21/10/2013

Saiba como escolher a melhor banheira para a sua casa

Conheça vários tipos que estão no mercado e saiba como escolher

Fonte: ZAP Imóveis

Quem nunca sonhou em chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho, e relaxar numa banheira?

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Atualmente, há no mercado produtos em formatos, tamanhos e materiais bem variados. Além disso, há soluções que possibilitam formas de instalação mais simples.

Saiba como escolher a melhor banheira para a sua casa
Em relação aos estilos, os mais comuns são o contemporâneo, com peças de linhas retas e formas limpas, e o vitoriano, em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados (Fotos: Divulgação)

O espaço livre, no entanto, continua sendo um pré-requisito fundamental para instalar uma banheira, mesmo que não seja necessariamente tão amplo quanto o exigido antigamente. Mas é essencial que isso seja verificado antes da compra.

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, cada formato se adéqua ao tamanho do banheiro. De acordo com Gilberto Dantas, proprietário da loja Mundo das Banheiras, há opções para todos os gostos e bolsos.

“A menor banheira, para uma pessoa, tem 0,90 metro de comprimento, 0,70 m de largura e 0,60 m de profundidade. Já o maior spa do Brasil mede 3 m x 3 m e é uma peça para áreas externas, com capacidade para 11 pessoas”, explica.

Os produtos têm vários estilos, materiais, acessórios e a forma de instalação também pode variar. Em relação aos estilos, os mais comuns são o contemporâneo, com peças de linhas retas e formas limpas, e o vitoriano, em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados. Há também versões mais tecnológicas, que incluem sistemas de hidromassagem e iluminação específica, com cromoterapia, por exemplo.

Saiba como escolher a melhor banheira para a sua casa
Quanto aos materiais, há agora modelos com superfícies lisas, que facilitam a limpeza, como o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian

Quanto aos materiais, antes as opções se limitavam à porcelana ou à madeira, ao ferro ou cobre, ao mármore e ao aço esmaltado. Agora também existem compostos mais leves e com superfícies lisas, que facilitam a limpeza, como o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian.

Na opinião de Dantas, o consumidor tem de ficar atento e não pesquisar apenas pelos preços. “O melhor material é o acrílico lucite”, acredita. Ele recomenda que, antes da compra, o cliente pesquise a idoneidade da empresa em sites como o Reclame Aqui.

“As banheiras podem ser colocadas facilmente em casas, apartamentos, chácaras, sítios e coberturas”, diz Dantas. Segundo ele, os preços podem variar de R$ 1.500 até R$ 90.000.

Augdan alerta que não se deve colocar o chuveiro dentro da banheira. “É perigoso escorregar e é preciso lembrar-se de que, se alguém na casa ficar doente e precisar tomar banho nesse banheiro, será mais difícil entrar na banheira para usar o chuveiro.”

O arquiteto considera que o ideal para um casal é ter um banheiro onde caiba a banheira, um box com dois chuveiros, a bacia em espaço separado e uma bancada com duas cubas.

Saiba como escolher a melhor banheira para a sua casa
A limpeza deve ser feita, em média, duas vezes por semana, e deve ser feita apenas com água e sabão neutro

Para a instalação, Augdan recomenda que seja contratado um profissional especializado. “Se não for feito um bom assentamento, com o uso frequente, o peso da água e o da pessoa, a banheira pode rachar”, alerta.

Limpeza

Segundo Augdan, a limpeza deve ser feita, em média, duas vezes por semana. “Deve-se lavar bem a banheira e depois passar um pano umedecido com álcool na parte interna para higienizar”, ensina.

Dantas explica que a limpeza do casco dos equipamentos deve ser feita apenas com água e sabão neutro. “Para limpar as tubulações, basta encher a banheira ou spa com água quente, um pouquinho de cândida, um pouquinho de álcool e ligar a hidro por 10 minutos, período em que a sujeira da tubulação se desprenderá”, aconselha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.