21/10/2013

Saiba como escolher a melhor banheira para a sua casa

Conheça vários tipos que estão no mercado e saiba como escolher

Fonte: ZAP Imóveis

Quem nunca sonhou em chegar em casa, depois de um dia estressante de trabalho, e relaxar numa banheira?

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Atualmente, há no mercado produtos em formatos, tamanhos e materiais bem variados. Além disso, há soluções que possibilitam formas de instalação mais simples.

Em relação aos estilos, os mais comuns são o contemporâneo, com peças de linhas retas e formas limpas, e o vitoriano, em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados (Fotos: Divulgação)

O espaço livre, no entanto, continua sendo um pré-requisito fundamental para instalar uma banheira, mesmo que não seja necessariamente tão amplo quanto o exigido antigamente. Mas é essencial que isso seja verificado antes da compra.

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, cada formato se adéqua ao tamanho do banheiro. De acordo com Gilberto Dantas, proprietário da loja Mundo das Banheiras, há opções para todos os gostos e bolsos.

“A menor banheira, para uma pessoa, tem 0,90 metro de comprimento, 0,70 m de largura e 0,60 m de profundidade. Já o maior spa do Brasil mede 3 m x 3 m e é uma peça para áreas externas, com capacidade para 11 pessoas”, explica.

Os produtos têm vários estilos, materiais, acessórios e a forma de instalação também pode variar. Em relação aos estilos, os mais comuns são o contemporâneo, com peças de linhas retas e formas limpas, e o vitoriano, em que as banheiras são apoiadas sobre pés estilizados. Há também versões mais tecnológicas, que incluem sistemas de hidromassagem e iluminação específica, com cromoterapia, por exemplo.

Quanto aos materiais, há agora modelos com superfícies lisas, que facilitam a limpeza, como o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian

Quanto aos materiais, antes as opções se limitavam à porcelana ou à madeira, ao ferro ou cobre, ao mármore e ao aço esmaltado. Agora também existem compostos mais leves e com superfícies lisas, que facilitam a limpeza, como o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian.

Na opinião de Dantas, o consumidor tem de ficar atento e não pesquisar apenas pelos preços. “O melhor material é o acrílico lucite”, acredita. Ele recomenda que, antes da compra, o cliente pesquise a idoneidade da empresa em sites como o Reclame Aqui.

“As banheiras podem ser colocadas facilmente em casas, apartamentos, chácaras, sítios e coberturas”, diz Dantas. Segundo ele, os preços podem variar de R$ 1.500 até R$ 90.000.

Augdan alerta que não se deve colocar o chuveiro dentro da banheira. “É perigoso escorregar e é preciso lembrar-se de que, se alguém na casa ficar doente e precisar tomar banho nesse banheiro, será mais difícil entrar na banheira para usar o chuveiro.”

O arquiteto considera que o ideal para um casal é ter um banheiro onde caiba a banheira, um box com dois chuveiros, a bacia em espaço separado e uma bancada com duas cubas.

A limpeza deve ser feita, em média, duas vezes por semana, e deve ser feita apenas com água e sabão neutro

Para a instalação, Augdan recomenda que seja contratado um profissional especializado. “Se não for feito um bom assentamento, com o uso frequente, o peso da água e o da pessoa, a banheira pode rachar”, alerta.

Limpeza

Segundo Augdan, a limpeza deve ser feita, em média, duas vezes por semana. “Deve-se lavar bem a banheira e depois passar um pano umedecido com álcool na parte interna para higienizar”, ensina.

Dantas explica que a limpeza do casco dos equipamentos deve ser feita apenas com água e sabão neutro. “Para limpar as tubulações, basta encher a banheira ou spa com água quente, um pouquinho de cândida, um pouquinho de álcool e ligar a hidro por 10 minutos, período em que a sujeira da tubulação se desprenderá”, aconselha.

22 Comentários

  1. Adorei a matéria sobre banheiras !!Toda vez que via um filme ou novela ela sempre aparecia imponente. acho chique. Um dia gostaria de ter uma!!

  2. eu tenho uma banheira e quero instalar mais eu não conheço ninguem sera que vocêis podem me ajudar obrigado rosangela

  3. Não aconselho a ninguém comprar banheira da marca Multimix. Um amigo comprou, veio com defeito depois de montadae foi um “Deus nos acuda” para a empresa arrumar.

  4. Divulgar o que há de mais bonito completo e barato, além de técnicos que podem ser consultados é dar ao de menos poder aquisitivo a oportunidade de momento de lazer e prazer indescritíveis.

  5. Olá Ialdo. Não temos um catálogo de banheiras para disponibilizar. A melhor saída é procurar em lojas especializadas. Obrigada

  6. Na compra de qualquer banheira, o vendedor tem q indicar uma empresa seria p fazer o içamento. no caso de predio.

  7. Olá Rosangela. Não temos uma lista de profissionais que possam fazer essa instalação, mas você pode buscar referências em sua cidade.

  8. Estou construindo minha casa e gostaria muito de ter uma banheira. No projeto já fizemos o planejamento para uma banheira em nossa suit. Vimos uma e já pensamos no modelo/marca e metragem. Seria uma banheira Firenze Dupla 06 jatos de 1.7×1.2×0.5. Contudo, ao ler as orientações, percebemos que existem reclamações quanto a Multimax no Reclame aqui. Agora, não sei o que fazer. Ainda temos tempo para mudarmos de idéia, mas o banheiro está todo planejado para tal metragem. O que fazer agora? Vocês poderiam me ajudar?

  9. Gostaria de saber se o material gel coat naval com npg é bom para banheiras? Achei uma para comprar com esse material.

  10. Vou construir minha casa e meu banheiro mede 3.33mts comprimento× 2.00mts largura e possivel colocar uma banheira e qual ?? E como ficaria a disposiçao de chuveiro, pia , vaso , banheira dentro desse espaço?? Aguardando ansiosa ,obrigada!!

  11. Olá, Claudia! As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você decorar sua casa. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.