11/06/2021

Saiba fazer as adaptações para criar gatos em apartamento

Gato é um animal tranquilo, limpo, que dá pouco trabalho dentro de casa, certo? Não é bem assim. Se o imóvel não estiver bem preparado para receber o bichano, a dor de cabeça é certa. Não é culpa do felino, assim como todos os animais, ele tem lá suas manias. Então, aprenda tudo o que é necessário para ter gatos em apartamento.  

A primeira coisa a pensar é nos potes de comida, água e nas caixas de areia para as necessidades. Lembre-se que mesmo gatos em apartamento são organizados e costumam enterrar o cocô. A veterinária Michelle Espinha Felix, especialista em felinos, explica que esses são recursos fundamentais para a sobrevivência deles. 

Potes de comida, água e caixas de areia são as primeiras coisas a se pensar para receber gatos em apartamento
Potes de comida, água e caixas de areia são as primeiras coisas a se pensar para receber gatos em apartamento

“O gato precisa ter acesso à casa toda, então não se deve disponibilizar somente em um ambiente, principalmente água, porque eles têm alterações de trato urinário. Em relação à quantidade, o ideal é que seja, no mínimo, o número de gatos e um extra. Por exemplo, para um gato são necessários dois comedouros, dois bebedouros e duas caixas de areia”. 

Leia também

+ Cachorro em apartamento: como escolher o companheiro ideal para morar com você

+ 9 produtos para o pet ter em casa

+ Pets: perfil de moradia dos brasileiros que têm um bichinho de estimação

Os gatos em apartamento precisam de itens para se distrair. Isso evita que eles destruam objetos como os móveis. Os animais enjoam rápido dos brinquedos, então os donos precisam renovar. Além disso, eles não brincam sozinhos: é preciso interagir. As varinhas são boas opções.  

Arranhadores para preservar os móveis 

“É preciso oferecer arranhadores bons, não podem ser pequenos e com peso insuficiente, porque tombam e o gato não vai querer mais usar. Aí ele vai escolher o sofá, que é um ótimo arranhador, porque é estável e o animal consegue se esticar e arranhar”, diz Michelle. 

A especialista lembra que os gatos gostam de alturas. Por isso é importante a instalação de prateleiras e outros locais onde eles possam subir. “Na natureza, os gatos têm hábitos de escalar árvores, de se pendurar, pular. Ter um enriquecimento vertical no ambiente permite que eles exerçam esse comportamento natural, além de ficar em locais altos em momentos de privacidade”.  

É fundamental a colocação de redes de proteção nas janelas, onde os animais também ficam. Ainda é muito comum acidentes envolvendo a queda de gatos e, dependendo das lesões, muitos não sobrevivem. 

Potes de comida, água e caixas de areia são as primeiras coisas a se pensar para receber gatos em apartamento
Potes de comida, água e caixas de areia são as primeiras coisas a se pensar para receber gatos em apartamento

Há outros perigos para os gatos em apartamento, como fios elétricos (alguns roem) e objetos de vidro. “Também é preciso cuidado com o tipo de planta no ambiente, para evitar intoxicações, já que o gato gosta muito de ingerir plantas”.  

Leia mais

+ Como usar os painéis ripados na decoração

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.