18/10/2012

Saiba como evitar problemas com o financiamento

Fonte: ZAP Imóveis

Organize-se para que tudo corra bem durante a compra de um imóvel

Compra do imóvel próprio

Antes de fechar o negócio, informe-se sobre a modalidade de financiamento mais adequada para o seu bolso e tome todos os cuidados necessários para evitar problemas na hora de fechar o negócio. Confira algumas dicas:

– Escolha a modalidade de financiamento mais adequada para o seu perfil: financiamento bancário, consórcio, financiamento direto com a construtora.

– Simule e analise o valor das primeiras às últimas prestações do financiamento em diversas instituições.

– Faça as contas: analise qual é a sua reserva financeira, proveniente de FGTS ou outros investimentos, que possam servir para dar como entrada no imóvel; coloque em uma planilha todas as suas despesas principais e veja com o quanto você pode se comprometer para pagar as parcelas.

– Esteja ciente das exigências para obter crédito junto ao banco: a pessoa não pode apresentar restrições cadastrais em seu nome, e o valor da prestação mensal não pode ultrapassar 30% sobre o valor do salário líquido disponível, ou seja, após descontadas outras despesas fixas e/ou empréstimos. O ideal é aprovar o crédito antes de assinar o contrato de compra do imóvel.

– Analise com um consultor de confiança os termos que desconhece no contrato.

– Esteja atento à documentação necessária, tanto do imóvel, quanto do comprador e do vendedor.

– Programe-se financeiramente para pagar as taxas extras: as despesas com cartório para escritura e registro, giram em torno de 2% a 3% do valor do imóvel. Além disso, há o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que gira em torno de 2% sob o valor total, dependendo do município.

– Esteja ciente e seguro de que tem condições financeiras para assumir as prestações no prazo determinado. A inadimplência pode levar à perda do bem e de todo o valor investido nele.

– Lembre-se: quanto maior é o prazo para quitar o financiamento, maior será a incidência de juros e o valor final pago pelo imóvel, portanto, utilize o FGTS ou outras reservas financeiras para abater a dívida ao longo dos anos.

– Prepare-se para imprevistos: pense na estabilidade do emprego e verifique se, em caso da perda da ocupação, terá auxílio desemprego ou outra fonte de renda para quitar as parcelas.

18 Comentários

  1. Achei muito interessante esta materia do financiamento, é de grande esclarecimento para os corretores para quem esta fazendo Gestão Imobiliaria, como eu.ObrigadoMariela

  2. Gostaria de obter um financiamento para a compra de um imóvel(no Rio)se é possívelcom a minha idade(69), e sou aposentada com um salário rasoável, e qual o tempo máximo p/o financiamento(no meu caso)se é possível também se possuo um imóvel em outro estado. Obrigada.

  3. Gostaria de obter informação sobre a possibilidade de um financiamento, devido a minha idade(69),e o tempo máximo, sou aposentada com um salário razoável; possuindo um imóvel em outro estado(quitado). Obrigada.

  4. Muito boa a iniciativa da ZAP no sentido de esclarecer pontos que nem todos conhecem mas que são muito importantes para evitar problemas futuros. Minha dúvida é a mesma da Carmen Porto (acima). Tenho 62 anos e quero comprar um apto. em São Paulo. Qual o prazo máximo de financiamento? Obrigado.

  5. Financiamento no valor de duzentos mil tenho 52 anos tempo máximo p o financiar??? Posso utilizar o FGTS mesmo tendo imóvel em meu nome?????? Apart a ser comprado em Niteroi RJ

  6. Parabéns pela iniciativa, pois poucos sabem os riscos que correm se não calcularem direito suas condições para um financiamento.Parabéns!!! poucas imobiliárias esclarecem essas dúvidas.

  7. PARABÉNS POR TODOS OS ESCLARECIMENTOS,ATÉ PORQUE É A COMPRA DO IMÓVEL,QUE NÃO É NENHUMA PEÇA DE VESTUÁRIO,POR ISSO TEM QUE TER PRECISÃO DAQUILO QUE ESTA COMPRANDO LEMBRANDO QUE É O SONHO QUE ESTA POR REALIZAR.

  8. PARABÉNS POR TODOS OS ESCLARECIMENTOS,ATÉ PORQUE É A COMPRA DO IMÓVEL,QUE NÃO É NENHUMA PEÇA DE VESTUÁRIO,POR ISSO TEM QUE TER PRECISÃO DAQUILO QUE ESTA COMPRANDO, LEMBRANDO QUE É O SONHO QUE ESTA POR REALIZAR.

  9. Peço que me oriente,em relação um aptº que estou enteressada, é contrato particular qual a garantia que tenho? O corretor me dá garantia total. É um predio de 3 andares um total de 5 aptosº idade do prédio + de 50 anos, tem IPTU, o prossedimento de venda sempre foi esse Contrato Particular, que é Registrado em cartório Cívil, não em Cartório de Registro de Imóveis por favor me responda obrigado. Urgente!

  10. De que forma é pago o valor da prestação durante a fase de construção em um imóvel comprado pelo sistema de financiamento associativo?

  11. Estou adquirindo uma casa pelo Minha Casa, Minha Vida. Participo de um grupo de consórcio de imóveis, mas minha cota não está contemplada, pode haver algum problema para liberação do financiamento?

  12. cliente compra um imóvel na planta, através de promessa de copra e venda com a construtora pagando uma entrada e 24 prestações mensais sucessivas, e o restante a ser pago em 30.04.2014, no valor de R$2000.000,00, podendo ser financiado pela Caixa. Acontece que a CONSTRUTORA exige que o cliente financie logo imovel na caixa e assine outro contrato de financiamente aasociativo para a garantia da obra, pode? Qual a ação que se pode ingressar?

  13. Vou fazer 60 este ano, sou funcionária pública federal, posso financiar imóvel pela caixa econômica até em quantas parcelas, um imóvel de 250.000,00 e dando uma entrada de 150.000,00 em quantos meses e valor mais ou menos das parcelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.