28/12/2011

Saiba como vender seu imóvel mais rápido

Fonte: Jornal da Tarde

Vender um imóvel pode demorar um pouco mais do que os proprietários gostariam. No caso de usados, em alguns casos, a forte concorrência e o preço elevado são as justificativas; em outros, no entanto, a falta de atenção do proprietário assume parte da culpa. No entanto, há fatores que facilitam a venda. De acordo com corretores e líderes de entidades do setor imobiliário, manter o imóvel sempre limpo, organizado e bem arejado é fundamental na hora da venda, principalmente se ainda tiver com moradores.

Vender um imóvel pode demorar um pouco mais do que os proprietários gostariam. No caso de usados, em alguns casos, a forte concorrência e o preço elevado são as justificativas; em outros, no entanto, a falta de atenção do proprietário assume parte da culpa. No entanto, há fatores que facilitam a venda. De acordo com corretores e líderes de entidades do setor imobiliário, manter o imóvel sempre limpo, organizado e bem arejado é fundamental na hora da venda, principalmente se ainda tiver com moradores.

Mantenha o imóvel limpo para apresentar ao comprador (Foto: Divulgação)

A consultora em biblioteconomia Maria Solimar de Jesus, de 53 anos, tem experiência no assunto. Ela já vendeu pelo menos cinco apartamentos e afirma que cuidado e conservação são essenciais. “Certa vez, queria vender um apartamento que estava um pouco desorganizado, ainda durante a reforma, e pude ver na feição da pessoa que ela não ficou satisfeita”, conta. Segundo Solimar, deixar a casa ou apartamento bem arrumado é importante para facilitar a venda. “Tem vezes em que na primeira visita a pessoa já sabe que é aquele lugar onde quer morar.” A opinião é compartilhada pelo presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), José Augusto Viana Neto: ele garante que a primeira impressão é fundamental. “Na hora da visita, é preciso evitar qualquer tipo de distração, o interessado só deve prestar atenção ao ambiente. O primeiro contato com o imóvel tem de ser positivo”, diz Viana. Ele acrescenta que, do contrário, é muito difícil que o comprador fique com o imóvel, mesmo que volte a visitá-lo. Ou seja, o momento da visitação é crucial.

Os especialistas afirmam que entulho de móveis, muitas roupas penduradas no varal e o acúmulo de louça na pia são fatores prejudiciais. “O interessado gosta de ver o imóvel como ele imagina que seria para morar. Adereços muito pessoais ou excesso de mobília atrapalham”, diz o diretor de locações da Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (Abadi), Carlos Samuel de Oliveira Freitas.

Outro ponto que não pode ser esquecido, e ajuda na comercialização, é a conservação. Um imóvel com infiltrações ou azulejos muito velhos e sujos afugenta possíveis compradores. As instalações elétricas e hidráulicas também merecem atenção especial. Estar com tudo em ordem é outra dica importante. “Não pode haver relaxamento. O cuidado para manter uma boa aparência ajuda a revender mais facilmente”, conta o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva.

Manter os documentos em dia também garante segurança de compra. Possíveis diferenças entre a realidade da propriedade e o que está na escritura podem atravancar o negócio. Além disso, outra questão que ocorre com frequência são problemas com o registro de herança. “As pessoas, no geral, não prestam muita atenção nesses pequenos detalhes”, diz Roseli Hernandes, da Imobiliária Lello.
Segundo ela, os vendedores costumam desprezar outro detalhe que ajuda na valorização: o cuidado com o entorno do imóvel. Evitar sujeira nas ruas e calçadas, por exemplo, pode a aumentar o valor de venda. A iniciativa pode ser feita por meio de associação de moradores do bairro.

O conselho vale especialmente para quem mora em áreas mais desvalorizadas. “Mesmo em áreas um poucos degradadas, há fila de espera para morar nas ruas mais bem cuidadas”, afirma Roseli. Para moradores de prédio, vale também outros pequenos detalhes, como deixar o porteiro avisado para evitar desentendimentos.

É sempre bom ressaltar os pontos positivos do imóvel. Proximidade de áreas comerciais e do transporte coletivo podem ser o fator decisivo na hora de fechar o negócio. Ser sincero é, claro, importante. “Não adianta tentar enganar o comprador. O jogo tem de ser limpo sempre”, diz Roseli.

