17/03/2011

Saiba como transformar aquela antiga mesinha gastando apenas R$ 30

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – Você tem um móvel que, velho e descascado, acabou sendo transferido para o quarto dos fundos para servir de suporte a sua bagunça? Não desista dele. Aliás, que tal trazê-lo de volta para o ambiente principal da casa? Nesta semana, a blogueira Thalita Magalhães, do Casa de Colorir , mostra como, com algumas ferramentas baratas e de fácil manuseio, transformou uma mesinha lateral antiga numa peça moderna e cheia de estilo, digna de roubar a cena na decoração. O trabalho demorou dois dias para ser feito e precisou de um investimento de R$ 30. Siga os passos:

ANTES: a mesinha lateral de madeira de Thalita estava até mesmo descascada
ANTES: a mesinha lateral de madeira de Thalita estava até mesmo descascada

Anote a lista de materiais para transformar o seu móvel:
– Lixa
– Estilete
– Faca ou espátula
– Paninho úmido
– Massa corrida para madeira
– Puxador
– Tinta em spray  

1 – A primeira coisa a fazer é faxinar o móvel. Limpe todos os cantinhos. Com um pano úmido, retire materiais estranhos a peça, como cola, fita adesiva, restos de tinta. Depois lixe toda a superfície até deixar a mesa bem lisinha.

2 – Limpa e lisa, a peça deve ser preparada para receber a tinta e o puxador que escolheu para adorná-la. A gaveta do móvel de Thalita possuía dois furinhos e no entanto, ela havia optado por um puxador do tipo pino. Neste caso, é preciso cobrir os furos com massa corrida. Nas lojas especializadas, há opções de produto sem cheiro, de rápida secagem e de tom amadeirado. Mas o furo da gaveta deve ser feito ao final do processo.

3 – Feito tudo isso, é chegada a hora de pintar o móvel. Cubra o ambiente com jornais e papéis em desuso para não sujá-lo. Ao aplicar a tinta, procure ficar a uma distância da peça que impeça que o líquido espirre em seu corpo. O móvel de Thalita precisou de três mãos de tinta spray. Preencha todos os espaços e finalize o trabalho quando chegar a uma cor homogênea.

4 – Se optou pela troca do puxador, ele deve ser colocado depois que a tinta estiver seca. Neste caso, marque o local do furo e faça-o com uma furadeira. E a sua mesinha está pronta para sair do quarto dos fundos e assumir novo posto na casa.

Com lixa e pano úmido, a mesa é preparada para receber a tinta. Para proteger o ambiente da sujeira, forre com jornal
Com lixa e pano úmido, a mesa é preparada para receber a tinta. Para proteger o ambiente da sujeira, forre com jornal

 

LEIA MAIS:

Transforme a parede de azulejos sem graça da sua casa num painel vintage colorido

Confira dicas para fazer um jardim perfumado

1 Comentário

  1. Infelizmente não consegui ver a mesinha pois não havia imagem apenas como devo fazer para restaurar, acredito q tenha fico linda. Gostei das dicas para organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.