16/03/2016

Saiba o que levar em conta na hora de escolher o revestimento externo

Veja como escolher o melhor material para a área externa da casa

Fonte: ZAP em Casa

O revestimento externo de uma residência precisa ser durável e resistente. O material também serve para decorar os ambientes externos. Daniel Fazenda Freire, engenheiro civil e diretor-executivo da D2F Engenharia, explica que os tipos de revestimentos mais comuns para a área externa são a pintura texturizada​, pedras, tijolinhos, concreto ou madeira. A pedra​ é a mais indicada pela pouca manutenção e por ter diversas opções de modelos e cores.​​

+ Aprenda a decorar e organizar a sua escrivaninha

+ Veja os cuidados com a casinha de cachorro

Esses materiais podem ser usados na decoração em uma única parede ou em uma churrasqueira ou lareira. Daniel diz que o preço não está atrelado à qualidade. “Muitas vezes está relacionado a origem do produto ou a sua exclusividade”, comenta.

revestimento_textura
A pintura texturizada deixa a parede com um tom diferenciado e marcante (Foto: Reprodução/Pinterest)

De acordo com o engenheiro, a maior preocupação na hora da escolha deste tipo de revestimento é verificar a durabilidade e resistência ao tempo. Segundo ele, os principais erros na escolha dos produtos para área externa é a falta do preparo adequado do traço da massa d​o revestimento (chapisco e reboco, por exemplo) e fundo preparador, que podem ocasionar bolhas na pintura ou desprendimento do revestimento.

Na hora da colocação, para que o resultado seja satisfatório, o especialista indica contratar uma empresa especializada em colocação e executar uma boa impermeabilização.

Pisos da área externa

revestimento_tijolos
Os pisos cimentícios são indicados para decks de piscina, pois são antiderrapantes enão absorvem muito calor (Foto: Reprodução/Pinterest)

A madeira tratada e os pisos cimentícios são indicados para decks de piscina. “Além de antiderrapantes, não absorvem muito calor, o que é ideal para uma área em que muitas pessoas andam descalças”, explica Daniel.

Porcelanatos são uma boa opção para a área da churrasqueira ou da cozinha gourmet, pois são fáceis de limpar e  não absorvem água ou gordura. Eles não costumam riscar e aguentam bastante peso.

As cerâmicas rústicas dão muita personalidade ao espaço.

Ladrilhos hidráulicos criam um ambiente mais alegre. Investir em tratamento impermeável, que além de charmosos e coloridos são muito versáteis e podem ser usados também nas bancadas.

Para áreas que ficam muito expostas às intempéries, pavimentos permeáveis são uma ótima pedida, pois vão impedir que sua área externa fique encharcada. Pedras naturais, como a miracema, o arenito e o quartzito também são boas opções, pois ajudam a manter o aspecto natural do espaço e combinam com todo tipo de paisagismo.

Na área da garagem é importante que o piso aguente bastante peso. Por isso, pode ser válido investir em cimentícios, que são altamente resistentes, ou ainda em porcelanatos.

+ Veja como criar um painel de pallet para sua casa

+ Construção na Zona Leste de São Paulo recebe o prêmio internacional de melhor casa

+ Revestimentos que imitam madeira estão em alta

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

+ Faça um lindo destaque de tijolos aparentes na parede da sua casa

+ Revestimentos como tijolo de demolição e cimento queimado dão toque urbano para escritório

+ Revestimentos metalizados deixam ambientes mais ousados

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

11 Comentários

  1. Matéria muito boa, podemos tirar idéias de como fazer a coisa certa na hora de construir ou reformar para mim que estou construindo devagar sera muito últil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.