04/03/2013

Saiba como mudar o visual do quarto em 10 dicas

Mudar a posição da cama ou pintar uma das paredes já proporciona uma grande transformação no espaço

Fonte: ZAP Imóveis

A maior parte do tempo que uma pessoa geralmente passa no quarto é enquanto dorme, mas isso não significa que este espaço tenha que passar despercebido na decoração da casa. Pelo contrário, este ambiente precisa ser aconchegante para oferecer refúgio ao dono do recinto. Detalhes no visual podem colaborar em termos de conforto e sensação de bem estar.

Se você cansou do visual do seu quarto, confira aqui 10 dicas de como dar uma repaginada no ambiente você mesmo. Observe como é possível gastar pouco dinheiro e usar a criatividade para deixar seu dormitório com uma cara nova.

É possível transformar o quarto com criatividade e economia (Fotos: Thinkstock)

1) Elimine o que não usa mais – Ao preparar o projeto do quarto novo, separe tudo o que não usa mais. Doar roupas que não servem mais e se livrar de objetos sem utilidade podem abrir o campo para entrar novos itens de decoração. Com o ambiente mais vazio, é possível enxergar melhor o espaço disponível.

2) Estilo – Antes de começar a mudança do quarto, é fundamental escolher qual estilo o dormitório terá, para então começar a mexer na decoração. “Se decidir por um visual mais clássico, pense em materiais que usam mais madeiras e linhas curvas nos móveis, como cômodas com os pés arredondados, por exemplo. Caso opte por um estilo mais contemporâneo, aplique nas paredes tons neutros como o branco, bege ou cinza e ouse um pouco mais em detalhes das almofadas e poltronas”, indica a designer de interiores Marina Sá. Para a profissional, o dormitório deve trazer a personalidade do dono.

3) Parede – “Uma ação que muda muito o visual do quarto é pintar uma das paredes ou aplicar textura, papel de parede ou adesivo em uma delas para dar destaque”, orienta a designer. Segundo a profissional, tal atitude já pode mudar o conceito do quarto para mais clássico ou moderno, por exemplo.

Colocar papel de parede e aplicar adesivos são maneiras de mudar o visual do quarto sem muito trabalho

Se a intenção for pintar a parede, Marina indica forrar o chão próximo ao espaço com jornal e colocar fita adesiva no rodapé e nos cantos das portas para proteger a área e não manchar. “Dependendo do estado que a parede estiver, é preciso lixá-la. Aí então é necessário passar um aplicador e então usar a tinta à base de água, pois ela não tem cheiro forte e seca muito rápido”, explica.

Caso a pessoa opte por papel de parede, a designer indica a contratação de um profissional especializado para fazer o serviço, a fim de evitar o aparecimento de bolhas. De acordo com ela, os especialistas cobram por rolo aplicado. “Adesivos também são interessantes e a própria pessoa consegue colocá-los sozinha”, diz.

4) Móveis – Para dar um novo visual no quarto e, ao mesmo tempo, economizar, uma boa ideia é renovar a mobília já existente. “Se tiver um móvel mais antigo madeirado, pode aplicar uma pintura em laca ou revesti-lo com tecido. Aplicar papel de parede nele também resulta em um bom resultado, caso ele tenha a superfície lisa”, sugere Marina.

5) Cama – Mudar a posição dos móveis também é válido e faz diferença, principalmente quando se altera o lugar em que a cama está disposta . “Ela é o ponto principal do quarto, portanto trocar sua posição já oferece uma boa transformação”, afima Marina.

Roupas de cama também podem modificar o visual. “Elas fazem diferença quando todos os outros elementos já foram pensados. Deve-se harmonizar seu estilo com o do resto do quarto”, diz. A especialista afirma que as estampas podem ser diferentes, como xadrez na parede e florido no edredom, desde que as cores conversem entre si.

6) Tapete – Colocar um tapete no chão também ajuda a mudar o ambiente. A designer orienta que este item brinque com o tom dos outros elementos da decoração. “Eles podem ser jogados ao pé da cama ou então como uma passadeira”, sugere Marina.

7) Para sentar – Se tiver um cantinho de leitura, a recomendação da profissional é colocar uma poltrona ou um pufe de canto. Procure um assento que seja confortável e combine com o estilo novo do quarto.

8) Iluminação – Para oferecer luz ao ambiente, uma luminária de piso ou coluna é o que a designer sugere. “Elas permitem que as hastes sejam reguladas e ofereça boa altura para direcionar a claridade para uma poltrona na hora da leitura”, diz Marina.

Nova cor na parede transforma o ambiente

Um forro de gesso permite colocar luminárias embutidas, de acordo com a profissional. Mas, se a intenção é economizar, Marina recomenda uma luminária central com iluminação mais amarelada, que é mais aconchegante. “Assim como os outros itens, o objeto que ilumina também tem que ter a ver com o conceito escolhido na decoração”, lembra. Fitas de LED também podem clarear armários, prateleiras e nichos.

9) Quadros – Mude as imagens e também a disposição dos quadros. “A moldura tem que harmonizar com o estilo e ser mantida em altura padrão, que é quando o centro do quadro fica a 1,50 metros”, diz Marina. O formato pode ser em diferentes tamanhos, mas sempre alinhados por cima.

