30/10/2012

Saiba como fazer atividades domésticas sem riscos de lesão

Saiba como fazer atividades domésticas sem riscos de lesão

Fonte: Revista do ZAP

Ao varrer a casa, por exemplo, especialista sugere evitar que se curve a coluna para frente

Cozinhar, arrumar e limpar a casa, lavar roupas, estender roupas no varal e cuidar do jardim — todas essas atividades exigem esforço físico e podem submeter o corpo a posturas arriscadas, com potenciais danos ao quadril, coluna vertebral, joelhos e ombros.

De acordo com o fisioterapeuta Leonardo Eikck, da ITC Vertebral, de Florianópolis, é preciso atenção à postural corporal na realização das atividades domésticas. “A casa também é um ambiente de trabalho, onde permanecemos por longos   períodos de tempo e por isso é preciso atenção para evitar problemas futuros”, diz.

Segundo ele, atividades comuns, como arrumar gavetas, por exemplo, devem ser exercidas com atenção. “Curvar o tronco gera sobrecarga direta na coluna lombar, o que pode desencadear dores imediatas. Isso se agrava com o tempo que se leva para realizar essa atividade”, conta. Eikck explica que a postura correta é sentar-se em um pequeno banco, de modo que a coluna fique alinhada e protegida.

Para cozinhar ou preparar alimentos, a sugestão do profissional é que se evite curvar a coluna para a frente, sem contração dos músculos abdominais, pois essa postura sobrecarrega tanto a região lombar quanto a cervical. “Ao preparar os alimentos, procure manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco”, sugere.

Ao varrer a casa, Eicke indica que se evite curvar a coluna para frente, utilizando uma vassoura com cabo curto. “Mantenha-se ereto e com os pés afastados. Observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para a frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna”, diz Leonardo.

Ao estender as roupas no varal, o fisioterapeuta alerta que se evite elevar muito os braços segurando as roupas para alcançar o varal, pois esse movimento sobrecarrega a região cervical da coluna. “Procure colocar o varal em uma altura compatível com a sua, acessível aos seus braços, de modo que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros”, assinala.

Outras atividade que submete o corpo a posturas arriscadas é varrer embaixo dos móveis. “Utilize um banco bem baixo para sentar ou fique agachado, mantendo a contração dos músculos abdominais. Do mesmo modo, ao arrumar a casa e afastar móveis evite empurrar ou levantá-los sozinho. O peso deles gera sobrecarga na coluna, podendo desencadear a dor imediatamente. Peça ajuda a outra pessoa para afastar móveis ou objetos pesados do lugar. Mantenha os joelhos dobrados, os pés afastados e o abdômen contraído”, diz Eicke.

E para quem já está com dores na coluna e precisa de atenção especial, Eicke sugere a visita a um profissional capacitado para promover a reeducação postural. Segundo ele, já existe há dez anos no país um o tratamento chamado Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA).

“É um tratamento não cirúrgico, que promove o fortalecimento da coluna através de cinco etapas”, conta, acrescentando que o tempo de duração do programa é em geral curto, com índice de bons resultados em 87% nos primeiros três meses.

Leia mais:
>> Acesse o Pense Imóveis e veja diversas ofertas de imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.