13/06/2013

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa

Técnica manual propõe unir, em retalhos variados, diversas misturas de conceitos, cores, estampas, formatos e design

Fonte: ZAP Imóveis

Lembre-se da casa da vovó: ambiente aconchegante, cheio de mimos na decoração e com a típica colcha de retalhos.

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa
A manta deixa o ambiente colorido (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

O patchwork nada mais é do que essa conhecida e antiga técnica manual de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de conceitos, cores, estampas, formatos e design.

Traduzido como “trabalho em retalhos”, essa técnica foi criada no século XVII. Depois, surgiram as colchas de patchwork, feitas com sobras de tecido de costureiras.

Hoje em dia, a popularidade é tão grande que existem retalhos específicos para recriar não somente colchas e mantas, mas, objetos decorativos em geral.

E o assunto não para por aí! A técnica do patchwork está tão em alta, que foi lançada a Patchwork Design, exposição internacional criada pelo produtor Zeca Medeiros.

A mostra contemporânea reúne mais de 80 peças, foi exposta no Brasil em março deste ano e contou com obras de brasileiros e norte-americanos.

Confira cinco dicas para aproveitar o patchwork na decoração de sua casa:

1. Patchwork nos detalhes: aplique retalhos em objetos antigos e transforme-os. De porta-copos a molduras de quadros, passando por bonecas, bolsas e porta-retratos. Basta criar e libertar sua imaginação.

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa
Molduras de quadros também são opções para se utilizar o patchwork (Crédito: Divulgação)

2. Ambiente aconchegante – Por que não abusar da colcha de retalhos? A famosa manta deixa o ambiente colorido e seu preço vale a pena. Pode ser feita em casa ou por aquela costureira de confiança, basta reunir os famosos retalhos e mãos à obra!

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa
A colcha pode ser feita em casa ou por aquela costureira de confiança (Foto: Divulgação)

3. Misture sem medo – O mix de desenhos e tecidos dão um charme especial. O importante é que sempre acompanhem os tons do maior destaque escolhido.

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa
O mix de desenhos e tecidos dão um charme especial (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

4. Poltrona velha de cara nova – Customize seus móveis, como uma poltrona antiga, por exemplo. Encosto, assento e braços podem ser forrados com estampas diferentes e dão um ar mais leve e alegre para o ambiente.

Saiba como se inspirar para fazer o patchwork em casa
Customizar os móveis, como uma poltrona antiga, é uma das alternativas (Foto: Divulgação)

5. Na medida certa – Para os menos ousados, o toque pode vir de uma tela ou painel com fotos da família. Barras de lençóis, toalhas e tapetes também entram na lista dos objetos finalizados com patchwork.

88 Comentários

  1. Em fevereiro/2013 fizuma cabeceira para minha cama com os tecidos iguais aos da colcha de retalho, ficou muito lindo. Agora vou tentar fazer a colcha e os travesseiros.

  2. Já fui a uma dessas feiras e fiquei encantada! comprei vários retalhos e estou tentando fazer a minha colcha bem bonita. Lindo site.

  3. Achei maravilhoso,ainda mais agora que preciso de fazer alguma coisa para ganhar ddinheiro, nunca trbalhei e preciso do dinheiro,além do que é tudo lindo mesmo,se puderem me ajudar vou agradecer muito,obrigada e que DEUS os abeçoe.

  4. Belo trabalho, parabéns. Moro no Rio, na Ilha do Governador e não encontro um cursinho de paty. Vcs podem me ajudar?? Grata, Suzy

  5. Adorei…gosto muito de patchwork e estas estão maravilhosas não tenho muita praticas,mais vou tentar fazer…parabens

  6. Coloquei um poltrona de patchwork na minha sala e fez a diferenca, o ambiente ficou muito mais charmoso e aconchegante.

  7. todas as vezes que vejo matéria de patchwork me faz lembrar infância, paz, leveza, amor. Muitas vezes gostaria de fazer algo tão bonito mas aprecia-los já tranquiliza a mente. Quem sabe um dia me animo e inicio um curso para aprender!!!!!!

  8. É realmente muito gracioso, cheio de charme e elegância. Deixo aqui meus parabéns a todas as pessoas que trabalham com esta técnica, que é pura arte. É lindo!

