24/09/2009

Saiba quais documentos devem ser apresentados no ato da compra do imóvel

Fonte: Revista ZAP

A um passo de realizar seu sonho de adquirir a casa própria, você precisará reunir diversos documentos para concluir sua compra. Veja quais são:DOCUMENTOS RELATIVOS AO IMÓVEL:
– Cópia da escritura e matrícula do imóvel (registrado em Cartório de Registro de Imóveis (CGI)).
– Certidão quinzenária (expedida pelo CGI).
– Certidão negativa de ônus reais.
– Registro de citação de ações reipersecutórias alienações expedida pelo CGI.
– Certidão negativa de impostos expedida pela Prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos 5 anos.
– Cópia autenticada do IPTU do exercício acompanhado de parcelas pagas até a data do processo.
– Averbação da construção junto ao CGI competente.
– Planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, assinada pelo engenheiro ou arquiteto.
– Declaração de quitação de débitos condominiais assinada pelo síndico (para condomínios).

DOCUMENTOS RELATIVOS AO COMPRADOR:
– Cópia do RG e CPF. Se forem cônjuges, de ambos.
– Se for assalariado: Carteira profissional e os três últimos comprovantes de renda.
Se for empresário: Contrato social da empresa em que é sócio, declaração do contador informando a retirada mensal com firma reconhecida, extratos bancários dos 3 últimos meses e renda através de aluguel deve ser comprovada pelo contrato de locação e escritura definitiva do imóvel.
Se for liberal: Cartas das empresas para as quais comprador presta serviço informando rendimentos, declaração com firma reconhecida do comprador informando seu ganho mensal e extratos bancários dos 3 últimos meses.

DOCUMENTOS RELATIVOS AO VENDEDOR:
Pessoa física: mesma relação solicitada aos compradores. Em caso de espólio e menores deve ser anexada a autorização para a venda do imóvel.
Pessoa jurídica: cópia autenticada do contrato social ou estatuto social na Junta Comercial. Além disso, são necessárias cópias autenticadas dos seguintes documentos:
– Carta informando a data da última alteração contratual ou estatutária.
– Indicação dos representantes que assinarão o contrato.
– Certidão Negativa de Débito do INSS (CND).
– Certidão de Quitação de Tributos Federais
–  Documentos de Identificação: Identidade, CIC, Certidão de Casamento, etc.

Quer receber mais informações? Siga o ZAP Imóveis no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.