03/07/2014

Saiba escolher entre o colchão de espuma ou de molas

Verifique o tipo adequado para seu peso e altura e tenha bons momentos de descanso

Fonte: ZAP Imóveis

Uma boa noite de sono pode ser a garantia de um dia produtivo e com sensação de bem-estar. E um dos principais aliados do descanso é o colchão da sua cama. “Quando dormimos, relaxamos e perdemos o controle sobre as posições do nosso corpo e, por isso, é fundamental escolher um produto que se molde a você”, explica a reumatologista Suely Roizenblatt, do Instituto do Sono de São Paulo.

 

Escolha do colchão é um fator que pode garantir noites de sono com mais qualidade
Escolha do colchão é um fator que pode garantir noites de sono com mais qualidade (Fotos: Shutterstock)

Confira a decoração do quarto de oito personalidades famosas

Assim como acontece com as roupas, é preciso experimentar o colchão antes de levá-lo para casa. De acordo com Sueli, a coluna da pessoa deve permanecer alinhada sobre o produto e não pode haver dor nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical. A bacia também não deve ficar nem muito afundada nem levantada.

“Colchões de mola possuem mais firmeza e permitem o alinhamento central da coluna vertebral”, explica a reumatologista. Já os de espuma são mais flexíveis e têm durabilidade menor. “Depois de um tempo de uso, forma-se um ‘buraco’ central que oprime a coluna e obriga a pessoa a se adaptar ao colchão e não o contrário”, alerta.

O colchão de espuma é mais flexível, mas tem durabilidade menor
O colchão de espuma é mais flexível, mas tem durabilidade menor

Colchão de espuma

Se essa for a opção da pessoa no momento da aquisição, ela deve ter conhecimento da Tabela de Biotipo criada pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), que indica o colchão de espuma adequado para cada indivíduo, considerando a relação peso e altura. Confira:

D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
D23 – ideal para quem pesa até 60kg;
D28 – ideal para quem pesa até 80kg;
D33 – ideal para quem pesa até 100kg;
D45 – ideal para quem pesa até 150kg.

Colchão de molas

Além de oferecer mais conforto e durabilidade, esse tipo de produto acomoda melhor os quadris e os ombros, além de ser mais adequado a casais com considerável diferença de peso.

O colchão de mola é mais firmeza e permite o alinhamento central da coluna vertebral
O colchão de mola é mais firmeza e permite o alinhamento central da coluna vertebral

Na hora da compra, é importante saber que o formato e a quantidade das molas determinam a qualidade do produto. Procure optar por sistemas de molejo mais confortáveis e resistentes, como o LFK, Pocket, Superlastic ou Miracoil. O Bonnell é a opção mais encontrada nas lojas, mas apresenta a menor concentração de molas por metro quadrado. Antes de comprar, verifique se ele é adequado ao seu peso, baseado na tabela abaixo:

Altura até 1,5 metro

Peso até 50 Kg -> D-23
Peso entre 51/60 Kg -> D26
Peso maior que 60Kg -> D28

Altura entre 1,5 m e 1,6 m

Peso até 50 Kg -> D-23
Peso entre 51/60Kg -> D-26
Peso entre 61/70 Kg -> D28

Altura entre 1,7 m e 1,8 m

Peso até 50 Kg -> D-20
Peso entre 51/60 Kg -> D-23
Peso entre 61/70 Kg -> D-26
Peso entre 71/80 Kg -> D-28
Peso entre 81/90 Kg -> D-33
Peso entre 91/100 Kg -> D-33

Altura entre 1,8 m e 1,9 m

Peso entre 61/70 Kg -> D-26
Peso entre 71/80 Kg -> D-28
Peso entre 81/90 Kg -> D-28
Peso entre 91/100 Kg -> D-33

Altura acima de 1,9 m

Peso entre 81/90 Kg -> D-28
Peso entre 91/100 Kg -> D-33

Durabilidade

Segundo alguns lojistas, os colchões de espuma duram de dois a três anos, podendo chegar até os cinco nos modelos certificados pelo Inmetro.

Os colchões de molas normalmente duram de cinco anos (no molejo tradicional “Bonnell”) a dez anos (demais molejos).

