28/12/2015

Saiba como evitar que respingos de tinta estraguem o piso e os móveis da sua casa

Cobrir tudo com papelão é a principal dica para conservar os objetos

Fonte: 100 Pepinos*
Cubra todo o chão com papelões ondulados para evitar que a tinta chegue ao piso (Fotos: Shutterstock)
Cubra todo o chão com papelões ondulados para evitar que a tinta chegue ao piso (Fotos: Shutterstock)

A tendência de quem decide pintar as paredes é se preocupar somente com a cor ou o tipo da tinta. Saiba que também é importante proteger a casa para evitar que respingos de tinta manchem o chão, os móveis, as portas, os vidros, os espelhos de tomada e tudo o mais. O prejuízo pode ser grande.

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Tinta lousa entra em cena na decoração de ambientes residenciais

Além disso, oriente o pintor para que ele não dilua a tinta mais do que o necessário pra evitar que espirra além da conta. É só seguir as instruções da lata ou galão.

Preparamos algumas dicas para você saber o que pedir para o pintor fazer para proteger sua casa e garantir que não sobrem problemas pra depois.

Proteger a casa dos respingos é essencial. A regra geral é cobrir tudo que não vai ser pintado. Cuide dos cantinhos e fique de olho na pintura dos cantos que a tinta que foi usada na parede não respingue no teto.

O jeito é abusar da fita adesiva (crepe) para delimitar as áreas de pintura e pedir que o pintor use pincéis finos para pintar os cantos.

Veja como proteger cada coisa:

Utilize pincel mais fino para pintar os cantos da casa
Utilize pincel mais fino para pintar os cantos da casa

O piso – Proteja o chão com papelão ondulado, porque ele absorve a tinta, faz com que ela seque rápido e evita que ela chegue ao revestimento do piso. Não use plástico: alguém pode pisar na tinta úmida que caiu sobre ele e espalhar por toda a casa.

Espelhos de interruptor e tomada – Retire os espelhos (a parte de fora retangular que dá acabamento a tomadas e interruptores) e cubra o recorte da parede por onde saem os fios com fita adesiva larga.

Os móveis – A melhor opção é tentar guarda-los em caixas. Se não for possível, cubra os móveis com papelão, protegendo bem os contornos, e coloque uma lona por cima. Isso evita respingos e arranhões.

Junte os móveis e os objetos no centro do cômodo. Isso facilita a circulação dos pintores e o manuseio dos materiais e ferramentas.

Retire todos os espelhos da casa
Retire todos os espelhos da casa

Portas, maçanetas e dobradiças – Se você não for pintar a porta, peça para o pintor colocar fita adesiva larga nos batentes e apertar bem com uma régua, para não deixar vãos por onde a tinta possa passar.

Se você for pintar a porta, são as dobradiças, maçanetas e fechaduras que precisam de proteção. Ele pode tirar as maçanetas e reinstalar depois que passar a tinta nas portas e cobrir as dobradiças com fita crepe.

Outro jeito de proteger as maçanetas é utilizar papel alumínio. Ele se molda muito bem cobrindo todos os cantos e é fácil para retirar. Já para as dobradiças, passe vaselina líquida, que impedirá a tinta de aderir ao metal.

Rodapés – Peça que o pintor cubra os rodapés com fita crepe larga e aperte o cantinho que fica junto à parede com uma régua, para evitar que a tinta consiga passar por uma fresta.

O que vem primeiro: teto ou parede? – Se for pintar teto e parede, o teto vem primeiro. Pintura no teto respinga, mesmo. Depois a pintura da parede cobre a tinta que respingou lá de cima.

Para pintar a melhor sequencia é: tetos (laje ou forro), paredes, portas e janelas e rodapés.

Comece a pintura pelo teto e depois passe para as paredes
Comece a pintura pelo teto e depois passe para as paredes

Se depois de um tempo você quiser pintar a casa de novo e precisa se lembrar da cor, o que você faz? Nossa dica é: tire uma foto das especificações da lata ou anote tudo em um papelzinho e cole na parte de dentro de um espelho de interruptor.

O mais importante é anotar marca e cor da tinta. Lembre-se que com o tempo a tinta desbota e a mesma pode dar diferença da aplicada na sua parede. Por isso, o retoque tem que ser feito em uma área maior (plano inteiro) e não só em uma faixa.

Aproveite as dicas pra fazer uma pintura de qualidade e evitar pepinos.

+ Aprenda a escolher o melhor acabamento de tinta para a sua casa

+ Use e abuse das cores neon para alegrar a decoração da casa

+ Funcionais, tintas podem ser usadas como isolantes térmico e acústico

+ Veja quais são os 5 problemas mais comuns na reforma

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Vai reformar e não sabe quanto vai gastar? Veja dicas

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.