10/02/2014

Saiba como evitar acidentes em piscinas com ralos

Especialista explica simples ações para piscinas residenciais

Fonte: Zap Imóveis
Bomba da piscina deve estar desligada durante uso
Bomba da piscina deve estar desligada durante uso (Fotos: Thinkstock)

Com o calor e o clima quente, as piscinas de condomínios costumam ficar sempre cheias. É uma das principais diversões da criançada, mas os pais devem ficar atentos para os riscos de acidentes.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Um grande problema que causa mortes por afogamento, principalmente em piscinas antigas, é a sucção dos ralos. A dica mais importante para este caso é o uso de tocas, para evitar que as crianças sejam sugadas ou que fiquem presas no fundo da piscina.

“Só prender os cabelos com um elástico não elimina as chances de uma criança ser sugada”, afirma o engenheiro químico formado pela USP e especialista em segurança de piscinas, Nilson Maierá.

Segundo a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), as piscinas foram responsáveis por 1,6% de todos os casos de morte por afogamento, mas representam 53% de todos os casos com crianças entre um e nove anos.

Um responsável deve estar sempre de olho em crianças pequenas
Crianças devem nadar acompanhadas dos pais e sempre com boias

O especialista diz que o Brasil não tem uma lei especifica que proteja a população contra os riscos de acidentes em piscinas. Mas existem outras simples ações que podem evitar maiores problemas.

“Quando as pessoas vão entrar na piscina a bomba deve ser desligada. Em piscinas residenciais de pouca frequência, isto não é problema”, alerta Maierá.

Maierá afirma que só no Brasil existe aproximadamente duas milhões de piscinas. A maioria delas foi construída da forma antiga e possui apenas um ralo de fundo, fato que, segundo o especialista, constitui o perigo de acidentes.

Outro ponto importante que deve ser observado é a grade do ralo de fundo. Se estiver sem grade, quebrada ou mal fixada, a piscina deve ser interditada.

“Sem a grade de proteção o risco de afogamento fica muito perigoso. A água da piscina não pode estar turva porque impossibilita a visão do ralo de fundo e algum corpo pode ficar preso”, diz Maierá.

Outra dica importante é não sentar no ralo. Não apenas o cabelo, o corpo pode ser sugado da mesma forma. Com essas prevenções as crianças podem se divertir sem muita preocupação, sempre usando boias. Para as crianças de até quatro anos, é importante que elas estejam acompanhadas por um responsável.

23 Comentários

  1. Esta questão de afogamentos por sucção é muito séria !!!Eu sou um sobrevivente desta situação. Quando tinha 12 anos de idade, fiquei preso no ralo de uma piscina em clube renomado da minha cidade. Fui resgatado por 05 pessoas, pois o ralo estava aberto e fiquei preso pela barriga. O vácuo fez com que eu não conseguisse me soltar e outras pessoas tentaram me tirar, mas também sem sucesso. Um dos rapazes relatou depois à minha mãe que ele iria me tirar de lá nem que arrancasse minha barriga.Milagres acontecem e eu sou prova viva disso.Até hoje, eu falo com meus filhos sobre o que aconteceu e os riscos dos ralos de piscinas.Divulguem ao maior número de pessoas, pois pensamos que tais fatos nunca podem acontecer conosco.Abraço a todos.Danilo Aguilar

  2. Acho um absurdo esse tipo de acidente ainda existir, em época de tantas tecnologias, invenções e engenhocas, pois bem seria inteligente criar uma tela de proteção nesses ralos sugadores onde somente à agua ou pequenos fragmentos soltos poderiam passar, ou que houvesse um dispositivo ao lado do ralo que fizesse parar a sucção, em momento que algo estivesse sendo puxado.. cade a engenharia qualificada, os estudiosos dessa area..ou ainda teremos que pagar com a vida de tantas pessoas e crianças??

  3. Gostei muito da materia teria que ser feita sempre pena que o mais importante nem foi mencionado nas MATERIAS e REPORTAGEM de TV o GUARDIÃO de PISCINAS ou SALVA VIDAS é a principal pessoa das PISCINAS nem se quer se cogitaram o nome desse profissional em qualquer umas dessas REPORTAGEM sendo que nem todos os locais de GRANDES PISCINA se encontra ele nas BORDAS dela pelo que sei só no Rio de janeiro, São Paulo, Santa Catarina foi concluido o 3° concurso de Guardião de Piscina ano passado no Estado do Rio Grande do Sul nunca nem ouviram falar nesta profissão fico sencibiliazado com as reportagem pois a maior parte de minha vida trabalhei em clubes no Rio de janeiro como Guardião de piscina e quando vejo um local que tem uma piscina acima de 5 metros e sem este profissional me revolta com os Dirigentes de clubes e Sindicos de predios que não optão pelo profissional.

