23/09/2013

Saiba como evitar atitudes que afastam os inquilinos

Preço nas alturas e má conservação do imóvel são alguns dos fatores para distanciar interessados

Fonte: ZAP Imóveis

A pesquisa mensal de agosto do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) mostra que o Índice de Velocidade de Locação (IVL) para casas em São Paulo foi de um período médio entre 14 e 33 dias. Já os apartamentos tiveram IVL de 19 e 38 dias, em média.

O bom estado de conservação da casa ou do apartamento é outro fator que pode favorecer o proprietário (Fotos: Graziella Imóveis)

Quem deseja alugar seu imóvel em um período curto como esse deve ficar atento para não tomar algumas atitudes que possam atrapalhar esse objetivo.

De acordo com o dietor da rede Secovi de Imóveis, Luiz Fernando Gambi, estipular preço acima da média do mercado é o principal fator para que o imóvel fique na prateleira por mais tempo.

“As pessoas têm o hábito de supervalorizar o que possuem, mas na hora de procurar inquilinos devem lançar mão do bom senso”, opina.

O mau estado de conservação da casa ou do apartamento é outro fator que joga contra o proprietário. “Quando as pessoas visitam um imóvel gostam de se imaginar morando no local”, diz Gambi.

Por isso, a primeira impressão é a que fica. Uma parede pintada em cor extravagante, por exemplo, fora do padrão utilizado, pode afastar um inquilino em potencial. Assim como quando a conservação geral é ruim.

Para o diretor, quem possui um imóvel com preço compatível ao mercado, com boa localização (perto do metrô, por exemplo) e bem conservado tem chance potencializada de alugar rapidamente. Gambi diz que o ideal é o proprietário realizar pesquisas de valores de mercado junto a corretores e fazer investimentos para a conservação da sua propriedade.

Outra sugestão é que se pinte o apartamento e crie um ambiente mais aconchegante, além de divulgar novas fotos na internet

“Quanto mais tempo o local ficar parado mais gastos e prejuízos terá o proprietário. O que não é interessante”, comenta o diretor.

A corretora de imóveis Graziella Labate explica que o mercado de locação vem mudando de comportamento. “Em 2013, senti que a busca por locação está diminuindo e, por isso, o estoque está aumentando substancialmente”, diz.

De acordo com ela, os proprietários que estavam acostumados a jogar o preço para cima estão se readequando. “Estão baixando os valores para que os imóveis não fiquem parados e para conseguir alugar rápido”, comenta.

Graziella lembra de um caso em que o cliente colocou um pedido inicial de aluguel para um apartamento de alto padrão a R$ 11.500. Foi baixando mês a mês. No fim do quinto mês conseguiu alugar por R$ 4.500.

A primeira impressão é a que fica. Uma parede pintada em cor extravagante, por exemplo, fora do padrão utilizado, pode afastar um inquilino em potencial

Outro caso foi o de um proprietário que procurou Graziella já desesperado, pois seu apartamento estava parado há meses. Na análise feita pela corretora foi constatado que o imóvel estava em péssimas condições. Com pintura velha, sujo e sem vida. Além disso, o preço estava acima da média e as fotos divulgadas por outras imobiliárias eram de péssima qualidade.

“O hall de entrada tinha pintura texturizada em tom fora da moda, causando impacto ruim logo de cara”, conta. A corretora sugeriu que ele pintasse o apartamento e criasse um ambiente mais aconchegante, além de divulgar novas fotos na internet. “Depois disso, o imóvel foi alugado em um mês”, comemora.

Segundo Graziella, é interessante contratar um bom corretor para fazer a real avaliação do apartamento ou casa e fazer uma boa apresentação ao mercado, com fotos de boa qualidade. Outra dica da corretora é enaltecer os pontos fortes e compensar os fracos. “O imóvel pode até não ter garagem, mas a criatividade sempre será um gancho para atrair interessados”, explica.

15 Comentários

  1. Finalmente uma luz brilhou a fim de mostrar aos Srs. proprietários que um imóvel manbebe, mal acabado, sujo, mal conservado e com preços nas alturas tem que ficar na prateleira. Dinheiro não está fácil. Os espertalhões precisam ser mais honestos.

  2. A Bôlha imobiliaria começou a murchar ,acredito que todos os propietários de imoveis de aluguel terão que se adquar a uma nova realidade ,pois são muitas ofertas e poucas procuras,o mercado ainda esta fora de realidade,com a economia em crise,eas vendas também estão acima da realidade,preços muito altos,o Brasil deve passar por uma turbulência grande após copa do mundo,(crise Imobiliaria).

  3. minha mãe esta vendendo a casa dela, fiquei sabendo e me interessei,só que o pessoal fica dizendo que tem que ter documentação dos filhos, todo mundo autorizar, essas coisas. ela tem 55 anos e ainda é casada com meu pai.estou pagando o preço do mercado que ela anunciou para venda. o filho mais novo sou eu, 30 anos. existe algum empecilho ou é uma venda normal como se fosse para outra pessoa?

  4. Quando a interesses politicos os comentários são dirigido de uma forma fora de realidade,mas eu acredito que o Brasil deve passar por uma crise economica muito grande,que deve afetar diretamente a construção sivil em um prazo no maximo de dois anos,porque a industria de empregos esta em crise, não temos infra estrutura para um desenvolvimento industrial,não temos,Rodovias,Ferrovias,Aeroportos,Portos Fluviais,carga tributária insustentavel,enfim tantos problemas,e sem programa de desenvolvimento,e sem credibilidade por parte dos emprendedores.

  5. O problema são as imobiliarias que ëxploram o inquilino.Ao comunicar a entrega do imóvel,solicitei a vistoria e após marcada,nào foi efetuada.Atrzaram de propósito,3dias mais o final de semana.Após a vistoria acharam um defeito(parte plastica da cortina que se desgata e quebra devido ao calor.Lá se foram mais alguns dias até fazer o concerto(desgaste normal)e pedir nova vistoria.Resumindo pagamos metade do aluguel do mês(320,00)reais sem usar o apto.A Imobiliaria esta desmoralizada (S.Judas Tadeu em Piracicaba)por assaltar os inquilinos.Cambada de exploradores verdadeiros gigolos de proprietarios ou de imóveis.Vergonha.

  6. Boa tarde concordo, acho até falta de respeito por quem vai alugar, comprar, as vezes perdem bons nqauilinos por um simples detalhe

  7. É fato, os proprietários abusam nos preços e estao habituados a inflacionarem o pre;co achando que ainda vivemos no tempo q a procura superava as ofertas.

  8. A orientação veio em boa hora!Venho tentando vender meu imóvel há um bom tempo.Realmente,já perdi muitos interessados.Uma boa repaginada,talvez,adiantaria a venda,já que meu imóvel é muito bom!!!

  9. Boas dicas! Eu ja vinha praticando esta tatica e os meus imoveis sempre foram alugados na mesma semana do anuncio.Sempre pintados de branco (cor basica) , limpo, com armarios embutidos no quarto e cozinha, alem de bom armario no banheiro tambem! Os futuros inquilinos apreciam muito o nosso cuidado com os imoveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.