25/10/2013

Saiba como organizar o cantinho dos animais de estimação

Eles precisam de local adequado para comer, dormir e fazer suas necessidades

Fonte: ZAP Imóveis

Você mora em casa ou apartamento e tem um animal de estimação? Então você deve saber que ele precisa ter um espaço só dele, um local adequado para comer, descansar, dormir, fazer necessidades e até mesmo brincar.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

O cantinho dedicado aos gatos deve estar sempre limpo e organizado (Fotos: Mon Liu)

Afinal, quando você está triste, ele é o primeiro a consolá-lo, ficando por perto sempre carinhoso e solidário. É ele que dá o alerta quando percebe algo errado ou pressente o perigo…

Na opinião da designer de interiores Mon Liu, os gatos nunca vêm para a sua vida por acaso. “São independentes, delicados e extremamente sensitivos. Adoram tapetes e almofadas aconchegantes. O gato pertence à casa. Gostam de cantinhos apertados, seguem uma rotina, estranham pessoas que não conhecem”, diz.

Segundo Mon, os felinos, que não obedecem a comandos quando não estão com vontade, precisam sempre de água limpa e um pote com areia para as necessidades básicas. O cantinho onde ficam precisa estar limpo, organizado e arrumado. “Eles se irritam com facilidade. Precisam de um arranhador. Os brinquedos são os mais simples possíveis, como novelo de lã e bolinha de papel”, acrescenta.

Os cachorros são mais dependentes que os gatos. Afetivos, protetores, muito amigos dos seres humanos. Gostam de interação e brincadeiras, sentem ciúmes e escolhem um dono na casa. Têm facilidade de serem adestrados, servindo de guia para portadores de necessidades especiais. A fidelidade e a lealdade são características deles e cada raça tem o seu temperamento.

Casinha do cachorro foi adaptada embaixo da escada

O arquiteto Augdan de Oliveira Leite, que tem cachorro no apartamento onde mora, procura deixá-lo na lavanderia. “Eu acho melhor delimitar o espaço do cachorro. Para dormir, ele tem o cestinho ou caminha. Os potes de água e ração têm o lugar certo, longe de onde ele faz as necessidades”, afirma.

Alguns veterinários aconselham que três principais locais de uso do animal devem ser pré-estabelecidos pelo dono: onde irá dormir, onde irá comer e onde será seu banheiro. Esses locais, como estão dentro da casa ou do apartamento, devem ser em áreas distintas. O animal deve se alimentar em local sempre distante da área onde ele fará suas necessidades.

O pote de ração pode ficar na cozinha, na copa ou na área de serviço. As vasilhas de alimento e água devem ser higienizadas depois que o animal comer.

O local onde o animal faz suas necessidades, onde fica seu jornal, tapete higiênico ou caixinha de areia, deve ser mantido sempre limpo. É recomendável que seja um local fácil de limpar, como a lavanderia. Quem mora em casa com quintal ou que tenha área de serviço externa pode colocar o banheiro do animal ali.

O ideal é que o animal tenha como aproveitar as áreas externas

Não é recomendado que o animal durma na cama com seus donos e, se possível, é melhor evitar que ele fique até no mesmo quarto. A caminha pode ser colocada na sala ou em algum quarto extra da casa. O ideal é que o animal tenha uma almofada, colchonete, cesto, manta ou qualquer material que possa protegê-lo do frio, calor ou umidade que possa vir do piso.

Também é importante que o bichinho tenha um espaço para seus brinquedos e, no caso do gato, o arranhador. É bom deixar um ou dois dos brinquedos preferidos do pet dentro de sua casinha ou onde ele passa mais tempo, como na sala. Ao manter o cão entretido, os brinquedos ajudam a evitar que filhotes mordam e estraguem móveis da casa.

34 Comentários

  1. Adoro suas dicas, sempre muito uteis.Gostaria de poder recebe-las na minha linha do tempo, no facebook ou no meu email.Desde ja, muito grata pela atencao dispensada.atenciosamente,Angela Gomes