  4. É muito perigoso mesmo. Neste verão a coisa que mais falava no jornal era afogamentos em piscinas. Devemos ter muito cuidado mesmo.Danilo, que bom que você sobreviveu.

  5. Uma maneira simples de resolver esse problema é instalar um dispositivo de segurança (interruptor simples)ligada a chave de comando da bomba próximo ao guarda vidas, uma vez que piscinas acima 50000lts é obrigatório. Porém já existem equipamentos automáticos para esse fim.

  6. Todos os pais devem ter o máximo de cuidado , eu concordo que realmente os clubes em geral não tem muito essa preocupação. Já vi muitos ralos quebrados. tenho um bebê de dois anos e sou super atenta a essa questão.

  7. PARABENS , ISTO E MUITO IMPORTANTE,POIS TENHO 06 NETOS NESTA FAIXA DE IDADE,OS ORIENTO BEM COM AOS PAIS,ABRAÇOS E OBRIGADO,POR NOS AJUDAR.

  8. Estas notícias realmente é muito preocupante, sou um consultor técnico e construtor de Piscinas no Estado do RJ, atuo neste seguimento a 17 anos e posso realmente comprovar os perigos que algumas piscinas (Sistema de Circulação, Filtragem e Sucção)podem sim ocorrer situações de Perigos para os Proprietários de Piscinas, Áreas Públicas e Residênciais. Soluções há!, o que ocorre é um despreparo de alguns Profissionais, tanto na elaboração do Prejeto quanto a execução final da Piscina.Já Existe no mercado Brasileiro Industrias com Ralos – Anti-hair, eu mesmo já fiz varios testes e a comprovação foi perfeita, outra dica, toda Piscina tem que ser Instalado com 2 Ralos, com isso a havera uma diminuição da pressão e sua instalação terá que ser 1 metro entre um e o outro. Quem quizer maiores explicações estou ao Dispor.

  9. É uma vergonha que pessoas ainda morrem em piscina por sucção da bomba, não sou engenheiro mas tenho praticamente a solução para o problema muito simples e eficaz.

  10. Um ponto de grande perigo também é o ponto de aspiração, que deverá estar desligado sempre que a piscina estiver liberada para uso.quanto a deligar a piscina, como foi sugerido, pode comprometer a qualidade microbiológica e físico-química da agua.

  11. As piscinas bem projetadas e conservadas, não tem estes riscos.Crianças tem sua propria e nao devem usar as de adulto.responsaveis sao os pais e o condominio.O horario de funcionamento dve ter um recreacinista ou familiar, uso de toca em criança é obrigatório, especial meninas.Sem ralo de fundo, deve ser interditada, o mersmo quando estiver turva.durante horario permitido par uso, filtro e bomba devem estar ligados para manter qualidad da agua.Vamos ser inteligentes e ligados.

  12. todos os comentarios são importantes como alerta.POREM, PAIS, DURANTE O USO DA PISCINA VERIFIQUEM SE AS BOMBAS ESTÃO DESLIGADAS.

  13. Na loja Aquabella Com. e Serv. ltda-me, você encontra ralos já fabricados para evitar esse tipo de acidente.A loja fica localizada em jardim camburi, Vitória(ES), tel(27)30240999.

  14. falta informação e competência de investidores que só visão lucros e põe em risco os usuáriosmuito fácil montar um belo aparato e por em risco todos usuários, negligencia, falta de conhecimento traz sérios transtornos, poder evitar ou uma unidade fiscalzadora poderia evitar sérios acontecimentos

  15. Danilo Aguiar, o q aconteceu contigo não foi MILAGRE foi imprudencia de quem cuida das piscinas !! Vc teve sorte em alguem poder te ajudar, nao foi milagre, caso contraio o q falar das criancinhas q morreram afogadas?? milagre não existe!!

  16. Materias como estas são importantes, para alertar a população, que não tem conhecimento do risco, e acaba buscando o que é mais barato e ignorando a segurança.Uma duvida: O que quis dizer com uso de tocas?O que são tocas?

  17. Olá Gleisson. São tocas para a cabeça/cabelos. A reportagem diz: Só prender os cabelos com um elástico não elimina as chances de uma criança ser sugada”, afirma o engenheiro químico formado pela USP e especialista em segurança de piscinas, Nilson Maierá.

  18. Aconteceu comigo algo parecido, fiquei preso também mas ainda bem que consegui me salvar, porém descobri que, existe uma tampa que tornam a piscina mais segura, aumentando a vazão do dreno assim ajudando a eliminar o risco de sucção do corpo ou aprisionamento dos cabelos. Foi fazendo uma pesquisa na internet que encontrei uma loja, Sol e Água Piscinas e Acessórios.Segue o link do site http://www.soleagua.com.brEspero ter ajudado com o meu relato e adorei o espaço para poder compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.