15/07/2015

Saiba como escolher o abajur ideal para sua casa

Arquiteta dá dicas essenciais sobre modelos, iluminação e altura

Fonte: Revista do ZAP
abajur amarelo
Abajur para leitura deve ter uma lâmpada com boa iluminação (Fotos: Reprodução/Pinterest)

O abajur é um objeto decorativo que traz aconchego à casa com sua iluminação. Versátil, ele pode ser inserido em diversos ambientes e dá um toque final, mas sempre deve ser combinado de acordo com o estilo da pessoa.

+ Invista na iluminação para deixar os cômodos da casa mais sofisticados

+ Saiba como ter um quarto de hotel em casa

A grande dúvida é qual modelo escolher, já que existem diversos tipos. Você pode optar por abajures clássicos, modernos, estilo vintage, minimalista, entre outras opções. Até mesmo no lavabo ele cai bem, o que torna um ambiente diferenciado.

Além do design, é importante saber o objetivo da peça, se é para leitura, apenas para decorar, tipo de iluminação e tamanho. O ambiente em que será colocado também deve estar claro, se é abajur para quarto ou outros ambientes da casa.

Segundo a arquiteta Larissa Nahum, um bom abajur para leitura é aquele que possui a capacidade de dissipar o máximo de luz possível. É importante ressaltar que a capacidade para ler deve ser praticamente a mesma de um ambiente com iluminação padrão.

abajur home-office
O abajur pode funcionar mais como peça decorativo, como neste home-office (Foto: Reprordução/Pinteres)

“O ideal é uma cúpula de tecido claro, em que seu formato propicie o jogo de luz tanto para cima quando para baixo da peça. Também essencial é a escolha da cor da lâmpada, aquela que melhor propicie uma leitura leve, ser ter que forçar a vista”, recomenda Larissa.

A altura também deve ser compatível com o tamanho do móvel em que o abajur será apoiado. Isso vale, também, para a largura e profundidade da estante.

“Um abajur mais e alto e imponente deve ser usado em mesas maiores e ambientes mais amplos, dessa forma ele dissipa a luminosidade em maior área. Já para um ambiente pequeno, o ideal é um Abajur mais compacto, que abrange uma menor área de luminosidade, porém se adequa ao espaço, não parecendo algo desproporcional”, comenta a arquiteta.

Tipos de iluminação

A iluminação do ambiente é o principal fator para o melhor uso do abajur, de acordo com Larissa. As lâmpadas mais tradicionais, as amarelas e brancas, devem ser colocadas com cuidado dependendo do ambiente.

“Quanto mais amarela a lâmpada, mais escuro e aconchegante o ambiente fica, além de proporcionar relaxamento na pessoa. É ideal para dormitórios”, comenta.

abajur claro
O tipo de iluminação e tecido também influenciam na escolha do abajur (Foto: Reprodução/Pinterest)

Já as lâmpadas brancas tem a utilidade de despertar as pessoas. “Ela é ideal para ambientes em que se recebe pessoas, como living para jantares, festas e ambientes para estudos e trabalho”.

Essa variedade de de opões só prova que todos devem ter um abajur em casa. Para quem gosta de livros, tomar um vinho e conversar em um lugar charmoso, a peça cai bem por sual luminosidade tranquila. Então, aproveite o frio e faça a sua escolha.

 

+ Explore o charme das malas antigas na decoração

+ Veja como aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

+ Empresas transformam fotos do Instagram em itens de decoração

+ Faça você mesmo – decoração com até 50 reais

+ Apartamento de 8 metros quadrados tem sala, cozinha e quarto embutidos

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.