  9. GOSTO MUITO DESSA TECNICA.Em Pernambuco, onde poderia aprender a tecnica de patchwork.

  10. Tem costureiras que preferem jogar os retalho de pano fora do que dar a alguém que não preguiça de fazer uma coisa dessa tão linda.Parabéns!!!!!!!!!!

  11. amei tudu mas esse sofá é tudu…como faço um desses pra mim em casa….eu mesmo…..abração….

  12. Me lembra os tempos de minha avó, morávamos no sítio, era assim como a poltrona, as cores não combinavam, a cada domingo trocava-se as colchas, tinham muitas. Gostaria de poder abrir uma loja só com esse tipo de artigos, tenho certeza que iria prosperar rápido.

  13. OLá a mim é de divina sabedoria esses retalhos ,mim encanta!!!acho tudo lindo estou de parabéns…..abraços.

  14. Bom Dia! Adorei o trabalho em patchwork, Como faço para apreender a técnica? Fico no aguardo da resposta!

  15. amo artezanato…vlorizio muito esta artede transformar retalhos em coisas tao lindas…

  16. Adorei a exposição dessa ideias novas de patchwork para decorar as nossas casas e torná-las mais aconchegantes! Sou vendedora de patchwork para uma artesã, aki em minha cidade e sinto que muitas pessoas ainda desconhecem esta arte tão antiga e bonita. É bom ter divulgações como esta aki, no MSN!Adriana – Itajaí/SC

  17. Parabéns pela criatividade, adorei as colchas e a poltrona da vovó. Quando estudei, fiz pratos decorados com tecidos, fica muito lindo.

  18. adorei as colchas de retalhos, como faço para conseguir uma?O trabalho de vcs é perfeito simplesmente amei.Abraços.

  19. adoro tudo feito de retalhos e gostaria aprender fazer para colocar na minha casa ,e tudo muito lindo . parabens !

  20. Acho ótimo esta técnica, principalmente porque resgata uma cultura e também um aproveitamento das sobras. Isto faz parte da sustentabilidade que os antigos já usavam e também porque não se tinha as condições de hoje . Totalmente favoravel

  21. O pacthwork e suas maravilhosas técnicas reaproveita retalhos e cria maravilhas. Faço um pouco. Aqui no Pará ainda não é conhecido como deveria. Muito boa a iniciativa de mostrar esses belos trabalhos. Parabéns.

  22. Lindos! tenho visto muito artesanatos em alguns programas e cada dia que passa estou mais encantada!!!Bjos…

  23. amo patchwork,não sei fazer e infelizmente é muito caro, mais assim que der quero comprar meu sofá… valeu!!!

  24. tenho muitos retalhos pois tenho uma pequena oficina de costura em casa tenho muitas ideias,mas sempre deixo para depois ai acabo descartando os retalhos,quando vejo um trabalho assim da vontade de começar

  25. Olá Maria. Existem diversas publicações e revistas sobre costura e artes manuais. Elas costumam apresentar o passo a passo deste e outros tipos de trabalho.

  26. É uma pena que as pessoas ainda vejam a técnica do patchwork como “união de retalhos” ou “colcha de retalho da vovó. O patchwork não é só “união de retalhos” O patchwork é um artesanato caro, pois nós que fazemos o Patchwork, não compramos retalhos,compramos metros e metros de tecido,fazemos projetos e trabalhamos com cálculos, pois é… precisamos saber o mínimo de matemática e geometria para que nossos trabalhos saiam com o mínimo de beleza que se espera de uma peça de patchwork, não desmerecendo a colcha da vovó, de jeito nenhum, mas, quem ficaria feliz em encomendar uma colcha de patchwork para sua cama, e ao receber é a colcha de retalho da vovó? Desculpa, primeiro porque uma colcha de patchwork não é barato, uma colcha de casal calculando por baixo custa uns 2.500 reais agora eu pergunto alguém se habilita á pagar esse valor por uma colcha da vovó? Desculpa mais uma vez.Então fica aqui o meu recado patchwork não é só união de retalhos, patchwork é uma arte com muita dedicação estudo. Muito obrigada. Edleuza

  27. amei seu comentario sobre as colchas.primeira vez vejo comentar sobrePatchwork,como arte,sempre falam união de paninhos.fico triste por amo patchwork,faço .cada dia quero fazer mais,faz somente 2 anos que faço.estou encantada pelos seus trabalhos bç.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.