10) Cortina – “Caso tenha uma persiana, troque-a por uma cortina de tecido”, recomenda a designer. Ela afirma que a mudança deixa o visual mais leve. “A ideia principal é deixar o quarto aconchegante, já que é um refúgio de descanso”, ressalta.

60 Comentários

  1. Achei otima as sugestões,principalmente porque redecorando minha casa.O que esta incomodando um pouco é o armario que é embutido e de cor muito clara. Mas as sugestões valeram muito.Sempre que puder mande novasrsrsGrata

  2. Olá,Gostaria de sua opinião,tenho um quarto vazio está pintado de branco,inclusive o teto, mede 3×4,pretendo fazer meu quarto de dormir com poucos moveis só o necessário!!!Sugestões serão aceitas !Obrigada desde já !!Um abraço

  3. muito boa as dicas mas gostaria de saber onde encontro os adesivos de paredes e os de box de banheiro se for possivel se não obrigado mesmo assim

  4. Olá! adorei as dicas, sabe quando você ver uma casa ou cômodos de uma, linda e bem decorada e acha isso o máximo? pois é, o problema é quando isso não acontece com a sua kkkk e você pergunta porque? adorei viu! vou precisa mais tarde dessas dicas ou que sabe contratar um profissional kkk e eu bem já pensei nisto mesmo. Um abraço!

  5. A dica foi muito importante,principalmente para mim que já estou cansada do visual da minha casa.Valeu!!!Obrigada!Marlene

  6. Eu amo construir sempre pego digas de vcs que aproveito nas minhas construção valeu mande mais dicas simples e bonita para decorar casas do projeto minha casa minha vida.

  7. Estou precisando mesmo de mudar o visual do meu quarto, vou seguir algumas dicas e com certeza vai ficar muito bom. Obrigada pelas dicas.

  8. Achei ótima as orientações. Pretendo coloca-las em práticas, quando eu ter minha moradia própria. Pois falta 11 meses para morar no apartamento que comprei. Na verdade é um apertamento, por ser muito pequeno e apertado.

  9. As dicas são ótimas e amei o adesivo com pássaros só, gostaria de saber as opções de onde comprar e quais as cores (nº)usadas.

  10. Parabéns!!!! ótimas idéias; será q vc pode me ajudar? eu tenho um ambiente de +- 40m2 e gostaria de dividí-lo pois parece q vou morar nele; tem 1 banheiro e 1 cozinha e uma área; mas este cômodo eu preciso precisa ser um quarto e sala.Obrigada.Cida.

  11. GOSTEI DA IDÉIA, FICA ÓTIMO E CONFORTÁVEL. DEVE-SE APROVEITAR E MUDAR A MOBÍLIA, OU AS CORES. LEGAL.

  12. Sou projetista e adoro novidades. Tudo é válido com muita criatividade. Vamos pensar também no custo beneficio tá.

  13. Vocês estão de parabéns,adorei este quarto esta lindo!A côr da sala também gostei tanto que pretendo pintar minha sala nesta côr,peço se for possível me mandar por e-mail o nome da tinta,côr ou número amei as dicas,um grande abraço e muito susseço.

  14. AS IDEIAS SÃO ÓTIMAS.GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO PEDIR AJUDA A VOCES PARA DAR UMA REPAGINADA NO MEU QUARTO;ABRAÇOS

  15. ola gostei das dicas, mas não poderei mudar guarda-roupa de lugar, mas gostaria de informações s/papel de parede,posso por apenas em 1 parede?tb tenho muitas fotos em 2 paredes, e tb informações s/tapetes,pois tenho 1 pq ma beira da cama, aguardo respostas, bjs REGINA de Bauru SP

  16. OláAmei, adorei todas as dicas de decorações de interiores. Gostaria muito que envia-se pra mim mais dicas pois minha casa é muito pequena todos os comodos.Abraços Greyse Costa

  17. gostaria de mais sugestoes principalmente para moveis quero fazer uma patina em uma raque de madeira esta muito risacada obrigada

  18. Boa tarde, muito legal as informações das decorações.O meu apartamento ainda vai ficar pronto e vou utilizar suas ideias.Abraços!

  19. amei a ideia do quarto o papel de parede e lindo estou reformando minha casa e amei essa decoraçao do quartoto pensando em usar a ideia de vcs brigado …

  20. Meu quarto e 3×3 minha cama é grande o ropeiro é o tamanho da parede e ainda tenho o computador. fico com um espaço bastante pequeno.Como vou mudar?

  21. Gosto muito das dicas…estou nessa fase de detestar a mobilia, cor da parede etc…necessitando de mudanças, e tive ótimas idéias para começar “a partir das dicas. obrigado!

  22. Oi. Eu ainda continuo confusa. Minha TV é na msm parede que da porta, minha cama fica de frente para porta e a tv. A janela ao lado direito e meu guarda roupa ao lado esquerdo e minha cama no meio. Mais comprei um espelho botei ao lado da janela de frente pra cama e o guarda roupa. Mas não gosto muito a luz é no meio mas não clareia muito para usar o espelho” Como eu posso deixar meu quarto do meu agrado e mas confortável. Me ajudem pfvr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.