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

55 Comentários

  1. Achei a matéria muito interessante e bem informacional. Se tiver alguém aí interessado em proporcionar-me um colchão de molas, vai ser joinha.Tô precisandooo.

  2. Boa tarde, preciso de um colchão para uma pessoa com Alhzime grau avençado, ele não fica deitada o tempo todo, qual a melhor opção

  3. Oi Neila, nesse caso é importante consultar um médico para saber qual é o melhor colchão.

  4. Boa tarde, gostei muito da materia,gostaria de saber qual o melhor cochao para quem tem problemas de hernia de disco,o cochao de mola ou espuma

  5. Infelizmente os colchões atualmente são quadrados. Tenho 1,90 de altura e não encontro um único colchão/cama box que meus pés não fiquem de fora… acho tão estranho essa “moda” de camas quadradas… a tendência das novas gerações(sobretudo homens) é serem cada vez mais altos e o mercado de camas estão na contramão disso. Lamentável.

  6. onde compra quero uma para mim,é outra para minha filha,é o valor,para casal é solteiro,moro em santo antônio descoberto go.

  7. Gostei da matéria.Contudo vale ressaltar que tem empresas como a Ortobom que vende desde 2009 por peso a espumas tradicionais, com suporte de peso superior ao informado em cada densidade, alem de oferecer espumas de alta tecnologia que vai de 0 até 150kg por pessoa. Outro detalhe é mola Pocket dela que vai até 150 kg por pessoa e nova e exclusiva Nanolastic que vai também até 150kg por pessoa. Esta ai a dica. Ortobom 1/3 da sua vida você passa sobre ele.

  8. Gostei muito sobre a materia de colchões de mola e espuma, realmente desconhecia essa informação, agora já sei qual colchão comprar para minha família.Por sinal adorei a cama, onde em encontro?Claudia Brito

  9. Suas dicas sobre como escolher colchão são ótimas, mas para escolhermos um colchão de espuma é preciso levar em consideração também a altura, porque imaginemos o seguinte uma pessoa de 1,50 com 70kg, ” trata-se de uma pessoa gordinha, ou seja tem o peso concentrado em determinada parte do corpo, exigindo uma espuma de maior densidade…Para melhores informações consulte a tabela de adequação

  10. Qual o melhor de mola ou espuma, aproveitando dica spara comprar um bom travesseiro?Ps: Adorei as dicas.

  11. gostei das informações comprei um colchao com molas ensacadas e nao havia e presição de informação.

  12. Tambem achei a materia muito importante,vale resaltar tambem que existem outras tecnologias em colchões como as materias primas de látex e viscoelástico,um ponto muito importante para escolha do seu colchão é ser atendido por um bom consultor e isso você encontra na SONHOS DOURADOS COLCHÕES.

  13. Muito esclarecedora as densidades em relação a altura e peso.Não me adaptei ao colchão de molas por ter o sono muito leve quando a esposa mudava de posição o movimento é transmitido ao outro lado me acordando o que não acontece com a espuma D 33.Obrigado.

  14. Ótima matéria! O problema que vejo nos colchões de mola é a “camada de conforto”, ao experimentar na loja é confortável, após 1 mês de uso diário essa camada afunda e já não oferece o mesmo conforto, ou seja, experimentamos uma coisa e vamos usar outra (comprei um LFK).

  15. gostaria de comprar colchao de molas miracoil com pilow top de viscoelastica.138×188 poderia indicar modelos…

  16. Prezados ,Qual é o melhor colchão para mim?Em rápida pesquisa ninguém considera o peso, altura e tipo de trauma do cliente interessado.Meu médico disse que deve ser de mola, pillow top e que não custa menos que R$ 6 mil. Tenho 70 anos, sofro de anterolistese de 1 grau de L4 sobre L5 tenho 1,72 m e peso 80 kg. Att, Iwao.

  17. o melhor travesseiro e o da duoflex natural látex . comprei vários e não me adaptei. mas esse é ótimo. sem falar que a duoflex oferece um ótimo atendimento aos consumidores,esse eu indico, não deixe de experimentar.

