19/03/2020

Saiba como utilizar o detergente de forma eficaz na limpeza da casa

Descubra quais são os tipos do produto e para que servem cada um

Fonte: ZAP em Casa

Em tempos de crise e proliferação de doenças virais, fazer uma faxina completa em casa é de suma importância e não requer um grande kit de produtos de limpezas, muito menos itens sofisticados e ultramodernos. O novo coronavírus, que causa a doença do Covid-19, pode ser morto com produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão. 

O bom e velho detergente, por exemplo, é um poderoso aliado da higienização doméstica, pois possui versões variadas, podendo ser usado em diferentes superfícies e encontrado em valores que atendem a todos os bolsos.

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Antes de mais nada, é importante saber quais são os tipos de detergentes existentes no mercado e para que servem cada um deles. Segundo explica a personal organizer Bárbara Volnei, são quatro:

Detergentes Biodegradáveis

detergente na limpeza
O detergente é um poderoso aliado da higienização doméstica (Foto: Shutterstock)

Eles têm esse nome por serem passíveis de degradação pelos micro-organismos presentes nas águas. Os detergentes se tornam biodegradáveis quando é reduzida a quantidade de fosfato presente no detergente. Lembrando que apenas os detergentes em gel, utilizados para lavar louça, são biodegradáveis. Os sabões em pó e em barra permanecem na natureza ainda por um longo período de tempo, por este motivo, necessitam de um tratamento prévio antes do descarte.

Detergente Neutro

detergente na limpeza
Possui versões variadas, podendo ser usado em diferentes superfícies (Foto: Shutterstock)

É o mais utilizado na limpeza do dia a dia em residências e não agride o piso.

Detergente Ácido

detergente na limpeza
O detergente pode ser encontrado em valores que atendem a todos os bolsos (Foto: Shutterstock)

É indicado para limpeza pesada, como sujeiras causadas no pós-obra (cimento, óleos, graxas, etc).

Detergente Alcalino

Remove todo tipo de sujidade, com exceção das de origem mineral. Deve ser usado com cuidado para não agredir o piso.

Ainda de acordo com Bárbara, existe um outro ponto a se atentar sobre os detergentes: o seu PH. Ele influencia diretamente na identificação de qual produto é mais indicada para cada tipo de superfície. “Por exemplo: neutro (PH estabilizado em 7): para retirada de sujidades como pó e poeira, e outros resíduos; ácido (PH entre 0 e 7): ideal para limpeza de ferrugem, sangue, cimento, terra; alcalino (PH entre 7 e 14): limpeza de sujidades como gordura de origem animal ou vegetal (frituras, molhos, óleos, graxas, etc)”, indica ela.

detergente na limpeza
Uma das grandes vantagens dos detergentes é seu poder de economia, já que com pouca quantidade do produto é possível fazer uma limpeza eficaz (Foto: Shutterstock)

Mas, além de verificar o PH do detergente que você vai comprar e seguir as dicas acima, é imprescindível ler as instruções da embalagem antes de iniciar a limpeza, assim, não corre o risco de estragar nenhuma área, é o que aconselha a também personal organizer Rafaela Oliveira: “produtos com cloro devem ser evitados em superfícies como: granito, mármore e pisos com coloração. É muito importante também saber usar produtos com cloro, pois do contrário podem manchar uma determinada superfície para sempre. Detergentes de louça concentrados são perfeitos na limpeza e mais seguros”.

Para Rafaela, uma das grandes vantagens dos detergentes é seu poder de economia, já que com pouca quantidade do produto é possível fazer uma limpeza eficaz: “produtos de limpeza concentrado são ideais para serem diluídos em água. Tem também os produtos de limpeza em embalagens comuns e em borrifadores (estes são mais econômicos, pois há menos desperdício na hora da aplicação). Detergentes de louças concentrados são mais fortes e com apenas algumas gotinhas dão conta da lavagem das louças de forma eficiente”.

A economia do produto também se dá pelo uso consciente na hora da limpeza. Isso é, a quantidade de detergente e a espuma que ele fizer não vão ditar a qualidade da higienização. Pelo contrário, o excesso de produto pode deixar a superfície sem brilho e manchada. Por isso, além de fazer a diluição em água, é importante retirar toda a solução da área limpa com um pano úmido, dessa forma a limpeza será completa e bem feita!

+ Atitudes simples ajudam a economizar água no dia a dia

+ Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza

+ Saiba quais são os itens que mais sujam na cozinha e como limpá-los

+ Truques caseiros para limpar o rejunte do banheiro

+ Veja alguns truques para lavar as panelas

+ Aprenda dicas caseiras para limpar o box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.