06/10/2014

Saiba escolher o tipo de rodapé para cada ambiente

Item deixou de ser um mero detalhe para ganhar relevância nos projetos de decoração

Fonte: ZAP

Até pouco tempo, os rodapés tinham uma única função: proteger o revestimento da parede e dar acabamento ao piso. Hoje, eles são inseridos nos projetos de interiores como um elemento de destaque na decoração. “A tendência é mesclar cores e texturas distintas, porém harmônicas, realçando sua presença como artifício decorativo”, afirma a designer de interiores Cláudia Bergamasco.

O importante não é mais o rodapé seguir o padrão do piso, mas conversar bem com portas e batentes (Fotos: Shutterstock)

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Segundo ela, é possível encontrar rodapés à venda com alturas que variam de 10 cm a 25 cm ou até mais altos que isso. Porém, quanto mais alto eles forem, mais alto deve ser o pé-direito (altura entre o piso e o teto, considerando o gesso).

Além de ser um elemento estético, o rodapé é uma peça fundamental para o acabamento da obra, pois sua aplicação serve para encobrir desníveis que fazem com que o piso fique alguns milímetros distante da parede, deixando um pequeno vão. Os de gesso, poliestireno, madeira e MDF possibilitam a passagem de cabos de telefonia, TV e fiação elétrica.

Cores e combinações – O importante não é mais o rodapé seguir o padrão do piso, mas conversar bem com portas e batentes.

“Alvos, os rodapés tendem a ser mais elegantes. Coloridos, são moderninhos, mas tendem a cansar os moradores. Não existem regras fixas”, salienta Cláudia.

Rodapés coloridos são boas apostas de recentes projetos de decoração (Foto: Reprodução- Brit)

Na opinião da arquiteta Nátali de Mello, usar o rodapé no mesmo material torna tudo mais prático e barato quando se está construindo uma casa. Mas um rodapé em MDF, poliestireno, madeira, mármore ou granito também são muito bem-vindos em um ambiente. “Piso cerâmico pode receber qualquer rodapé com acabamento branco ou em madeira. Para saber combinar, basta prestar atenção aos acabamentos do ambiente. Se os móveis forem todos em madeira, por que não usar o rodapé branco? E se toda a casa estiver bem clean, por que não usar um rodapé em madeira clara?”

Variações – Existem diversos modelos no mercado: lisos, com frisos, com borda boleada, com borda reta, altos e baixos. Vale ressaltar que os rodapés em madeira, MDF ou qualquer material sensível à água não devem ser utilizados em áreas externas ou muito úmidas. No máximo em lavabos, que não recebem tanta água no piso.

Em áreas de fluxo intenso, como churrasqueira ou área gourmet, opte por materiais bem resistentes, como porcelanato ou pedra.

Se o piso tiver acabamento em madeira, fique atento à combinação da cor do rodapé e do piso. Misturar dois tons de madeira pode não ficar muito bom

Se o piso tiver acabamento em madeira, fique atento à combinação da cor do rodapé e do piso. Misturar dois tons de madeira pode não ficar muito bom. Opte por rodapés lisos quando o piso for muito desenhado.

A arquiteta Adriana Victorelli lembra que a maioria dos porcelanatos tem uma linha de rodapés com acabamento arredondado. Assim não é preciso recortar o próprio piso. “Dessa forma, o rodapé fica mais alinhado com a parede, sem a necessidade do acabamento de massa corrida que é comum quando se usa a peça recortada”, orienta. Uma solução muito interessante é utilizar os rodapés de poliestireno, que são resistentes à água e estão disponíveis em diversos modelos, cores e alturas.

 

+ Saiba como devem ser os móveis e eletrodomésticos da casa do futuro

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Mark Zuckerberg compra terreno no Havaí por R$ 162 milhões

+ Veja ideias para deixar a sala perfeita para o homem

+ Veja quais são as responsabilidades de inquilino e proprietário

+ Decore o quarto de sua filha com o tema Frozen

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

14 Comentários

  1. Boa tarde!Eu vou trocar o piso da garagem e o piso da copa+corredor de minha casa por porcelanato.O piso da sala de estar é um mármore quase branco, este vou deixar. A minha dúvida é: qual a cor que devo escolher para o rodapé de granito que irei instalar, já que esses pisos que irei colocar são de cores diferentes? Outra dúvida são as soleiras – passagens entre pisos da casa – porque tenho a intenção de instalar granito Bahia. Posso até ampliar a pergunta: eu deve instalar o radapé também de granito Bahia e as referidas soleiras? Obrigado pela atenção,Walter – Aracaju/SE

  2. Quero colocar em minha casa porcelanato líquido na cor branca, as minhas paredes também são brancas, sou péssima com combinação de cores. Que tipo de rodapé eu posso usar e qual a cor? As portas serão sem pintura, pois quero passar o verniz.

  3. Olá, Rubens! Tudo bom? O importante não é o rodapé seguir o padrão do piso, mas conversar bem com portas e batentes. Branco é uma cor neutra que harmoniza bem com quase todos os tons. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  4. Tenho cozinha integrada com sala. Ela recebeu revestimento de cerâmica branco fosco. O rodapé da sala é de poliestireno. Posso colocá-lo também nas paredes da cozinha integrada, para manter a continuidade do ambiente?

  5. Olá, Edwirges! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  6. Boa noite. Gostaria de saber opinião de vcs. O piso da minha casa e branco e a escada e as divisórias são de granito preto. Se eu colocar o rodapé tbm de granito preto ficará feio? Me ajudem por favor

  7. Olá, Sandra! Como está? Normalmente, o rodapé no mesmo material do piso serve para valorizá-lo, pois dá impressão dele estar “invadindo” a parede, deixando o piso mais destacado. Mas caso queira utilizar um material diferente do escolhido para o piso, analise, além dos fatores estéticos, a resistência a choques e à umidade de cada material, além das possibilidades de acabamento, para que ele fique de acordo com o contexto da ambientação. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  8. Oi boa noite meu nome é. Julles eu estou colocando porcelanato esmaltado nos dois quatros da casa da cor tonalidade shade qual é o tipo de rodapé que coloco

  9. Olá, Julles! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.