  2. Adorei as dicas para dormitório de gatos,eu tenho 7 são independentes demais,dormem onde querem principalmente na minha cama colados na minha barriga,no meu travesseiro amaciando minha cabeça que não posso mem me mexer porque ainda reclamam,gostam de dormir encima do computador, geladeira, caixa de sapato, bolsa ou em cima de mim,não adianta tirar que eles voltam, eu uso papel picado para as necessidades deles,não fica odor e eles gostarão comprei ate uma picadora que fica mais fácil picar,são unidos,só tenho uma que é estressada bate nos outros, e são castrados,caseiros ,não são de rua eu os amo muito.conheço o miado de cada um deles que é diferente,se estão no quintal sabem a hora de entrar para dentro de casa não deixo dormir na varanda, dormem em casa me acordão as 5 hs da manhã para por comida e trocar a caixa de higiene, dormem muito de dia e anoite é festa , não são de roubar comida ou qualquer outra coisa, não gostam de comer sozinhos tenho que por para todos junto,são educados deixam os menores e os mais velhinhos comerem primeiro ,não são aqueles gatos que ficam miando o tempo todo, quando chego do trabalho vem correndo fazer festa,eu amo meus filhos são tudo para mim.

  3. kkkkk vai explicar a um gato que ele não pode deitar e dormir na sua cama…como diria a música”..mais fácil aprender japonês em braille”!

  4. Adorei suas dicas. Meu gato Dominique é que vai gostar,afinal nossos companheiros de todos os momentos merecem cuidados,dedicação e todo carinho.

  5. Amei essa matéria sobre o ambiente e a decoração para os cães e gatos.Muito fofinho!!!!!Edmary Paranhos

  6. Adorei pois eu tenho 2 gatos que são a minha vida eu amo eles demais. O juslevite o mas velho ta muito doente ele ta com o dente quebrado e o olho doente diz o veterinário que e a velhice.mas tenho muita dor dele….

  7. Amei as dicas, tenho 5 gatos e são fofos, dormem onde bem entendem não comem comida velha, são exigentes e maravilhosos. Amo gatos, cachorrcos , micos etc.etc.etc.

  8. Amei tenho 3 gatos que moram comigo em meu apartamento de 71 m² acho pequeno pra eles. Mais sempre estou fazendo de tudo pelo conforto deles.

  9. sempre tive cachorro, agora um gato me adotou, mas moro em apto e é dificil lidar com a felicidade dele emdestruir meu sofá. porem estou apaixonada com a festa que ele faz, não gosto que durma comigo mas ele éteimoso demais da conta. vc tira ele volta, vc tira ele volta ….

  10. Muito legal as dicas! Pena que moro em apartamento e não tenho tanto espaço assim! Se Deus quiser logo, logo vamos mudar para um maior, de repente arrumo um cantinho felino e feliz para eles! Fiquei apaixonada pela casinha. Tenho 13 filhos(as)! Até o dia 31/08/2013, eram 14, infelizmente perdi a minha Clarinha de 2 aninhos câncer no intestino! Foi uma dor imensa que só suportei porque tenho os outros que os amo muito e eles também me amam! Mas, fiquei muito mal, junto com o Miguel que também cuidava dela! Que saudade da minha gatinha, minha filha amada e querida. Abraços, Espedita

  11. meu gato é ensinado e não sobe em cima da minha cama. Donos que ensinam e que tem regras é o suficiente para ensinar o animal que é mt inteligente.

  12. AMEIIIIIIIIIII!! Amo gotos e tenho uma gata preta linda, chame-se Pretucha é muito educada, tem 5 caminhas e ainda dorme na nossa cama!! Adora viajar e na casa do meu sogro ela tb tem a caminha dela e os cantinhos preferidos dela.Adorei a materia. bjos

  13. amei esse espaço dos gatinhos otima dica amo gato tenho muitos todos castrados e muito bem amados,c/td,carinho pois eles sao meus verdadeiros amigos.

  14. Tenho uma cadela com 2 anos (July) e um gatinho com 6 meses (logan), são a minha paixão, os amo por demais. Moro em apartamento e não dar para tem um espaço só para eles, mas eles gostam muito da sala e de estarem sempre onde estamos. Durante o dia o gatinho dorme onde apetece dormir, até dentro da bolsa ele entrar para tirar uma soneca … rsrsrsrsrsrsrsrs, mas durante a noite os dois gostam de dormir na cama e não adianta tirá-los que eles voltam. A cadela até fica chorando na porta do quarto quando não a deixamos entrar.Os dois dão-se muito bem e gostam de estar na maior galhofada, e acho engraçado um procurando o outro para brincar.E ainda tem gente que não gosto de bicho, não sabe o que está perdendo!!!

  15. Tenho 4 filhotinhos de gato e uma cadela de 3 anos… Os filhotes alem de tentar mamar na coitadinha ainda roubaram a casinha dela… Ela é super mansa e não faz nada com eles, ai eles usam e abusam dela, as tetinhas dela já estão até machucadas, o que eu posso fazer?

  16. Olá,Victor! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.