06/11/2013

Saiba escolher os móveis certos para uma sala pequena

Arquitetas dão ideias de como tirar o máximo proveito do espaço sem perder a comodidade

Fonte: ZAP Imóveis
Sala valoriza circulação das pessoas, sem prejuízos no conforto. (Fotos: ThinkStock)
Sala valoriza circulação das pessoas, sem prejuízos no conforto. (Fotos: Thinkstock)

Com aumento da oferta de residências compactas,  com área útil de até 45 metros quadrados, as dimensões das salas – assim como as dos demais cômodos – estão cada vez menores, ampliando o desafio de mobiliar os aposentos de forma inteligente, sem ter prejuízos no conforto.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Para quem não pretende abrir mão do aconchego do cantinho mais acolhedor da casa, a sugestão da arquiteta Andrea Parreira é evitar móveis com tamanhos exuberantes ou robustos, já que eles podem impedir a circulação do local ou obstruir janelas e portas. “A mobilidade é fundamental em qualquer bom projeto de decoração”, diz a especialista. Por isso, dependendo do caso, a máxima do “menos é mais” pode se aplicar perfeitamente na hora da compra.

Na opinião da arquiteta Claudia Hypolito, é possível ter um item de tamanho maior – uma estante, por exemplo, que pode abrigar os aparelhos eletrônicos e objetos decorativos – e usar a moderação para adquirir ou alocar os demais. Aqui também vale usar a parede como aliada para os embutidos e eletrônicos, como TVs de LCD ou LED.

Reduzir as medidas da mobília não significa abrir mão do bem-estar.  Cláudia lembra que os sofás retráteis são uma prova disto, e os de cores mais vibrantes (como amarelo e vermelho), ajudam a disfarçar a miudeza do cômodo. Outro conselho dela é: “Escolha elementos que possam mudar de lugar, como o puff, que pode servir de apoio para pés e livros, além de ser um objeto de decoração”.

Com base nos depoimentos das profissionais o ZAP Imóveis elaborou um resumo das dicas. É importante lembrar que as orientações podem variar de acordo com cada sala.

Mesa: As de proporções redondas costumam se ajustar melhor a ambientes pequenos, por não oferecerem a necessidade de encaixe;

Mesa redonda para sala: a vantagem é ter exigir o encaixe
Mesa redonda para sala: a vantagem é ter exigir o encaixe

Sofá: O modelo retrátil está em alta, especialmente o de cor vibrante;

Sofá retrátil é sinônimo de conforto, inclusive em salas pequenas
Sofá retrátil é sinônimo de conforto, inclusive em salas pequenas

Estantes e painéis: Se houver a necessidade de guardar objetos e eletrônicos, a estante, disposta em um das paredes da sala, pode ser a melhor opção. Do contrário, dá para apostar nos painéis, que podem acoplar as televisões mais finas e deixar o visual moderno;

Em salas pequenas, a parede pode ser uma grande aliada.
Em salas pequenas, a parede pode ser uma grande aliada.

Luminárias: As embutidas são eficientes na busca de qualquer intensidade de luz artificial e não ocupam espaço;

Abajur: Este elemento deve possuir uma cúpula adequada ao volume da mesa de apoio;

Mesinhas de centro: Se a área disponível for muito restrita, as mesas laterais são ótimas alternativas.

Mesa lateral como suporte para o abajur
Mesa lateral como suporte para o abajur

42 Comentários

  1. Marimilda, você encontra outros modelos de sofá retrátil (vermelho ou não) em grandes redes de lojas de móveis.

  2. Adoro ver estas dicas, nos ajudam a termos mais noção de aproveitamento dos espaços, deixa-os mais confortáveis e ao mesmo tempo modernos com móveis com dupla função.

  3. O sofá pode ser reformado, feito de sob medida de acordo com o espaço, na cor e no tecido de sua preferencia, meu marido é tapeceiro e faz coisas lindas.

  4. minha casa é pequena e essas dicas são maravilhosas, mas infelizmente não tenho condições financeira de fazer com que ela fique aconchegante e maravilhosa com essas dicas!

  5. adorei a forma de distribuição dos móveis. Como decorar um quarto para que não fique apertado de moveis? Quarto de adulto.Obrigada

  6. estou reformando minha, amei as dicas,gostaria muito de ter dicas para minha cozinha, gostaria de uma bancada , q possa servi para colocar ultencilios e fazer pequenas refeições. Obrigada

  7. A ZAP tem me ajudado muito em organizar minha casa, não tinha o menor jeito em combinações e jardinagens agora tenho o maior prazer em cuidar do meu próprio espaço e ainda dou dicas as amigas. parabéns pelo profissionalismo de vocês e o bom gosto em combinações de cores e ambientes.

  8. Adorei as dicas.vou reformar minha cozinha e queria dicas de aproveitamento de uma área a ser adicionada a cozinha..

  9. Olá Sueli. Diversas lojas já oferecem as camas apresentadas na matéria e você pode realizar uma pesquisa, inclusive na internet.

  10. Vou trocar meu sofá e um rack, meu ap tem 61m², penço em um sofá de 2 ou 3 lugares,uma poltrono e puf.Será que pode ficar legal? Sendo que a cor das paredes é goiaba e branco.Grata desde já.

  11. Gostaria de receber as sugestões e dicas, mas não consegui fazer o meu cadastro,ois se não admito guardar a minha senha oprograma não continua para eue realizar o meu cadastro completo.Sinto muito.Grata,A.T. Mattar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.