03/12/2012

Saiba como enfeitar a sua casa para as festas de final de ano

Detalhes na decoração podem indicar aos convidados a prosperidade que se espera para o Natal e Ano Novo

Fonte: ZAP Imóveis

Reunir a família e amigos para celebrar o Natal e Ano Novo pode ser muito prazeroso, mas é preciso que a decoração seja bem planejada para deixar estas datas ainda mais especiais. Ao preparar os detalhes com antecedência, a casa já começa a entrar no clima e envolver os moradores dias antes em uma atmosfera festiva. Confira as dicas que o ZAP Imóveis reuniu com especialistas para deixar o seu lar pronto para as festas de fim de ano.

Saiba como enfeitar a sua casa para as festas de final de ano
Decoração da mesa de jantar deve receber atenção em cada detalhe. Nesta foto, guardanapo compõe o visual com velas e enfeite que seguem o mesmo tom (Fotos: Thinkstock)

Laços, pinhas, velas, sinos, pequenos papais noéis e bolas nas árvores são enfeites comuns na decoração típica de Natal. A produção pode ser pensada em família ou então feita por quem tem mais jeito para artes na casa. “Se a pessoa não está acostumada a decorar, seguir o estilo tradicional é uma maneira mais fácil para acertar. Desta maneira, ela pode apostar nas cores vermelho, verde e dourado”, quem dá a dica é a arquiteta Cristiane Schiavoni.

“É importante eleger uma cor e então partir para suas combinações”, ressalta a artista plástica Yara Coelho. A especialista afirma que vermelho e laranja são opções alegres que ficam bem com ouro e branco, tons que são tendência para as festas de fim de ano.

Na árvore de Natal vale colocar enfeites que sejam significativos para cada um, de acordo com Yara. No entanto, Graziela Lourensoni, gerente da Gardena, lembra da importância na hora de escolher os adornos: “Não deixe de observar se o peso do acessório pode ser prejudicial para a planta e os galhos”. Além disso, a orientação desta profissional é de que não se amarre os adereços com nós fortes, assim será mais fácil de desfazê-los.

Saiba como enfeitar a sua casa para as festas de final de ano
Escolha as taças mais bonitas que tiver em casa para celebrar as festas com a família e amigos

Mesa – A produção deve seguir o perfil dos moradores, sejam eles tradicionais ou modernos. A mesa da ceia recebe uma atenção especial. “No Natal é permitido o exagero”, diz a arquiteta. Além disso, é importante decidir as travessas que serão utilizadas na ocasião e elas também podem ser decoradas, de acordo com Cristiane. A refeição precisa ser exibida de maneira agradável aos olhos e, segundo a especialista, os objetos precisam ser bem distribuídos, de maneira que não atrapalhem a conversa e a integração das pessoas.

Este é o momento ideal para colocar a melhor louça e talheres na mesa. Copos e taças de cristal são itens que transparecem o cuidado em deixar a festa com um ar elegante. Detalhes como guardanapos coloridos e decorados também deixam o visual interessante e mostram ao convidado que o evento foi bem planejado.

Uma travessa com frutas da estação na mesa onde os pratos serão servidos, além de decorar, passa a mensagem de fartura. “Figos, cerejas, mangas, uvas, pêssegos e ameixas significam a prosperidade que se deseja para a data natalina e também para o próximo ano”, diz Yara. Uma outra ideia é fazer uma árvore utilizando frutas presas em um palito espetado na maçã.

“Segundo a tradição, a árvore de Natal só é desmontada no dia 6 de janeiro”, afirma Cristiane. Portanto, a decoração natalina pode harmonizar com a festa de Ano Novo. Para esta data, é possível ousar. “Assim como a escolha da cor, deve-se optar por um tema, como, por exemplo, ‘2013 – o ano em que vamos brilhar!’”, sugere Yara.

Simbolismos para uma excelente entrada de ano também podem ser criados por quem prepara a festa de Reveillon. “Para o evento, preparo uma Árvore dos Desejos, na qual todos os convidados penduram um pedaço de papel colorido onde está escrito seus anseios para serem realizados no ano que se inicia”, conta Yara.

Saiba como enfeitar a sua casa para as festas de final de ano
Bolas de Natal e velas podem ser espalhadas pela sala de estar, além de botas e guirlanda penduradas na parede

Tal produção pode ser feita com grandes galhos que ofereçam espaços para que as pessoas adicionem seus desejos e, ao lado da árvore, deve ficar um recipiente bonito com papéis disponíveis para quem quiser participar. Se não atrapalhar a rotina da casa, a decoração pode permanecer durante o ano inteiro. “Olhar todos os dias para as folhinhas com os objetivos descritos e pendurados é um estímulo para ir em busca da concretização deles e no final do período constatar que conseguiu alcançá-los”, explica a artista.

“Uma decoração harmoniosa, iluminada e florida deixa o ambiente acolhedor para receber os convidados”, diz Yara. Para a artista, a música pode complementar a produção e dar o ritmo da festa. Lembrancinhas preparadas pelo anfitrião também são sucesso garantido no evento. “Fazer surpresinhas com pequenos presentes e distribuir mensagens otimistas fazem a ocasião ter um encanto especial”, sugere ela.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.