante com reverberação do som. Um tapete grande na sala ajuda a reduzir o eco. “Use quadros nas paredes. Os quadros enfeitam e absorvem o ruído, principalmente se forem telas com moldura de madeira”, aconselha.

Cortinas, estofados e pufes reduzem o ruído

Coloque mais almofadas na sala de estar ou jantar. Nos quartos, coloque mais travesseiros na cama. A casa ficará mais enfeitada e os materiais macios absorverão o excesso de som.

Plantas também minimizam os ecos

Se ainda tiver espaço na casa e orçamento disponível, invista em móveis estofados. Coloque uma poltrona bem estofada na sala, ou um pufe. No quarto das crianças, se houver espaço, coloque um pufe colorido e macio. “Na sala de jantar ou na copa você pode colocar assentos estofados nas cadeiras. Na cozinha, invista em tapete e enfeites em madeira, como tábuas penduradas, colheres de madeira etc.”

Plantas também absorvem o som. Se você tem quintal, pode plantar arbustos com mais folhagens. Dentro de casa, use vasos com plantas de sombra.

5 Comentários

  1. Achei as dicas ridículas. Onde já se viu colocar madeiras penduradas para evi9tar ruídos? Não seria mais fácil colocar algum materiais que evite ruídos no assoalho e nas paredes? No piso tanto da cozinha como da sala poderia usar assoalho de bambu que é lindo e muito usado nos EUA e não piso frio que é feio e ruidoso. Painel de madeira na parede é muito cafona e nada bonito. Encher a casa de objetos é procurar mais trabalho parta limpar todos os dias alguém de deixar a casa atolada de coisas inúteis e consequentemente feia. Me parece que os decorados de ambientes brasileiros não sabem fazer muita coisa boa, bonita e sem muitos ruídos como a Designer de interiores canadense Candice Olson. Precisam se reciclar para apresentar decorações mais bonitas e sem ruídos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.