24/11/2015

Saiba como usar cestos organizadores para decorar a casa

Feitos de vime, plástico ou  tecido são cada vez mais versáteis e aliados dos ‘bagunceiros’

Fonte: Revista do ZAP

Cestos são os objetos mais versáteis dentro de casa. Eles estão nos lavabos, nas salas, nas áreas de serviço, e podem ser usados como parte da decoração do ambiente. Difícil é achar um cômodo em que eles não sejam úteis.

Cesto com tecido em tom de telha em suporte de madeira dá o tom rústico ao ambiente (Foto: Shutterstock)
Cesto com tecido em tom de telha em suporte de madeira dá o tom rústico ao ambiente (Foto: Shutterstock)

+ Luminária feita com colher de pedreiro e boa organização transformam quintal. Assista

+ Como funciona um curso de organização de ambientes?

Feitos de vime, barro, plástico, tecido e outros tantos materiais, assumem várias funções, mesmo que a residência seja equipada com muitos armários e prateleiras. A principal delas é organizar. Tanto que cestos e baús são os principais aliados dos bagunceiros.

cesto no banheiro
Cesto são ótimos para guardar toalhas em rolinhos no banheiro. Além de organizar, esta disposição também decora o ambiente (Foto: Shutterstock)

“Hoje ele pode servir de porta-toalhas, amanhã de cesto de lixo, depois, de cachepô. E porque não de cooler também? Tudo vai depender do material que ele é feito”, ensina o arquiteto Gabriel Negrão.

São muitos os materiais usados na produção desses objetos. Entre os mais comuns estão os empregados em estofamentos. Tecidos em tramas bacanas, couro, e até chitas. Além disso, qualquer um pode comprar um cesto e revesti-lo para que combine ainda mais com a personalidade do cômodo.

“Vale até mesmo usar aqueles restos do papel de parede que estão jogados no depósito”, propõe o profissional.

Cômodo a cômodo

Em um banheiro menor ou em um lavado, não fica bem mandar executar um gabinete para armazenar utensílios. “É um ambiente que não pede nenhum tipo de armário por ser um banheiro de pouco uso. Cai super bem, nesses casos, usar um cesto”, explica Negrão. Desta forma, rolos de papel higiênico e toalhas podem ficar à vista, desde que organizados.

 

Cesto
O cesto pode ter várias funções no ambiente, seja para armazenar roupas limpas ou separar as peças usadas (Foto: Shutterstock)

Se o orçamento também estiver curto para fazer um gabinete no banheiro de uso normal, a mesma dica vale. “Se tem que ficar à mostra, organize! Dobre as toalhas, empilhe os rolos de papel e porque não, uma cesta bacana para deixar cada coisa no seu lugar?”, aconselha o arquiteto.

Na sala, ao lado de um sofá, pode servir de revisteiro ou de acessório embaixo de uma mesinha de centro mais alta. A cozinha fica muito mais charmosa com cestos menores e compridos, usados como porta-talheres ou porta-guardanapos.

Na cozinha, os cestos também podem ser usado como cachepots de plantas (Foto: Shutterstock)
Na cozinha, os cestos também podem ser usados como cachepots de plantas (Foto: Shutterstock)

No quarto, os maiores servem para colocar a roupa suja e um menorzinho pode ser colocado ao lado da mesinha de cabeceira para armazenar os livros que serão lidos ao longo de um mês. Os de plástico mais resistentes, quando tampados, fazem o papel de pufe em alguns cômodos.

+ Veja dicas simples para manter o guarda-roupa organizado

Cuidados

Não se esqueça que a principal função de um cesto é organizar. O único pónto de atenção para o uso da peça é que, quando o morador é desleixado, ela vai servir apenas para acumular bagunça. E um cesto bagunçado é bem pior que um armário bagunçado, pois quase sempre está aparente.

Cesto tem diversas funções. Ele pode ser usado para armazenar roupa suja ou até como cooler (Foto:  Gabriel Negrão)
Cesto tem diversas funções. Ele pode ser usado para armazenar roupa suja ou até como cooler (Foto: Gabriel Negrão)

“Mas ainda assim ele facilita, pois delimita um lugar especifico para tal coisa ser guardada”, ameniza o arquiteto.  Quase não há pontos negativos no uso desse objeto. Os preços variam muito de local para local, e grandes lojas de decoração têm um acervo enorme de peças.  Talvez o desgaste seja um dos únicos poréns.

“Se o cesto for em vime não aguenta ser molhado. As tramas também podem ceder ao longo dos anos, mas isso demora a acontecer, pois são resistentes”, completa Negrão.

+ Decoração com baú deixa ambiente charmoso e funcional

+ Aplique tecidos nos ambientes da casa e faça uma decoração barata

+ Utilize os desenhos das crianças para criar almofadas originais

+ Guarda-roupa também faz parte da decoração. Veja modelos

+ Especialistas dão dicas para transformar guarda-roupas em um móvel novo

+ Saiba como eliminar ácaros do quarto

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Confira objetos para decorar quarto de criança com tema da Turma da Mônica

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.