  18. O poblema e que na loja esta tudo bem mas depois fica com um barulho muito ruim o meu ta fazendo muito barulho ele e anjos de mola

  19. Parabéns Pela matéria. Simples, prática e objetiva. Está contribuindo para a escolha de um colchão, pois não quero me surpreender de forma negativa.Obs: Ao procurar um colchão, fiquei decepcionado com o site da ortobom. Não instrui sobre o colchão adequado de acordo com o peso e a altura. Além disso, há divergência na recomendação entre os colchões. Um colchão, cujo uma espuma de densidade inferior apresenta capacidade de peso superior a um colchão com uma espuma mais densa com com molas por exemplo.

  20. As molas superlastic também são ensacadas?Pois quando comprei o colchão, diziam molas ensacadas, porém tem um molejo semelhante ao das molas bonel

  21. gostei muito ,estava em duvida mas agora eu ja sei escolhe eu pensei que o de mola fosse o mas inferior mas e ao contrario muito bom me ajudou bastante.

  22. Gostaria de saber qual colchão é melhor eu adquirir pois tenho problema de coluna, peso 100kg e minha mulher pesa quase 80kg o melhor é de Espuma ou Mola.

  23. Olá, solicito ajuda, gostaria de comprar colchão de molas miracoil com pilo w top de viscoelástica, tamanho Queen.Poderiam indicar modelos!!Obrigado

  24. Olá, comprei um ortobom com molas ensacadas,poucos meses d uso afundou,como a loja fechou,liguei no fone de reclamações,mas achei dificuldades p resolver o problema,entao fiquei com o prejuizo e agora estou comprando de espuma mesmo,já q quase todos de molas ensacada afundam,segundo os próprios vendedores das lojas….kkk…se aperta um pouquinho e eles confessam….

  25. Boa tarde! Gostei muito das informações, mais ainda tenho dúvidas. Tenho Escoliose e desgaste entre as vértebras sofro muito com as dores. Qual colchão é ideal para mim d33 ou d45 espuma ou molas? Obrigada!

  26. Olá, Misleine! Sugerimos que você procure um ortopedista para tirar essa dúvida, assim não vai ter erro na sua compra 😉 Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  27. Olá, Elza! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  28. Excelente matéria… trabalho com esse tipos de colchoes, mais é bom saber mais sobre. Interessados em alguns. entre em contato.

  29. Não tenho sorte nos últimos anos já troquei duas vezes p colchão do meu filho e duas o meu todos de Mola eNsacada e da mesma marca… ele pesa cerca de 30 kg hoje! E colchão sempre fica com um buraco… Se alguém puder me ajudar com alguma sugestão de modelo e marca comprar… Ele só quer de mola eNsacada!

  30. Olá, Camila! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  31. Oi Gostaria de saber como se chama o colchão de casal(king size) que o molejo é individual… que qndo o parceiro(a) se movimenta na cama não interfere no outro. Qual modelo pedir?

  32. Olá!
    estou procurando uma cama para minha mãe. Ela tem preferência por box com molas pocket mas tenho dúvida na densidade do pillow. Ela tem 1,73 pedo aproximado 105kg. Seria melhor D33 ou D28 tb fica bom?

  33. Olá, Claudia. Como está? De acordo com a matéria e dentro das informações que enviou, o mais indicado é o D-33. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. 😉

  34. Olá, parabéns pela matéria, tenho uma cama convencional ( estrado de madeira ) comprei um colchão com molas pocket D33, nesse caso o estrado pode danificar o colchão?

  35. Olá, Gilson! Como está? Sugerimos que entre em contato com a empresa fabricante do colchão para que poderá auxiliá-la. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  36. Boa tarde.
    É possível saber se um colchão de molas pocket é firme ou confortável, somente pela explicação ou é preciso experimentá-lo? a diferença entre ambos está na densidade da espuma ortopillow?
    Obrigado.
    Jorge

  37. Olá, Jorge.

    Para evitar dores de cabeça futuras causadas por arrependimentos, sempre recomendamos ir até uma loja especializada para experimentar e escolher o melhor colchão.

    Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.