17/08/2016

Saiba como montar um quarto de estudos eficiente

Algumas soluções simples podem ajudar a crianças e adolescentes a terem uma área própria para a concentração e aprendizado

Fonte: ZAP em Casa

A psicóloga Regina Almeida aproveitou uma mudança de apartamento para renovar o quarto do filho Diogo, então com 12 anos. Entrando na adolescência, o jovem precisava de um quarto mais funcional para os estudos, com um ar menos infantil.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Nesse tipo de decoração, uma área reservada à leitura, com cadeira e mesa para trabalhar são fundamentais. Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico. No entanto, prateleiras, gavetas e armários são importantes para guardar livros e esconder a “bagunça” que pode se formar com os pequenos estudantes.

Decorção quarto de estudos
Um espaço para um computador também é válido, mas o uso de dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, diminui a necessidade de espaço físico (Foto: Shutterstock)

Várias soluções podem ser adotadas de acordo com o espaço disponível. No caso do quarto do Diogo, Regina optou pela interessante alternativa da cama no alto, com uma escrivaninha por baixo. “Como o quarto dele não é muito grande, a circulação ficaria comprometida com móveis lado a lado”, conta a psicóloga.

Em quartos maiores, bancadas planejadas são indicadas para ajudar a organizar tudo e dar espaço para o jovem estudar. Segundo a própria Regina, é importante estabelecer um local próprio para os estudos, o que ajuda a criança ou adolescente a se concentrar nas tarefas a fazer.

Quarto para estudos
Nesse tipo de decoração, uma área reservada à leitura, com cadeira e mesa para trabalhar são fundamentais (Foto: Shutterstock)

O arquiteto Fernando Alves alerta para a necessidade de boa iluminação no ambiente de estudo. “É importante que todo o quarto de estudos seja bem iluminado, e que o jovem indique quanta luz precisa para estudar com conforto”, explica o especialista. Luminárias, abajures e lâmpadas de leitura são uma ótima ajuda nesse sentido, já que podem ter a luz direcionada para onde o estudante está.

Quarto para estudos
prateleiras, gavetas e armários são importantes para guardar livros e esconder a “bagunça” que pode se formar com os pequenos estudantes (Foto: Shutterstock)

O tipo de cama escolhido por Regina, inclusive, pede cuidados com a iluminação. “Como a mesa fica sob a cama, a tendência é que seja escura demais para estudar, mesmo durante o dia”, explica o arquiteto. Por isso, atenção redobrada para evitar que os pequenos forcem demais a vista tentando trabalhar num ambiente menos iluminado.

Mesa para quarto de estudos
É importante que todo o quarto de estudos seja bem iluminado (Foto: Shutterstock)

+ Volta às aulas: saiba como planejar o cantinho de estudos das crianças

+ Saiba como escolher papéis de parede para o quarto do bebê

+ Quarto de bebê pode ter móveis rústicos sem perder a delicadeza

+ Veja como ter um quarto montessoriano para a criançada

+ 36 dicas decoração para quarto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.