21/01/2014

Saiba escolher entre cooktop ou fogão

Avalie qual modelo é mais adequado para a sua cozinha e sua família

Fonte: ZAP Imóveis

Avalie qual modelo é mais adequado para a sua cozinha

Atualmente, existem no mercado três tipos de fogão: o fogão de chão (que é o modelo tradicional, solto do armário); o fogão de embutir (similar ao de chão, porém sem os pés, sendo embutido no armário); o fogão de mesa ou o cooktop e o fogão industrial.

Para as casas muito populosas o ideal é o modelo de chão ou embutido (Fotos: Thinkstock)

A arquiteta Thais Lacialamella explica que também há três tipos de cooktop. O cooktop a gás com chama e boca salientes, similar aos fogões tradicionais; o cooktop elétrico sem chama e sem boca saliente – ideal para ambientes integrados – e o modelo por indução, que só acende em contato com a panela, mantendo a superfície fria quando não utilizada, ideal para ambientes com crianças.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para instalar o modelo mais adequado para a sua cozinha é preciso observar alguns itens, como, se o ambiente for integrado com a sala e se a cozinha é do tipo planejada, com móveis fabricados conforme projeto, não há dúvida de que a melhor escolha é o cooktop, seja pela estética, seja pela flexibilidade do projeto, já que é possível encaixá-lo em diversos locais da cozinha, não apenas naquele já estipulado pela construtora.

“Outra vantagem do cooktop é a possibilidade de montar um nicho separado, na altura do cozinheiro, com o forno embutido, o forninho elétrico e o forno de micro-ondas, facilitando o manuseio e melhorando significativamente a segurança e o conforto da sua cozinha”, orienta Thais.

Há ainda a possibilidade de escolher a quantidade de bocas desejadas, ideal para ambientes muito pequenos, ou estúdios, onde deve-se optar por fogão de uma ou duas bocas. Os do tipo de indução podem ser até portáteis, facilitando sua utilização.

Quanto ao tipo de cooktop, deve-se pensar que ou o forno ou o fogão, e apenas um deles, poderá utilizar o sistema de gás instalado, ficando para o outro a opção da instalação elétrica. “A vantagem de utilizarmos um cooktop elétrico é a manutenção e a limpeza de sua superfície, já que não há obstáculos para realizá-las”, diz a arquiteta.

A vantagem de utilizar um cooktop elétrico é a manutenção. Veja o preço
“Para as casas muito populosas, onde a utilização da cozinha é intensa, aconselho o uso do fogão de chão ou embutido, que em geral possuem mais tecnologia, timer, melhores controles de temperatura, além de serem bem mais baratos”, recomenda Thais.

Outra opção pelos fogões tradicionais é quando não se quer quebra-quebra e a sua cozinha já está montada nos moldes tradicionais.

24 Comentários

  1. Tenho um cooktop eletrico, que trouxe da Inglaterra, ele é 220 V, economico e nao existe diferença de sabor no cozinhar… kkk… mas sim… o maior problema é encontrar panelas adequadas, pois nem todas aquecem de forma rápida ou tem estabilidade ( panelas de aluminio simples trepidam quando aquecem! )e o valor delas… caríssimas…

  2. O cooktop elétrico é bem menos ecológico que o à gás, visto que possui uma resistência potente, que consome muita energia, além da elevação do custo da energia elétrica. Sinceramente, acho que esta função já é bem desempenhada pelos modelos à gás.

  3. Tenho um cooktop elétrico e amoooo!!!A comida fica igual ao fogão tradicional e qto a limpeza, nem precisa comentar, né?

  4. Gostei muito das dicas sobre os tipos de fogão, principalmente o cooktop elétrico sem chama, por favor se puder dizer como fazer a limpeza para esse tipo de fogão elétrico de vitro cerâmica, para não arranhar nem manchar ou danificar sua base. Desde já agradeço.

  5. Bom dia….vou fazer minha cozinha planejada e gostaria de saber sobre o cooktop eletrico, tenho dois filhos pequenos….qual a vantagem ou se vc me aconselha outro tipo…que tb seja fácil a limpeza…obrigado.

  6. Olá Vanessa. A reportagem afirma que “a vantagem de utilizarmos um cooktop elétrico é a manutenção e a limpeza de sua superfície, já que não há obstáculos para realizá-las”.

  7. Acedito que ñ faz diferença! desde que seja feita no capricho. O que acho é que gasta muita energia.

  8. Para substituir os 3 fornos existe o forno elétrico da LG Solar Dom que é microondas, convencional, grill. Cozinha tb convencional e microondas ao mesmo tempo. Excelente, pratico e ocupa um só espaço. ADORO!!!!!

  9. Minha cozinha é bem pequena e estou pensando em trocar o fogão tradicional pelo fogão cooktop, obrigada pelas dicas.

  10. Não importa se o fogão é a gaz.,elétrico ou lenha…é a boa cozinheira que faz a comida….Nas panelas….

  11. Seremos eu e meu noivo e após muuita pesquisa, compramos um fogão de embutir com forno/grill da electrolux… alguém já teve experiência?? achei muito bonito pois queria combinar com os demais eletro q serão inox e também prático…

  12. Bom dia!! Tenho uma dúvida, se o fogão cooktop for a gás eu consigo ter o forno a gás também, tem consigo usa o mesmo gás para os dois, existe alguma margueira especifica?? Obrigada! *Dicas muito validas.

  13. Olá, Francyelle! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  14. Olá, Sandra! Como está? Tudo depende do modelo e fabricante. Sugerimos que você procure um profissional que consiga verificar qual a opção mais adequada para o seu caso Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.