LEIA MAIS:

 Creci-SP: venda de usados cresce 1,91% em setembro

Venda de imóveis usados aumenta e locação residencial cresce

 

36 Comentários

  1. Concordo com a reportagem. Estou procurando um imovel e visitar um imovel sujo, com cheiro de mofo, quintal sujo de fezes e urina de animais como gatos e cachorros, dentre outros detalhes desanimam qq um. A bagunça faz o imovel parecer menor do que aparenta. E parece que o morador vendedor nao gosta do local por isso faz pouco caso do imovel. Vale a dica, quando eu for vender o meu certamente cuidarei da parte estetica, alem da organização. Tudo no lugar Sempre!

  2. quero vender minha casa,mas acho que o bairo onde moro não e muito bom,e nem bonito,minha casa é muito boa.estamos pedindo 75.000 a casa tem 120 metros quadrados. mas esta muito demorado pra vender. entao nao sei oque faser.moro em guarai tocantins.caso alguem se interese fone:06399967093 ou 06399787107.

  3. tenho dois lotes para vender uma em senador canedo uma rua abaixo da faculdade padrã no conjunto morada do morro 250 m por 100.00 mil e outro em Aparecida ao lado do novo bairo industrial Eldorado 510 m enfrente a rede eletrica, asfaltado por 70 mil se tiver enterece em compralo entre em contato 91226878 falar com Nayara

  4. Tenho uma casa nova, de dois andares para vender, com cinco quartos, cozinha, lavanderia, copa, sala, pátio em cima e pátio/garagem em baixo (dá para 2 carros em Santarém do Pará.

  5. Tenho um apartamento em Balneário Camboriú, está todo reformado, com vista permanente do mar, está sempre limpo,documentação em dia, porém está a 2 anos pra vender e não consigo, não está fora do preço de mercado, e nesses 2 anos esteve em várias imobiliárias e mesmo assim está difícil, não sei o que há de errado.

  6. Olá! No caso da Srª Bernadete, é interessante o investimento em marketing de divulgação, a internet funciona como aliado pois é eficiente e de baixo custo. No caso da Kelin, tenta focar no próprio imóvel e na sua divulgação pode ser que ajude a encontrar um comprador rapidamente. Fica a dica!

  7. Olá minha casa está a vewnda em Santos -SP. casa de alto padrão em condomínio que oferece segurança e sossego, além de milha casa dar vista para o mar.( fica no alto do morro santa terezinha.qual a melhor forma de divulgar para uma venda bm sucedida. obrigada-aguardo retorno.

  8. Quero vender meu imóvel, que fica localizado em Sobradinho/DF. É uma casa de pavimento e fica na rua principal, onde tem comércio e o transporte público passa de frente. É uma ótima localização. Deus te abençoe, sempre.

  9. Ola bom dia , estou vendendo uma casa , na messejana , terreno de 6 metros de largura e 22 de fundo , casa com 7 cômodos ,3 banheiros , 2 quartos suites , cozinha americana e sala de jantar , dois banheiros são 1 em cada quarto , o outro de visita ,mas estar desativado .

  10. Olá, Diego! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  11. ola sou da cidade de lunardellli. parana. cidade turistica santa rita de cassia. tenho casas pra vender. ok

  12. Olá, Elizeu! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  13. Olá, Eliete! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  14. Olá, Denny! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  15. Olá, Vanda! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  16. Gostaria de vende minha casa ela e pequena mais o terreno e bem grande e 15 por 30 .eu quero vende por que estou pretendendo ir bora em outra cidade estou vendendo por 40mil avista eu negocio um preso melhor .minha casa e uma suite e uma cozinha americana. Moro em agua branca em bacaxa.

  17. Olá, Joseane! Agradecemos o interesse em anunciar no ZAP! É muito fácil! Basta acessar: http://bit.ly/AnuncieNoZAP e escolher o plano ideal para você. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  18. estou tentando vender minha casa a mais de dois anos e nao consigo como faço pra vendela rapido . ela tem quarto sala cozinha banheiro area de serviço e garagem rua asfaltada agua a vontada luz e de lage tem como fazer em sima piso muro bem alto onibus a cinquenta metros da casa mercado escolas farmacia shopim dez minutos do chopim novo nova iguaçu a minha casa e no rio de janeiro nao e morro nao alaga motivo viagem quero sessenta e cinco mil

  19. Quero vender minha casa ou troco ela fica em pajucara maracanau tem um quarto a sala a cozinha e o banheiro e tar toda colunada pronta pra fazer em cima

  20. Estou de mudança para os EEUU,vendo minha casa,um excelente sobrado com e quartos sendo2 suites,lavabo,ampla cozinha com armários planejados,lavabo 2 churrasqueiras.Sobrado de esquina bairro tranquilo,excelente preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.