21/07/2015

Saiba quais flores perfumadas cultivar em casa

Há diversas opções de fragrâncias suaves ou mais fortes

Saiba quais flores perfumadas cultivar em casa. Há diversas opções de fragrâncias suaves ou mais fortes. Leia e descubra qual o tipo ideal para sua casa

As flores perfumadas compõem um ambiente agradável e fazem bem por representar o contato com a natureza, tão necessário para o ser humano. Há dois tipos de flores: as de corte, que são colocadas em arranjos e vasos com água, e as plantadas. O perfume das flores de corte dura cerca de dois dias, mas nas plantadas o aroma se mantém presente enquanto elas forem cultivadas.

Há diversas opções de perfumes de flores para serem colocados na decoração. Mais fracos ou mais fortes (Fotos: Divulgação)
Há diversas opções de perfumes de flores para serem colocados na decoração. Mais fracos ou mais fortes (Fotos: Divulgação)

Confira, abaixo, algumas espécies para se ter em casa e os respectivos tipos de fragrâncias que elas exalam:

+ Saiba o que pedir de presente no chá de panela

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

 + Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais 

Lantana trepadeira e lantana camara: Têm um perfume suave e atraem borboletas, por causa da substância adocicada que soltam, segundo o paisagista Eri Lima. Os dois tipos de lantana possuem aroma semelhante ao capim santo.

“Ela é toda colorida e dá uma flor pequena e delicada. As lantanas são de pequeno porte (até 40 cm) e médio porte (80 cm). Elas devem receber sol o dia inteiro ou meia sombra (sol de manhã ou à tarde), explica o paisagista. “Se for ambiente fechado ou com luz artificial, ela não se desenvolve”.

Gardênia jasminóide: Ela tem um perfume mais forte, semelhante ao aroma da dama da noite. Lima diz que a flor exala este perfume por volta as 18h e permanece cerca de 30 minutos, depois o aroma fica mais suave. Ela pode pegar sol pleno, ou seja, ficar exposta ao sol o dia todo. Ela é derivada de um jasmim e floresce no inverno, de acordo com Lima. Possui porte médio. “Se a pessoa tiver um espaço pequeno, tem a mini-gardênia, que vai de 25 até 30 centímetros de altura”, comenta o paisagista.

Dama da Noite: A fragrância da dama noite é forte e é exalada entre 19h e 20h, mas permanece durante a madrugada. “Para quem tem apartamento pequeno e não gosta de cheiro forte, não é recomendado”, alerta Lima. Esta flor é de grande porte (de 1,50 cm a 3 metros) e precisa tomar sol o dia inteiro, pois na sombra não se desenvolve.

Adélia: Ela tem um perfume forte. Esta espécie dá uma folha delicada que lembra uma taça de champanhe. Por emitir uma substância adocicada, ela também atrai abelhas e insetos, afirma Eri Lima.

Jasmim-manga: tem um perfume suave, mas é indicada para uma varanda com um espaço razoável, pois é de grande porte.

Manacá: O perfume desta flor é forte, meio amadeirado. Ela também atrai insetos. É uma planta de jardim, indicada para sacada grande e arejada, pois tem que pegar o sol o dia inteiro, de acordo com o paisagista Eri Lima. Ele recomenda que seja plantada em um vaso grande, de 70 cm de altura por 40 cm de largura, pois suas raízes são grossas e precisam de espaço para não atrofiarem.

Lavanda: Tem perfume suave e é de porte pequeno. A lavanda só exala o perfume se for tocada, explica Lima. Ela é conhecida por ser usada na produção de perfumes.

Calendula: Possui aroma suave, exalado no fim da tarde, e também é utilizada em cosméticos. Tem porte médio.

Lírios importados e nacionais: A fragrância é quase imperceptível durante o dia, porém à noite é mais forte, principalmente quando a casa fica fechada, explica o designer de interiores Francisco Ruiz. Ela tem porte pequeno. Os lírios importados não se desenvolvem em ambientes muito quentes, alerta o paisagista Eri Lima.

Camélia: Seu perfume é sútil, tem médio porte e é recomendada para varandas maiores e arejadas.

Rosas têm aromas bem suaves
Rosas têm aromas bem suaves

Angélica: O perfume é acentuado, mas não é forte, com exceção do período do verão. “Deixa a casa super perfumada o dia inteiro. Ela é encontrada em floriculturas especializadas ”, orienta Ruiz. Possui porte pequeno.

Rosa Branca e Rosa cor-de-Rosa: Elas têm aromas bem suaves. É necessário chegar bem próximo para sentir o perfume, segundo o designer Francisco Ruiz. Seu porte é pequeno.

 

+ Saiba quais são as melhores plantas para a casa de um homem

+ Veja quais são as melhores plantas para ambientes fechados

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Confira dicas para fazer uma horta no apartamento

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Veja como fazer uma horta criativa com pouco espaço 

+ Bonsais podem levar harmonia para a decoração da casa

+ Hotéis para plantas são boas opções para quem vai reformar ou viajar

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

 

5 Comentários

  1. Bom dia !Parabéns pela matéria, estava a procura de plantas para exterior e encontrei dicas importantes aqui.Espero ver mais a respeito , até a próxima e muito obrigada pelas dicas.Atenciosamente,Diolinda

  2. Gostaria de receber dicas de plantas para ornamentação de varandas e piscinas.Parabéns pela matéria muito elucidativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.